Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Com obras acessíveis, exposição “Leonilson e Das amizades” segue em cartaz na Pinacoteca do Ceará

Foto: Marília Camelo.

Mostra reúne 245 obras no museu, incluindo inéditas, e é realizada em parceria com o Projeto Leonilson. A acessibilidade inclui obras táteis, audiodescrição, vídeos guias, texto em braille e ampliado

A exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”, segue em cartaz na Pinacoteca do Ceará até o dia 26 de maio. O museu integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. A mostra reúne 245 obras e conta com obras acessíveis a pessoas com deficiência. O acesso é gratuito.

Com curadoria de Aline Albuquerque e Ricardo Resende, a exposição aberta em dezembro de 2023, no pavilhão expositivo 1, também apresenta trabalhos de Batista Sena, Efímia Meimaridou, Luiz Hermano, Siegbert Franklin, Zé Tarcísio, Marcus Francisco, Karim Aïnouz e Ricardo Bezerra, além de pinturas, desenhos, instalações e bordados de Leonilson, incluindo obras inéditas do artista.

Foto: Marília Camelo.

Na exposição, uma série de recursos de acessibilidade foram implementados como parte dos esforços para tornar o museu mais inclusivo. Ao todo, a exposição contará com 10 obras com audiodescrição, duas obras táteis e textos curatoriais traduzidos para Libras, inglês e braille.

Além disso, a Pinacoteca do Ceará fornece outros recursos de acessibilidade para a melhor fruição e autonomia dos visitantes, como cadeiras de rodas, abafadores, intérpretes de Libras e, dentro das exposições, janela de Libras, audiodescrição, audioguia e ações educativas com aspectos sonoros e táteis, envolvendo o público.

O ARTISTA

Cearense, Leonilson nutria um carinho e inspiração pela terra natal, lugar onde passava férias e visitava os amigos. O artista cresceu e fez carreira em São Paulo, passeando pelas artes visuais, incluindo a pintura e o bordado, marcantes em suas obras. Por isso, a exposição desloca Leonilson e o traz para o Ceará, humanizando e destacando as contribuições para a arte contemporânea mundial, além de relembrar o caráter imaginativo e militante de sua arte.

Ícone para muitos artistas, Leonilson exerce forte influência sobre as novas gerações. A mostra é dividida em dois núcleos, um com trabalhos dele e outro com as 128 obras “Das Amizades”. Além de seu legado, Leonilson influenciou fortemente inúmeros outros artistas no Brasil e no mundo.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante. Tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Onde: Pavilhão Expositivo 1 da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)
Quando: até 26 de maio
Horário de funcionamento: de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h. Acesso até 30 minutos antes do fechamento do museu.
Classificação indicativa: Livre
Acesso gratuito

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista.
Contato: [email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo