Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Além das exposições, Pinacoteca do Ceará oferece oficinas formativas e atividades infantis

Foto: Marília Camelo

De quinta (2) a domingo (5), o público tem acesso gratuito aos espaços expositivos e à programação formativa

Com três exposições em cartaz, além de mostra com destaque para obras do acervo, a Pinacoteca do Ceará oferece, na primeira semana de maio, oficinas, visitas mediadas temáticas e programação para crianças. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, funciona de quinta-feira a sábado, das 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 18h. O acesso é gratuito.

Na quinta-feira (2), o museu realiza o “Percursos Entrelaçados: Em viagem abro fendas”, das 16h às 17h, na exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”. A atividade propõe um olhar sensível para os trabalhos do artista que evocam signos de viagem e deslocamento. A visita tem classificação indicativa livre, acessibilidade em Libras e conta com mediação de Gi Monteiro e Wallison Azevedo.

As visitas mediadas livres acontecem na sexta-feira (3), das 15h às 16h, e no sábado (4), no mesmo horário, com mediação da equipe educativa. O percurso apresenta aos visitantes as principais obras da “Mostra Bonito pra Chover” e da exposição “Leonilson e Das amizades”. A classificação indicativa é livre e há interpretação em Libras. Para participar, basta comparecer à recepção 15 minutos antes do horário ofertado e fazer a inscrição. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.

AUTORRETRATO BORDADO

Também no sábado (4), das 14h às 16h, o museu realiza a primeira edição das “Oficinas de Ateliê: Autorretrato bordado”, com mediação de Simone Barreto, coordenadora de Arte-Educação da Pinacoteca do Ceará. A partir de desenhos de memória, de observação e pontos de bordado livre, o objetivo é produzir um autorretrato de si mesmo bordado em tecido.

Na atividade, que acontecerá no Ateliê 3 do museu, haverá disponibilização de materiais para que os participantes produzam suas criações. Durante o encontro, serão apresentados autorretratos de Leonilson e Antonio Bandeira presentes nas exposições. Os participantes poderão também trabalhar seus autorretratos a partir de fotografias.

O sábado (4) também contará com o “Percursos Entrelaçados: Bandeira autobiográfico”, que será realizado das 16h às 17h na exposição “Leonilson e Das amizades”. O percurso propõe uma conversa sobre histórias de vida e suas auto representações identitárias a partir de questões como “quem somos?”, “como nos vemos?” e “que coisas nos compõem?”. Serão apresentados elementos autobiográficos nas pinturas, desenhos e poesias presentes na exposição “Amar se aprende amando” do artista Antonio Bandeira. A atividade conta com classificação indicativa livre, interpretação em Libras e mediação de Amanda Oliveira.

PINACOTECA PARA AS CRIANÇAS

Foto: Marília Camelo.

A programação do fim de semana chega ao último dia com o Ateliê Criança Cria “Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo”, no domingo (5). Nesta edição, a arte-educadora Lígia Bessa conduz a atividade a partir das pinturas de Leonilson que trazem o simbolismo das montanhas e dos locais por onde ele passou. O objetivo é produzir pinturas de paisagens. A atividade é recomendada para crianças a partir de 3 anos e ocorre em dois horários, das 10h às 11h e das 15h às 16h.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 2 a 5 de maio

> Quinta-feira, 2.5
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Em viagem abro fendas
Mediação: Gi Monteiro e Wallison Azevedo
Onde: Exposição “Leonilson e Das Amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sexta-feira, 3.5
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 4.5
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 4.5
14h às 16h
Oficinas de Ateliê – Autorretrato bordado
Mediação: Simone Barreto
Onde: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
15 vagas | Inscrições por ordem de chegada
Acessível em Libras

> Sábado, 4.5
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Bandeira Autobiográfico
Mediação: Amanda Oliveira
Onde: Exposição “Leonilson e Das Amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Domingo, 5.5
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo
Mediação: Lígia Bessa
Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1
Classificação indicativa: para crianças a partir de 3 anos
Acessível em Libras

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Em cartaz:

Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista.
Contato: [email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo