Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Aula aberta, debate em alusão ao Mês do Surdo e ateliê com Garcia e Hélio Rôla na Pinacoteca do Ceará

FORTALEZA,CE, 09.04.2023 - espaços Pinacoteca do Ceará. Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Visitas mediadas e atividades voltadas para crianças também fazem parte da programação de quinta (14) a domingo (17)

De 14 a 17 de setembro, a programação da Pinacoteca do Ceará está repleta de atividades formativas. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria pelo Instituto Mirante, terá aula aberta com a curadora Clarissa Diniz, mais uma edição do Ateliê do Pirambu com Garcia e Hélio Rôla, debate em alusão ao Mês do Surdo e ações voltadas para o público infantil. Além disso, as exposições seguem abertas à visitação de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingo, de 10h às 18h.

Na mostra “Bonito pra chover”, o público pode conferir a coletiva de artistas cearenses “Se Arar” e as individuais “Amar se aprende amando”, que celebra Antonio Bandeira, e “No lápis da vida não tem borracha”, em homenagem a Aldemir Martins. Até 29 de outubro, também segue em cartaz a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”. O acesso é gratuito.

A programação da semana começa com a edição “Percursos Entrelaçados – Escritas em rota” na quinta-feira (14), às 16h, com um convite à reflexão sobre como a escrita caligráfica e imagética partindo de saberes apresentados nas obras das mostras “Bonito pra Chover” e “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”. Durante o percurso serão propostas interseções sobre escritas. As inscrições são por ordem de chegada.

Aula aberta com Clarissa Diniz

Na sexta (15), a partir das 17h30, a curadora, pesquisadora e crítica de arte Clarissa Diniz propõe reflexões em torno de cuidados e encruzilhadas éticas da prática curatorial a partir das proposições da exposição “Todo mundo é, exceto quem não é – 13ª Bienal Naifs do Brasil” (2016). A atividade será no auditório da Pinacoteca.

Em “Ética, violência e curadoria: (des)cuidados da prática curatorial”, o tema será debatido, em especial, a partir do encontro entre a artista indígena Carmézia Emiliano e o soteropolitano Jayme Fygura no contexto da mostra. Mais informações estão AQUI.

Imersões na Escola do Pirambu e reflexões sobre o Mês do Surdo

Já no sábado (16), durante a segunda edição do “Ateliê do Pirambu”, das 15h às 17h, Garcia recebe o pintor, desenhista, escultor, gravador e entusiasta da Escola do Pirambu, Hélio Rôla. Numa experiência aberta e coletiva como foi o ateliê coletivo criado por Chico da Silva, o público poderá dialogar e acompanhar a produção dos dois artistas cearenses, além de acompanhar seus processos de criação. A mediação será de Carlos Macêdo.

Weverson Martins, arte-educador surdo fará a mediação da conversa. Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Logo depois, das 17h às 19h, a Pinacoteca realiza a conversa “Arte, Cultura e os Direitos Linguísticos dos Surdos”, no contexto da celebração ao Mês do Surdo, lembrado em setembro. O evento contará com as professoras Lyvia Cruz e Katia Lucy e mediação de Weverson Martins, arte-educador surdo da Pinacoteca. A atividade tem o objetivo de abrir um diálogo sobre direito linguístico, acesso à informação, à não discriminação e à difusão das artes, culturas, línguas e conquistas históricas da comunidade surda.

Programação infantil

No domingo (17), a Pinacoteca realiza o “Ateliê Criança Cria: ”, que acontecerá em duas edições. Pela manhã, das 10h às 11h, e à tarde, de 15h às 16h. No ateliê da Pinacoteca do Ceará, a proposta é vivenciar a arte de forma lúdica e divertida, por meio da confecção de brinquedos com fitas coloridas a partir das obras do Chico da Silva, explorando as cores presentes nos trabalhos e a imaginação dos participantes, que irão desenvolver seus próprios seres voadores.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 14 a 17 de setembro

> Quinta-feira, 14.09
Percursos Entrelaçados: Escritas em rota
16h às 17h
Onde: Mostra “Bonito pra chover” e “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
Acessível em Libras
Classificação Indicativa: Livre
Inscrições por ordem de chegada

> Sexta, 15.09
Aula aberta “Ética, Violência e Curadoria: (Des)Cuidados da Prática Curatorial”
Com Clarissa Diniz
17h30
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Acessível em Libras
Classificação Indicativa: Livre
Aberto ao público

> Sábado, 16.09
Ateliê do Pirambu
com Garcia e Hélio Rôla
15h às 17h
Onde: Ateliê 3
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras
Aberto ao público

Conversa “Arte, Cultura e os Direitos Linguísticos dos Surdos” com Lyvia Cruz e Katia Lucy
17h às 19h
Onde: Auditório da Pinacoteca
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras
Aberto ao público

> Domingo, 17.09
Ateliê Criança Cria: Bichos Voadores – Balangandãs
Duas edições: 10h às 11h | 15h às 16h
Onde: Ateliê da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Crianças a partir de 5 anos
Inscrições por ordem de chegada

> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:
“Chico da Silva e a Escola do Pirambu” – até 29 de outubro

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até dezembro de 2023

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo