Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará recebe aula-espetáculo e lançamento do livro “Cordéis de Patativa do Assaré”

O evento ocorre nesta quinta-feira (7), a partir das 18h, e será comandado pela professora Paola Tôrres e banda

A Pinacoteca do Ceará recebe, nesta quinta-feira (7), o lançamento do livro “Cordéis de Patativa do Assaré”, organizado pelo Professor Gilmar de Carvalho (1949-2021). A atividade inicia às 18h, com a aula-espetáculo “Cordéis em concerto: uma noite com Patativa”, comandado pela professora Paola Tôrres e banda. O evento é realizado pelas Edições UFC, da Universidade Federal do Ceará, e acontece no auditório do equipamento do museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

O lançamento da obra ocorre na semana em que Patativa do Assaré completaria 115 anos de idade (1909-2002), em uma edição revista e ampliada, comemorativa do 70° aniversário de fundação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A coletânea é resultado do trabalho de pesquisa sobre a obra do poeta cearense, realizado pelo professor Gilmar de Carvalho (in memoriam).

Na contracapa do livro, Gilmar de Carvalho atribui a Patativa a descrição de um poeta que solda razão e emoção, enunciação e performance, tradição e contemporaneidade. “Um Patativa clássico, universal, a partir de sua aldeia Assaré, que quer dizer, etimologicamente, atalho, ou de sua idílica Serra de Santana, de onde nunca se afastou, e que consideramos como popular, na falta de uma expressão que dê conta de sua grandeza ou em razão de nossa necessidade redutora dos compartimentos e rótulos”, escreve.

Inspirada pelo mestre Ariano Suassuna, a aula-espetáculo “Cordéis em concerto: uma noite com Patativa” será uma celebração da arte e da cultura nordestinas. Haverá também declamações de trechos do livro e apresentações musicais com letras marcantes da obra.

Além de Paola Tôrres, a aula-espetáculo contará com os músicos Allan Kardec (violões e viola); Raquel Lopes (percussão); Pedro Lucas (Rabeca) e Indrid Sales (vocal). A classificação indicativa é livre e haverá interpretação em Libras.

SOBRE A ARTISTA

Paola Tôrres nasceu em Gravatá, Pernambuco, em 1966, e é médica de formação. Fez Pós-Doutorado na Universidade de Campinas (UNICAMP) e na Escuela Matriztica no Chile, com Humberto Maturana e Ximena Dávila. É Professora de Medicina e vem utilizando o cordel como ferramenta didática, nas Universidades Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fundou o Instituto Roda da Vida, uma organização sem fins lucrativos que oferece Oncologia Integrativa para pessoas que passam pelo desafio do câncer. De sua obra literária destacam-se a autoetnografia Andei por Aí – Narrativas de uma Médica em Busca da Medicina; Vamos Falar sobre Câncer?; O Menino que Despertou; O Rio e a Nuvem; Leucemia sem Segredo – uma cartilha em cordel; Maria Firmina – A Força da Palavra; Maria das Neves Baptista Pimentel – Vida em Versos; Neoplasias Hematológicas em Cordel – desafios, conquistas e mistérios da Hematologia. Pagu – do punho a pena. Publicou vários cordéis com destaque para: O SUS é de todos nós – um manifesto em Cordel; Manifesto de Natal; AS PICS (Práticas Integrativas e Complementares) em Cordel; Estatuto da Pessoa com Câncer em Cordel, entre outros. Recebeu o Prêmio Literário Augusto dos Anjos (PB) e o Troféu de Melhor Canção no Festival FORRFEST na Paraíba no Centenário de Luiz Gonzaga.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Aula-espetáculo “Cordéis em concerto: uma noite com Patativa”, com Paola Tôrres + Lançamento do livro “Cordéis de Patativa do Assaré”
Quando: quinta-feira, 7 de março, às 18h
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)
Classificação indicativa: livre
100 vagas
Acessível em Libras

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo