Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Com duas novas exposições, Pinacoteca do Ceará lança programação especial para férias de julho

A foto tem fundo branco e diferentes desenhos que ilustram objetos, como círculos, ligados por linhas, entre outros detalhes em amarelo, vermelho e verde.
Foto: Abraham Palatnik/ Crédito/ Humberto Pimentel/ Itaú Cultural

O museu inaugura, no próximo sábado (6), a mostra interativa “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”, e oferece aos visitantes a recém-aberta “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” 

Nas férias de julho, a Pinacoteca do Ceará realiza uma programação especial ao longo do mês. Com destaque para duas novas exposições, o museu oferece ainda oficina de xilogravura, ações voltadas para bebês e atividades infantis em Libras. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, tem entrada gratuita e diversos recursos de acessibilidade. 

A partir do próximo sábado (6), às 17h, a Pinacoteca do Ceará e o Itaú Cultural inauguram a exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”, que destaca o diálogo entre arte, ciência e tecnologia em uma mostra interativa que convida o público a se conectar com as obras por meio da presença, do toque, do sopro e até mesmo da troca de dados. Os 12 trabalhos em exposição exploram poeticamente o diálogo entre seres humanos e software, com um recorte inédito da Coleção Itaú, sob a curadoria de Leno Veras. A classificação indicativa é de 12 anos. 

A foto mostra uma obra interativa em que as pessoas passam a fazer parte da obra. A visita será com o curador da exposição, Leno Veras, que tem pele branca, barba rala e cabelo curto preto
Foto: Eden, de Jon McCormack. Crédito: André Seiti Itaú Cultural

A programação de abertura inclui o debate “Curadoria de Arte e Tecnologia: desafios dos acervos na contemporaneidade”, reunindo o curador e a artista e pesquisadora Francisca Caporali, a partir das 17h30, com acessibilidade em Libras. Em seguida, haverá a apresentação da performance visual e sonora “O fim de Columbia”, com Mike, Durango, Trojany e Amorfas. Será às 19h, no pátio do museu. 

>>> Confira mais informações sobre a abertura de “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”

O curador Leno Veras vai mediar uma visita guiada com o público na exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”.

No domingo (7), a partir das 15h, o público poderá participar ainda de uma visita mediada com o curador Leno Veras na exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. A visita tem classificação indicativa livre e conta com interpretação em Libras.

A exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, aberta no dia 22 de junho, é uma das mais recentes da Pinacoteca do Ceará. Com classificação indicativa de 12 anos, tem curadoria de Eduardo Brandão e reúne mais de 200 fotografias da artista, que é uma das mais celebradas da arte contemporânea mundial. A mostra traz séries importantes que mostram diferentes facetas de Claudia, desde o fotojornalismo ao experimentalismo, como “Famílias Brasileiras”, “A Sônia”, “Trem Baiano” e “Sonhos Yanomami”. 

O museu realiza também uma Oficina de Xilogravura gratuita nos dias 17, 18 e 19 de julho, ministrada pelo xilógrafo João Pedro do Juazeiro. A formação será focada em teorias e técnicas da xilogravura, contando a história do seu surgimento e o desenvolvimento da prática no Ceará. A atividade acontecerá no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará das 14h às 18h. As inscrições serão realizadas entre os dias 9 e 11 de julho no site da Pinacoteca.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA CRIANÇAS E BEBÊS

A Pinacoteca do Ceará, que tradicionalmente reserva os domingos para a programação infantil, realiza uma série de atividades dentro do programa Ateliê Criança Cria, com foco em ações que envolvam os pequenos em experiências dentro das novas exposições em cartaz. 

O museu realiza também o “Espetáculo História Divertida: ABC em Libras”, nos dias 14 (domingo) e 28 (domingo) de julho, das 14h às 15h, no hall da Pinacoteca do Ceará. A apresentação será conduzida pela palhaça Mara e sua intérprete, utilizando as letras do alfabeto em Libras por meio de diferentes sinais que ensinam, de forma lúdica, um pouco sobre a língua. Durante a apresentação, o público é instigado a perceber as configurações de mãos e os sinais associados, além de instigar a imaginação por meio da mímica. 

O Ateliê para Bebês está de volta em julho reforçando a proposta de ser um espaço de descoberta e exploração para bebês de 6 a 24 meses. O projeto reconhece a importância de estimular a criatividade e a sensibilidade desde a primeira infância e busca proporcionar o acesso às práticas artísticas experimentais. Nesta edição, que acontece no dia 28 de julho (domingo), das 10h às 11h, os bebês estarão imersos em experiências sensoriais que os conectam tanto com a serenidade da natureza quanto com as fascinantes nuances da tecnologia. A atividade acontecerá na exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, Mostra Acervo Pinacoteca e no Ateliê 1, com mediação de Andrea Dalveroni e Juliana Ferreira. Para participar, é preciso realizar a inscrição entre os dias 23 e 25 de julho.

A foto mostra um bebê de pele branca brincando em uma piscina inflável vazia.
Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

VISITAS MEDIADAS NO MUSEU 

Durante todo o mês de julho, a Pinacoteca do Ceará realiza também visitas mediadas temáticas dentro do programa “Percursos Entrelaçados”, que acontecem a partir das 16h. O objetivo da atividade é possibilitar um diálogo com o público de forma a interpretar e observar as obras presentes nas exposições do museu a partir de temáticas que orientam a visita, feita por arte educadores. 

Nessa programação, está o “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Cartas à Flamboiã”, nos dias 4 e 18 de julho (quintas-feiras), que propõe um diálogo sobre todos os amores e afetos que atravessam o cotidiano  e acompanha também a trajetória dos artistas Aldemir Martins e Antônio Bandeira. Ao final, os visitantes vão até o Ateliê da Pinacoteca para escrever cartas de amor que se misturam às pinturas que serão feitas de árvores Flamboiã.

O público é convidado também para o “Percursos Entrelaçados + Ateliê:  Desenhos de Luz”, nos dias 11 (quinta-feira) e 27 (sábado), com o objetivo de estimular o olhar do visitante para as imagens produzidas por artistas que trazem a luz como elemento base no seu processo criativo a partir da exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. 

A programação conta ainda com a atividade “Todo sentimento é um código”, nos dias 20 (sábado) e 25 (quinta-feira), que faz um convite para explorar a cultura digital e como ela se entrelaça com os meios de comunicação na internet. Na recepção do museu, haverá um QR Code que dará acesso a um grupo temporário no WhatsApp. É por lá que os participantes serão conduzidos, por meio das mensagens da educadora Andrea Dalveroni, para uma visita imersiva na nova exposição.

>>> CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ 

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover  o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.  

SERVIÇO 

Pinacoteca do Ceará  

Onde: Rua 24 de maio, s/n, Centro 

Funcionamento: Quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 9h às 17h

Acesso gratuito a todas as atividades 

 

> Todas as atividades são gratuitas. 

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes. 

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança. 

A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis. 

 

Em cartaz: 

  • “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” – até 6 de outubro de 2024 
  • “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024
  • Mostra “Bonito Pra Chover”: 

“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024 

“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024 

  • Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará 

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h. 

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão e edição de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo