Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Conversa de Ateliê debate acessibilidade de pessoas surdas na Pinacoteca do Ceará

Foto de uma mesa com recursos de acessibilidade na Pinacoteca do Ceará.
Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

O encontro com o artista surdo Manoel Martins é gratuito e ocorre no sábado (25), às 17h. É preciso realizar inscrição prévia para participar 

No mês que celebra a Lei de Libras no Brasil, sancionada em 24 de abril de 2002, a Pinacoteca do Ceará recebe o tradutor surdo e poeta negro Manoel Martins para a Conversa de Ateliê “O direito Linguístico e o acesso à cultura e arte nos espaços de disputa”. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza a atividade no dia 25 de abril, quinta-feira, às 17h. O acesso é gratuito, com inscrição prévia.

O encontro conta com 30 vagas para pessoas surdas e sinalizantes em Libras. As pessoas interessadas precisam se inscrever, de 20 a 23 de abril, por meio do formulário disponível AQUI. As pessoas selecionadas receberão a confirmação por e-mail até o dia 24. 

O objetivo da ação formativa é contribuir para o debate sobre inclusão social e acesso linguístico a partir de temas presentes na trajetória de Manoel Martins e da comunidade surda, tanto no âmbito da educação quanto no cenário artístico. No diálogo, o convidado aborda, ainda, sua interseccionalidade como surdo e negro.

SOBRE O CONVIDADO 

Manoel Martins é um homem negro com barba rala, cabelos cacheados. Ele usa uma camisa preta e está em um local verde e arborizado.
Foto: Divulgação

Manoel Martins é surdo, palestrante sobre cultura e diversidade e poeta, formado em recursos humanos – RH pela universidade estadual vale do Acaraú – UVA ( 2014), pós graduado em gestão pública municipal pela universidade da integração da lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB ( 2015) , formação em tradução e interpretação de Libras pelo instituto de educação e ensino de Libras – IEEL ( 2022) Atualmente cursa pedagogia pela universidade da integração internacional da lusofonia afro- Brasileira – UNILAB.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante. Tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO 

O que: Conversa de Ateliê “O direito Linguístico e o acesso à cultura e arte nos espaços de disputa” 

Com Manoel Martins

Quando: quinta-feira, 25 de abril, às 17h

Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará  (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)

Classificação indicativa: livre

30 vagas

Inscrições pelo link: https://forms.gle/FNew6MeVefX7S1jZ8  

Para pessoas surdas ou sinalizantes em Libras

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista.
Contato: [email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo