Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Bordado com Efímia Meimaridou e oficina de modelagem em papel são destaque na programação

O equipamento cultural realiza, ainda, atividades infantis e visitas mediadas às exposições em cartaz

Na primeira semana de fevereiro, a Pinacoteca do Ceará dá continuidade à programação de férias, além de uma atividade especial com a artista Efímia Meimaridou. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, destaca ainda as quatro exposições em cartaz na Mostra “Bonito pra chover” e “Leonilson e Das amizades”.

A programação tem início na quinta-feira (1), com o “Percursos Entrelaçados e Ateliê: Em viagem abro fendas”, das 16h às 18h. A atividade propõe um olhar sensível para as obras da exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”. No ateliê, o público será estimulado a criar a partir do diálogo durante o percurso. A visita tem classificação indicativa livre, acessibilidade em Libras e conta com mediação de Gi Monteiro.

Também na quinta-feira (1), das 15h às 16h30, a artista e pesquisadora Efímia Meimaridou recebe o público para a “Conversa de Ateliê: De bordar e de viver” no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará. Na atividade, a artista traz suas inspirações e processos criativos na arte do bordado. Além disso, Efímia é uma das artistas que compõem a exposição “Leonilson e Das Amizades” com trabalhos em bordado. Para participar, é preciso se inscrever no link disponível AQUI até o dia 31 de janeiro. Ao todo, são disponibilizadas 30 vagas para a atividade, que conta com interpretação em Libras.

Na sexta-feira (2) e no sábado (3), das 15h às 16h, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para “Visitas Mediadas”, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com acessibilidade em Libras.

Também no sábado (3), das 14h às 16h, o museu realiza as “Oficinas de Ateliê – Modelagem em papel”. O encontro busca enriquecer a vivência dos participantes por meio de distintos contextos e expressões artísticas, aprimorar a percepção e estimular o imaginário. Nesta edição, as ações são dedicadas à criação de figuras tridimensionais em papel a partir de obras da exposição “Se Arar”. A mediação é de Beatriz Gurgel, possui acessibilidade em Libras e são disponibilizadas 15 vagas para pessoas a partir de 15 anos.

A programação finaliza no domingo (4) com as atividades voltadas ao público infantil. O “Ateliê Criança Cria – O pequeno caderno de impressões”, que acontece às 10h e às 15h, vai explorar a construção de zines, combinando imagens e texto, após a visita às exposições do museu. Com mediação de Wallison Azevedo e Amanda Oliveira, a atividade é voltada para crianças a partir de 5 anos.

Já a partir das 14h, as crianças são convidadas a acompanhar o espetáculo de palhaçaria “K’OS de Variedades”, com K’os Coletivo, no hall da Pinacoteca. A classificação indicativa é livre.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 1º a 4 de fevereiro

> Quinta-feira, 1.2
15h às 16h30
Conversa de Ateliê: De bordar e de viver
Com Efímia Meimaridou
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: livre
30 vagas
Inscrições até 31 de janeiro pelo link: https://forms.gle/KvnHXZcSMSsVHEoFA
Acessível em Libras

> Quinta-feira, 1º.2
16h às 18h
Percursos Entrelaçados + Ateliê: Em viagem abro fendas
Mediação: Gi Monteiro
Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: livre
Inscrições por ordem de chegada
Acessível em Libras

> Sexta-feira, 2.2
15h às 16h
Visitas mediadas
Mediação: equipe educativa da Pinacoteca do Ceará
Onde: Mostra “Bonito pra chover” e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades
Classificação Indicativa: livre
Inscrições por ordem de chegada
Acessível em Libras

> Sábado, 3.2
14h às 16h
Oficina de Ateliê – Modelagem em papel
Mediação: Beatriz Gurgel
Onde: Exposição “Se Arar” e Ateliê 3
15 vagas | Inscrição por ordem de chegada
Para pessoas a partir de 15 anos.
Acessível em Libras

> Sábado, 3.2
15h às 16h
Visitas mediadas
Mediação: equipe educativa da Pinacoteca do Ceará
Onde: Mostra “Bonito pra chover” e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades
Classificação Indicativa: livre
Inscrições por ordem de chegada
Acessível em Libras

> Domingo, 4.2
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: O pequeno caderno de impressões
Mediação: Wallison Azevedo e Amanda Oliveira
Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1
Para crianças a partir de 5 anos.
Acessível em Libras

> Domingo, 4.2
14h
Espetáculo “K’Os de Variedade”
Com coletivo K’Os Coletivo
Onde: Hall da Pinacoteca do Ceará, ao lado do café
Classificação indicativa: livre

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024.

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo