Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará recebe VERBO 2023, uma das principais mostras de performance do País

O grupo cearense "No Barraco da Constância tem!" participa da VERBO nas três capitais brasileiras

A 17ª edição, que já passou por São Luiz (MA) e encerra em São Paulo (SP), será aberta em Fortaleza pelo grupo “No Barraco da Constância Tem!”, único a estar em todas as capitais. Evento é gratuito

Nos próximos dias, a Pinacoteca do Ceará – que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE), gerida em parceria pelo Instituto Mirante – será a sede de um dos maiores festivais de arte contemporânea do Brasil. A VERBO 2023, mostra de performance arte realizada pela Galeria Vermelho, acontece de quinta (27) a domingo (30) nos diversos espaços do museu, reunindo artistas cearenses, de Pernambuco, do Maranhão e de São Paulo, além de nomes internacionais.

A abertura acontece nesta quinta-feira, 27, a partir das 18h, com a performance “A”, do grupo cearense “No Barraco da Constância Tem!”, começando na Praça da Estação e adentrando a Pinacoteca. O coletivo é o único a estar presente nas três capitais onde a VERBO acontece este ano. O evento iniciou em São Luiz (MA), na última semana, passa agora por Fortaleza e será encerrado em São Paulo (SP), em agosto.

Os artistas Eduardo Bruno e Waldírio Castro realizam a performance “Clínica de reabilitação para homofóbicos” na sexta-feira (28)

Outros artistas do Ceará, como Yuri Firmeza, Eduardo Bruno, Waldírio Castro, Pablo Assumpção e Isadora Ravena, também integram o programa de performances. Fabiana Faleiros (São Paulo), Elilson (Recife) e Ton Bezerra (São Luís) são os outros brasileiros na edição de Fortaleza.

Com curadoria de Marcos Gallon (Vermelho), Samantha Moreira (Chão SLZ) e Carolina Vieira (Pinacoteca do Ceará), a VERBO 2023 recebeu 300 propostas artísticas de várias regiões do Brasil e de dez países. A programação conta, ainda, com artistas convidados. Entre os estrangeiros, destaque para o suíço Boris Nikitin e a filipina-dinamarquesa Lilibeth Cuenca Rasmussen, que se apresentam na capital cearense.

A artista filipina-dinamarquesa Lilibeth Cuenca Rasmussen apresenta a performance “Magic”.

MOSTRA DE VÍDEOS E OFICINA

A programação da VERBO na Pinacoteca do Ceará inclui a oficina “Performance-escrita”, ministrada pela artista e pesquisadora Érica Zíngano. Com 22 vagas ofertadas, a atividade recebeu o dobro de inscrições e acontecerá de 14h às 17h, durante os quatro dias de evento. O resultado da seleção está disponível AQUI.

Além das apresentações ao vivo, o público poderá conferir uma mostra de vídeos com ações realizadas nas 16 edições da VERBO. Os registros audiovisuais com 12 performances em vídeo que serão exibidas de forma contínua, no auditório e no café da Pinacoteca.

Sem fins lucrativos, a VERBO é um dos mais importantes e tradicionais eventos da cena artística internacional. Realizado anualmente desde 2005, teve um hiato durante a pandemia, e retornou este ano. É a primeira mostra totalmente dedicada à performance na América Latina e tem se consolidado como um dos principais palcos para artistas de todo o mundo, descentralizando a arte ao ocupar espaços públicos e privados.

>> Confira a programação:

Quinta-feira, 27 de julho
12h às 20h – Café e Auditório – Mostra de vídeos
12h às 18h – Pátio – “Tramadrama”, de Ton Bezerra
17 às 18h – Sala Verbo – “123 ponteiros”, de Elilson
18h às 19h – Praça, Hall e Pátio externo – “A”, com No Barraco da Constância tem!

Sexta-feira, 28 de julho
12h às 15h – Auditório – Mostra de vídeos
12h às 20h – Café – Mostra de vídeos
16h às 19h – Pátio – “Tramadrama”, de Ton Bezerra (com ativação)
15h30 às 17h – Auditório – “Clínica de reabilitação para homofóbicos”, de Eduardo Bruno e Waldírio Castro
17 às 18h – Sala Verbo – “Turista” (2023), de Lilibeth Cuenca Rasmussen
18h – Auditório – “Ensaio sobre o morrer”, de Boris Nikitin

Sábado, 29 de julho
12h às 15h – Auditório – Mostra de vídeos
12h às 20h – Café – Mostra de vídeos
14h às 16h – Pátio – “Tramadrama”, de Ton Bezerra (com ativação)
16h às 17h – Auditório – “O animal político”, de Pablo Assumpção
17h – Espaços de circulação – “Aqui, sob nossos pés: espectros, vestígios arqueológicos e fantasmagoria na/da Pinacoteca”, de Yuri Firmeza, com participação de Sonni Mendonça, Yasmin Venâncio, Débora Morais e João Vitor Rodrigues
18h – Auditório – “Montada na morte, à procura da sorte”, de Isadora Ravena
18h30 – Sala Verbo – “Há boca virada pra terra”, de Fabiana Faleiros

Domingo, 30 de julho
10h às 17h30 – Auditório – Mostra de vídeos

SOBRE A VERBO

A mostra anual de performance VERBO é um festival dedicado à apresentação de ações na área da performance de artistas brasileiros e estrangeiros. A mostra foi criada pela Galeria Vermelho em 2005 com o objetivo de criar uma rede de artistas e público ligados à arte da performance. Mais informações em https://galeriavermelho.com.br/verbo/.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, a Pinacoteca já recebeu mais de 80 mil visitantes.

SERVIÇO

O que: VERBO – Mostra de performance arte 2023 na Pinacoteca do Ceará
Quando: De quinta-feira, 27, a domingo, 30 de julho
Onde: Rua 24 de maio, s/n, Centro
Gratuito
Classificação indicativa livre
Acessível em Libras

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo