Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Aula aberta, oficina imersiva e despedida da exposição “Leonilson e Das Amizades” marcam última semana de maio na Pinacoteca

A foto mostra um homem com cabelos cacheados e pele negra em frente às obras de arte na exposição "Leonilson e Das amizades". Ele segura o celular com as duas mãos para fotografar um quadro.
Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

O museu realiza, ainda, visitas mediadas ao longo da semana e atividades para o público infantil no domingo (26)

A Pinacoteca do Ceará, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, encerra o mês de maio com uma programação repleta de atividades. Além de visitas mediadas, haverá aula aberta e oficina imersiva sobre a única obra pública de Leonilson, com passeio até a Praia de Iracema. Estes também são os últimos dias para visitar a exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”. 

Com 245 obras de Leonilson e de outros sete artistas cearenses que conviveram com ele – Batista Sena, Efímia Meimaridou, Luiz Hermano, Siegbert Franklin, Zé Tarcísio, Marcus Francisco, Karim Aïnouz e Ricardo Bezerra –, a exposição tem curadoria de Aline Albuquerque e Ricardo Resende. Além de pinturas, desenhos, instalações e bordados, a mostra inclui trabalhos inéditos do artista e obras táteis. 

Na quinta-feira (23), das 16h às 17h, a equipe de Arte Educação realiza o “Percursos Entrelaçados: Vulcões de Água e Sal”. A visita traz uma proposta de percurso sensorial, que utiliza os recursos de audiodescrição e materiais táteis presentes na exposição “Leonilson e Das Amizades” para criar um trajeto que passa pelos elementos da natureza apresentados pelo artista em suas obras. A classificação indicativa da atividade é livre, com mediação de Andrea Dalveroni e interpretação em Libras.

As visitas mediadas dão continuidade às atividades da programação na sexta-feira (24) e no sábado (25), das 15h às 16h, com mediação da equipe educativa. O percurso apresenta aos visitantes as principais obras da “Mostra Bonito pra Chover” e da exposição “Leonilson e Das Amizades”. Além da classificação indicativa livre, a visita é gratuita e conta com interpretação em Libras. Para participar, basta comparecer à recepção 15 minutos antes do horário ofertado e fazer a inscrição. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.

AULA ABERTA E OFICINA IMERSIVA

Na sexta-feira (24), o museu recebe a artista Rivane Neuenschwander para a aula aberta “Nomeando Conflitos” no auditório da Pinacoteca do Ceará, a partir das 18h. A artista estrutura sua fala a partir de três obras que lidam diretamente com a linguagem e a tentativa de nomear o mal estar no mundo contemporâneo. 

A primeira obra, “O nome do medo”, trabalha com crianças e escolas o medo que acompanha a infância em diferentes lugares do planeta. Em seguida, ela traz “Repente”, que parte das palavras de ordem presentes nas manifestações de junho de 2013. Por fim, a artista dialoga com o filme “Eu sou uma arara”, feito em parceria com a cineasta pernambucana Mariana Lacerda, com o objetivo de aprofundar as discussões anteriores. A classificação indicativa da atividade é livre e conta com acessibilidade em Libras. Mais informações AQUI

O público tem ainda a oportunidade de participar da oficina imersiva “Nascedouros: o peixe vai até o mar”, das 15h às 18h no sábado (25). A atividade convida o público a vivenciar a experiência por meio da visita mediada, que tem início na exposição “Leonilson e Das Amizades”, na Pinacoteca do Ceará, e segue para a Praia de Iracema, no local onde está a única obra pública de Leonilson em Fortaleza, conhecida como “Caixa d’água dos peixinhos”, de 1984. A atividade é voltada para pessoas a partir de 14 anos, terá mediação da arte-educadora Andrea Dalveroni e contará com interpretação em Libras. O museu fornecerá transporte para os participantes. Para participar, é preciso preencher o formulário disponível AQUI entre os dias 21 e 23 de maio. São disponibilizadas 20 vagas.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

As crianças são convidadas a ocupar o museu no domingo (26) com o “Ateliê Criança Cria – Leo: ser de terra e de água”. Na atividade, o objetivo é explorar os recursos da pintura a partir da experimentação de tintas provindas de uma solução de terra e água. A atividade é recomendada para crianças a partir de 3 anos e ocorre em dois horários, das 10h às 11h e das 15h às 16h, com mediação de Gi Monteiro. 

SERVIÇO 

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 23 a 26 de maio

> Quinta-feira, 23.5

16h às 17h

Percursos Entrelaçados: Vulcões de água e sal

Mediação: Andrea Dalveroni

Onde: Exposição “Leonilson e Das Amizades”

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sexta-feira, 24.5

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sexta-feira, 24.5

18h 

Aula Aberta “Nomeando Conflitos” 

Com Rivane Neuenschwander 

Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará 

Classificação indicativa: Livre 

100 vagas 

Acessível em Libras

> Sábado, 25.5

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sábado, 25.5

15h às 18h

Oficina Nascedouros: o peixe vai até o mar

Mediação: Andrea Dalveroni

Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Praia de Iracema

Classificação Indicativa: 14 anos

Inscrições: 21 a 23 de maio AQUI

Acessível em Libras

> Domingo, 26.5

10h às 11h | 15h às 16h

Ateliê Criança Cria – Leo: ser de terra e de água

Mediação: Gi Monteiro

Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Recomendado para crianças a partir de 3 anos

Acessível em Libras

 

> Todas as atividades são gratuitas. 

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes. 

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança. 

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis 

 

Em cartaz: 

Mostra “Bonito Pra Chover”: 

“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024 

“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024 

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024. 

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará 

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h. 

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista.
Contato: [email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo