A partir desta semana o museu passa a funcionar de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, a visitação será das 10h às 17h
Com um novo horário de funcionamento a partir desta semana, a Pinacoteca do Ceará traz uma programação diversa, com destaque para oficina e cortejo de maracatu, além de atividades infantis que incluem yoga e ateliê. A partir desta quarta (12), o museu passa a abrir mais cedo durante a semana. De quarta a sexta, o novo horário vai de 10h às 18h. Nos sábados, o horário permanece o mesmo, das 12h às 20h. Aos domingos, passa a ser das 10h às 17h. A Pinacoteca do Ceará integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante.
Apesar da mudança no horário de funcionamento do museu, o programa “Yoga ao pôr do sol” segue o mesmo. Dessa forma, na quarta-feira (12), a partir das 17h30, Gracy Furtado conduz a prática meditativa Sahaja Yoga no pátio. A atividade, que conta com 30 vagas voltadas para todas as idades, encerra às 18h30. Lembrando que o museu oferece materiais para a prática dentro do número das vagas. Quem traz o próprio tapete, tem participação garantida para além do limite divulgado de participantes.
Nos dias 13 e 15 (quinta-feira e sábado), o público poderá participar da “Visita Temática + Ateliê: O Corpo na linha dos seus traços” nas exposições “Claudia Andujar: Minha vida em dois mundos” e “Delírio tropical”. A atividade acontece das 16h às 18h e propõe uma leitura das narrativas e emoções captadas pelos fotógrafos Claudia Andujar, Alair Gomes, Nair Benedicto, Christus Nóbrega, entre outros, e convida os participantes a dialogarem sobre as subjetividades presentes nas obras. Com classificação indicativa de 12 anos e mediação de Iuri Tavares, a atividade convida o público para realizar um estudo de desenho da figura humana a partir das fotografias apresentadas com o uso de pranchetas, papeis, carvão, lápis e borracha.
Na sexta-feira (14), a Pinacoteca do Ceará realiza visita mediada livre nas exposições em cartaz. A visita acontece das 15h às 16h, e a participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do equipamento.
Nos dias 15 e 16 (sábado e domingo), o convite é para entrar no clima de carnaval com a oficina “Práticas de Batuque de Maracatu”, com o Maracatu Solar. A atividade, que acontece das 14h às 16h30 no sábado e de 10h às 12h30 no domingo, propõe uma troca de ritmos individuais e coletivos, com aprendizado de diversos toques em instrumentos característicos da manifestação do Maracatu. A classificação indicativa é livre e são 30 vagas por ordem de chegada.
Domingo é dia de atividades especiais para a infância. No dia 16, o “Ateliê Criança Cria: Carinha de Bicho” mantém o clima de carnaval e convida as crianças a partir de cinco anos e seus responsáveis a se divertir criando máscaras, inspiradas nos animais fantásticos do artista Chico da Silva e nos papangus que integram as exposições “Mostra Acervo da Pinacoteca do Ceará” e “Delírio tropical”. São duas turmas: às 10h e às 15h.
Também no domingo (16), o público infantil e seus responsáveis poderão participar do Yoga com crianças, às 11h. A prática contribui para estimular a coordenação motora, a consciência corporal e o autoconhecimento, assim como melhorar o equilíbrio emocional e reduzir o estresse ou ansiedade. A atividade, voltada para crianças de 4 a 10 anos, conta com 20 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada e será conduzida pela instrutora Anabela Alcântara no hall da Pinacoteca do Ceará.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 12 a 16 de fevereiro
12/02/2025 | Quarta-feira | 17h30 às 18h30
Yoga ao Pôr do Sol
Com Gracy Furtado
Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: livre
30 vagas, por ordem de chegada
13/02/2025 | quinta-feira | 16h às 18h
Visita Temática + Ateliê: O corpo nas linhas dos seus traços
Com Iuri Tavares
Local: Exposições “Delírio tropical” e “Claudia Andujar. Minha Vida em Dois Mundos”
Classificação Indicativa: 12 anos
Acessível em Libras
20 vagas por ordem de chegada
14/02/2025 | Sexta-feira | 15h às 16h
Visitas mediadas
Com mediadores da Pinacoteca do Ceará
Local: exposições em cartaz
Acessível em Libras
20 vagas por ordem de chegada
15/02/2025 | Sábado | 14h às 16h30
Oficina “Práticas de batuque de maracatu”
Com Maracatu Solar
Local: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: livre
Vagas: 30 vagas por ordem de chegada
16/02/2025 | Domingo | 10h às 12h30
Oficina “Práticas de batuque de maracatu”
Com Maracatu Solar
Local: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: livre
Vagas: 30 vagas por ordem de chegada
15/02/2025 | sábado | 16h às 17h
Visita Temática + Ateliê: O Corpo nas linhas dos seus traços
Com Iuri Tavares
Local: Exposição “Delírio tropical” e “Claudia Andujar. Minha Vida em Dois Mundos”
Classificação indicativa: 12 anos
Acessível em Libras
20 vagas por ordem de chegada
16/02/2025 | domingo | 10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Carinha De Bicho
Com Gi Monteiro
Local: Exposição “Delírio tropical” e Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças a partir de 5 anos
Acessível em Libras
15 vagas para crianças acompanhadas
16/02/2025 | Domingo | 11h às 12h
Yoga com Crianças
Com Anabela Alcântara
Local: Hall de entrada da Pinacoteca do Ceará
Para crianças de 4 a 10 anos
20 vagas para crianças acompanhadas
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
Em cartaz:
“Delírio tropical” – até 29 de junho de 2025
“Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985” – até 13 de abril de 2025
“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 9 de março de 2025
“Amar se aprende amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h.
Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Beatriz Jucá