Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Ateliê de Saberes: Pinacoteca do Ceará abre inscrições para programa formativo em Arte-Educação

Um grupo de pessoas observam as obras de Aldemir Martins na exposição No lápis da vida não tem borracha
Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Com 35 vagas, a formação tem duração de cinco meses com dois encontros por mês. As inscrições seguem abertas até o dia 30 de abril

Estão abertas, a partir desta sexta-feira (19), as inscrições para o programa “Ateliê de Saberes: Construções Coletivas em Arte-Educação”, na Pinacoteca do Ceará, museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria pelo Instituto Mirante. O programa oferece 35 vagas e as inscrições, que são gratuitas, seguem abertas até o dia 30 de abril pelo link disponível AQUI.

A formação tem o objetivo de construir diálogos entre as ações educativas da Pinacoteca do Ceará e as práticas desenvolvidas pelos profissionais de educação, como professores do ensino formal e não formal, educadores museais e demais pesquisadores da área da Educação.

Além disso, o programa busca refletir sobre o papel do museu e suas abordagens educativas na cidade, discutir os aspectos sociais, políticos e artísticos envolvidos no ensino formal e não formal por meio da arte moderna e contemporânea. Outro objetivo é promover a apreciação artística entre os educadores e estimular a criação de projetos pedagógicos próprios. 

Também está em pauta o debate sobre o conceito de Museu-Ateliê e o estímulo à fruição artística para os profissionais da educação, juntamente com a apresentação das ações desenvolvidas pelos programas da Equipe Educativa.

COMO SERÁ A SELEÇÃO

O curso disponibilizará 35 vagas no total, sendo 60% destinadas a mediadores, educadores e professores atuantes na rede de educação pública e/ou em ações comunitárias do Ceará e 30% para mediadores, educadores e professores atuantes na rede de educação privada e/ou em instituições privadas do Ceará. Além disso, 10% das vagas são abertas ao público em geral. O processo seletivo levará em consideração também o fator territorial

Além das vagas regulares, serão oferecidas 10 vagas na lista de espera, seguindo a mesma distribuição percentual. As vagas poderão ser preenchidas caso haja desistência de participantes selecionados inicialmente. O curso será conduzido pela Equipe Educativa, composta por facilitadoras especializadas na área.

O processo de seleção para a formação acontecerá entre os dias 19 e 30 de abril. As inscrições precisam ser realizadas por meio do formulário disponível AQUI. A análise ocorrerá de 1 a 3 de maio, seguida pela divulgação dos resultados em 6 de maio

COMO SERÃO AS AULAS

O “Ateliê de Saberes” terá a duração de 5 meses, com aulas programadas de maio a setembro de 2024. Serão realizados dois encontros mensais, sempre aos sábados, com início no dia 11 de maio. A carga horária total é de 25 horas, distribuídas em dez encontros, que ocorrerão das 14h às 16h30. 

Os participantes receberão um certificado ao término do curso, desde que cumpram no mínimo 75% da carga horária, permitindo até duas faltas ao longo do período. 

>>> Confira mais detalhes sobre os módulos AQUI.

SOBRE A PINACOTECA 

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. 

SERVIÇO 

O que: Ateliê de Saberes: Construções Coletivas em Arte-Educação 

Quando: maio a setembro de 2024

Onde: Pinacoteca do Ceará (rua 24 de maio, s/n, Centro) 

35 vagas 

Inscrições abertas de 19 a 30 de abril pelo link disponível AQUI 

Seleção de 1 a 3 de maio

Resultado: 6 de maio

Gratuito

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista.
Contato: [email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo