Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Acervo pulsa

Foto: Lia de Paula

O acervo pulsa! Desde março, o trabalho de produção está acelerado com inventário, tombo, coleta, higienização e emolduramento das obras que compõem a Mostra Bonito pra Chover. Esse trabalho inicial de conservação, para garantir a preservação das obras, aconteceu numa sala cedida pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC-CE), onde foram higienizadas e laudadas mais de 800 obras, na sua maioria desenhos inéditos de Antonio Bandeira, enquanto o laboratório técnico de restauro da Pinacoteca do Ceará é concluído.

Foto: Lia de Paula

Conservação preventiva

As obras que compõem um acervo são suscetíveis à deterioração por agentes físicos como luz, temperatura e umidade; químicos, como a poluição atmosférica; e biológicos, como fungos, bactérias, insetos e roedores. Por isso, é preciso muito cuidado com a conservação. Essas ações servem para prevenir problemas e aumentar a vida útil das obras.

Os desenhos em tinta, por exemplo, ficam em jaquetas de papel glassine, que tem Ph neutro e livre de oxidação, indicado para intercalar e armazenar obras de arte, assim como fotografias e negativos. Os desenhos sobre eucatex, um material de fácil deterioração, são acondicionados na alta tecnologia do papel Tyvek, material 100% sintético feito de fibras de polietileno trançado de alta densidade, porém leve, durável, respirável, resistente à água, abrasão, penetração bacteriana e ao tempo. E, para aqueles desenhos feitos em carvão, pastel ou grafite é usada uma jaqueta de polietileno para evitar desgastes.

Cada obra é analisada minuciosamente para observar a existência de fungos, que são combatidos com álcool 70 levemente embebido em um swab (cotonete estéril). Para saber exatamente onde estão usam a luz negra, porque os fungos têm a propriedade de bioluminescência e se destacam em um verde brilhante. Em casos mais graves de infestação, pode ser utilizado cloreto benzalcônio, um potente bactericida, mas não foi necessário.

Os quadros com molduras históricas foram conservados integralmente, higienizados e realizadas algumas intervenções simples para aumentar a sua vida útil, como a troca de pregos por tachinhas de cobre, material livre de oxidação e mudança de fechamento com eucatex por um fundo neutro.

Texto: Adriana Santiago

OUTRAS NOTÍCIAS

Educativo

Você se lembra da primeira vez que foi à praia?

A água consegue nos provocar diversas sensações, memórias afetivas, acolhimento, refrescância, sufoco e afeto. Temos uma ligação predeterminada com esse elemento, dentro da barriga estamos

Pular para o conteúdo