Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” e oficinas infantis são destaque na Pinacoteca

Evento, no sábado (15), contará com exibição de filme e trilha sonora ao vivo. No domingo (16), Ateliê Criança Cria terá atividade relacionada à nova exposição

De 13 a 16 de julho, a programação da Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece – SECULT CE) – traz muitas novidades. Entre os destaques, a abertura da maior exposição sobre Chico da Silva já realizada, Percursos Entrelaçados com oficina de folhegravura e uma nova edição do Ateliê Criança Cria.

As exposições “Se Arar”, “No Lápis da Vida não tem Borracha” e “Amar Se Aprende Amando”, da mostra “Bonito pra chover”, seguem abertas à visitação do público de quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h. O acesso é gratuito.

PERCURSOS ENTRELAÇADOS: CAMINHO-FOLHA

Na quinta-feira (13), o “Percursos Entrelaçados: Caminho-folha” leva o público a encontrar a natureza dentro das exposições. Além de incentivar uma relação afetiva e sensível com as obras, a visita mediada busca pensar criticamente sobre a natureza (e a falta dela) ao nosso redor. Nesta edição, após a visita, os participantes serão levados ao ateliê da Pinacoteca do Ceará para conhecer a prática poética da “folhegravura”. A atividade tem início às 16h e as inscrições são por ordem de chegada.

NOVA EXPOSIÇÃO

No sábado (15), a partir das 17h, a Pinacoteca abre ao público a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, realizada em parceria com a Pinacoteca de São Paulo. Com 148 obras, a mostra destaca as criações coletivas da Escola do Pirambu, ateliê criado pelo artista no bairro da costa oeste de Fortaleza.

Além da abertura do pavilhão expositivo 1, a programação terá a exibição do filme em super-8 da performance “Homens Trabalhando”, no auditório. Doada pelo artista Hélio Rôla ao acervo do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), a película original foi digitalizada e tratada pela equipe do MIS. O evento terá trilha sonora ao vivo com o duo formado pelos instrumentistas Freitas Filho e David Simplício.

Chico da Silva é um dos maiores nomes das artes visuais do Brasil. Nascido no Acre, chega ao Ceará ainda na infância, onde se desenvolve artisticamente. Das pinturas com carvão e cacos de telha nos muros da Praia Formosa, até a composição do ateliê coletivo com jovens da comunidade em que vivia, o Pirambu, o imaginário fantástico do pintor que criava seres míticos da fauna e da flora é a marca de sua obra. Mais informações sobre a exposição estão disponíveis AQUI.

ATELIÊ CRIANÇA CRIA

Foto: Marília Camelo

No domingo (16), a Pinacoteca realiza mais uma edição do “Ateliê Criança Cria”, que acontece em duas sessões. Pela manhã, das 10h às 11h, e pela tarde, 15h às 16h. O programa Criança Cria busca proporcionar um espaço em que a criança e seus familiares tenham um momento de fruição e de experiências sensoriais com a arte. Neste domingo, a proposta é aprender a técnica da gravura usando carimbos inspirados nas obras do artista Chico da Silva.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 13 a 16 de julho

> Quinta-feira, 13.07
Percursos Entrelaçados: Caminho-folha
16h às 17h
Onde: Mostra Bonito Pra Chover e Ateliê
Classificação Indicativa: Livre
Inscrições por ordem de chegada

> Sábado, 15.07
Abertura da exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
A partir das 17h
Onde: Pavilhão expositivo 1 e Auditório
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras

> Domingo, 16.07
Ateliê Criança Cria: Carimbos Encantados
Duas edições: 10h às 11h | 14h às 16h
Onde: Ateliê
Classificação Indicativa: Crianças a partir de 3 anos

> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

 

Texto de Dhara Amorim sob supervisão de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo