Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

“Ateliê do Pirambu”: Garcia revive experiência de criação coletiva na Pinacoteca do Ceará

Garcia, Sem título, 2002, Coleção Maria Eduarda Dias de Souza Cals Silva. Foto: Marília Camelo

De setembro a outubro, o público poderá dialogar com o pintor que integrou a Escola do Pirambu e acompanhar de perto seu processo criativo. Os artistas Descartes Gadelha e Hélio Rôla participarão de dois encontros

Ateliê coletivo criado por Chico da Silva na década de 1960, a Escola do Pirambu reuniu em torno do artista alguns jovens da vizinhança, que puderam aprender as técnicas da pintura com o mestre e dividir a autoria de muitos de seus quadros. A experiência será revivida com Garcia, um dos artistas integrantes do grupo, no projeto “Ateliê do Pirambu”, que será realizado de setembro a outubro deste ano na Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria pelo Instituto Mirante.

Com início no próximo sábado (2), a atividade integra o programa educativo da exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, em cartaz até 29 de outubro na Pinacoteca. Durante cinco encontros, realizados sempre aos sábados de 15h às 17h, o ateliê aberto será uma oportunidade para dialogar com Garcia e acompanhar de perto seu processo de criação. A ação conta com 25 vagas e é voltada para artistas, curadores, pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas. O acesso é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia, e as sessões terão acessibilidade em Libras.

Além de conhecer as técnicas e inspirações do artista, que ao longo do processo vai trabalhar de forma pública em uma nova obra, o público poderá saber mais sobre o contexto do trabalho de Garcia ao lado de Chico da Silva, com a mediação de Carlos Macêdo, assessor de pesquisa e documentação da Pinacoteca. Quem se interessar também poderá trazer seu próprio material (tintas, telas e pincéis) para produzir obras no ateliê, juntamente com Garcia.

CONVIDADOS ESPECIAIS

Para oferecer um olhar mais abrangente sobre a Escola do Pirambu e a repercussão desse movimento na cena artística local e nacional, Garcia receberá no “Ateliê do Pirambu” os artistas Hélio Rôla e Descartes Gadelha. A ideia é que os também pintores possam compartilhar suas experiências com o fazer artístico e abordar a relação com o trabalho de Chico da Silva. Hélio Rôla participa no dia 16 de setembro e Descartes Gadelha, em 21 de outubro.

>>> Confira a programação:

“Ateliê do Pirambu”
2.set – 15h às 17h
Com Garcia e mediação de Carlos Macêdo

16.set – 15h às 17h
Com Garcia e Hélio Rôla, mediação de Carlos Macêdo

7.out. – 15h às 17h
Com Garcia e mediação de Carlos Macêdo

21.out – 15h às 17h
Com Garcia e Descartes Gadelha, mediação de Carlos Macêdo

28.out – 15h às 17h
Com Garcia e mediação de Carlos Macêdo

Sobre Garcia

O artista integra a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”. Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará.

José Garcia dos Santos Gomes, conhecido como Garcia, começou a participar da Escola do Pirambu aos 12 anos, enquanto observava a produção do vizinho, Chico da Silva. Desde então começou a desenvolver o próprio trabalho, inspirado pelo mestre com quem compartilha o mesmo microcosmo artístico repleto de dragões, peixes, galos e pássaros em tons vibrantes.

Sobre Carlos Macêdo

Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Carlos Macêdo é nascido em Juazeiro do Norte, em 1955. Ainda criança, inicia sua atividade de ourives, quando um dia, por acidente, se vê dentro de um enorme galpão úmido onde estava sendo esculpida a estátua do Padre Cícero. Recolhe algumas aparas de argila e faz sua primeira escultura. De lá para cá, não sabe o que aconteceu, mas tem certeza de que não teve cura.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: “Ateliê do Pirambu”
com Garcia e convidados, mediação de Carlos Macêdo
Quando: Dias 2 e 16 de setembro; 7, 21 e 28 de outubro de 2023, aos sábados, de 15h às 17h
Onde: Ateliê da Pinacoteca do Ceará (rua 24 de maio, s/n, Centro)
25 vagas | Acessível em Libras | Classificação indicativa: Livre
Gratuito

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo