A atividade “Para além do anarriê: corporeidade brasileira nas festividades juninas” acontece em 25 de junho
A Pinacoteca do Ceará, museu da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) gerido em parceria com o Instituto Mirante, divulga o resultado das inscrições para a oficina “Para além do anarriê: corporeidade brasileira nas festividades juninas”, com Circe Macena. A atividade gratuita acontece no dia 25 de junho, quarta-feira, das 15h às 17h.
As pessoas selecionadas receberão um e-mail de confirmação. Em caso de impossibilidade de comparecer, a vaga será alocada para um dos suplentes. Confira o resultado das inscrições:
LISTA DE SELECIONADOS
Alicy Regina Simião Silva
Ana Cecília Gomes Teixeira
Antonia Hirlana Vaz Sousa
Andressa Ludmila Tavares Gonçalves
Antonio Juan Lima Duarte
Camilla ferreira de Souza Mattos lima
Edvânia Bastos Cardoso
José Edson Sombra do Nascimento
Kauany Vitória Alves de Lima Freitas
Marcos Leandro Silvério Cardoso
Maria Antônia de Menezes Peres
Maruzia fernandes
Samanta Gonçalves Alves
Tony Jardeson Amorim de Oliveira
Verônica Menezes Santos Salviano
SUPLENTES
Adiney Pinheiro do Nascimento
Aurelina Castelo Araújo
Júlio Henrique Ferreira Andrade
Leontino Cavalcante
Matusse Rodrigues do Prado
Weesy Tatsuya Monteiro Lima Pereira
Ministrada pela atriz, dançarina e docente Circe Macena, a oficina convida os participantes a explorarem as manifestações culturais brasileiras, do norte e nordeste, que vão além da tradicional quadrilha nas Festas Juninas.
SOBRE CIRCE MACENA
Circe Macena é atriz, dançarina e docente de Fortaleza, Ceará. Atua como professora do curso de licenciatura em Teatro e dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Fortaleza. Diretora da Companhia Barlavento e Diretora cênica e coreográfica do Grupo MiraIra – Laboratório de Práticas Culturais Tradicionais. É Mestre em Artes pelo IFCE (2019), Licenciada em Teatro pelo IFCE (2016), Técnica em Dança pela Escola Porto Iracema das Artes (2019), com Especialização em: Linguagem e Poética da Dança pela FURB (2023), Produção Cultural pela Unyleya (2022) e Artes pela FAVENI (2016). Pesquisadora do Grupo de Estudos em Cultura Folclórica Aplicada IFCE/CNPQ. Sua pesquisa envolve Processos Criativos em Dança e Teatro, além de Matrizes Tradicionais Culturais e Patrimônio Imaterial. A artista fez, ainda, residência na Union Theatres Europe “School of Dramatic Art”, com o diretor A. Vasiliev, Moscou-Rússia, em 2006, e coordenou a Montagem de Iluminação no “Festival Internacional de Performance du Québec”, Québec-Canadá, 2000 – 2001.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes.
SERVIÇO
O que: Oficina “Para além do anarriê: corporeidade brasileira nas festividades juninas”
com Circe Macena
Quando: Quarta-feira, 25 de junho de 2025
Horário: 15h às 17h
Local: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Classificação Indicativa: Livre