Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Despedida das férias na Pinacoteca do Ceará traz oficina de bordado e teatro de lambe-lambe

Um homem fotografa com o celular uma das obras da exposição "Leonilson e Das amizades"
Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

O museu realiza duas edições do “Percursos entrelaçados”, segue com mais horários de visitas mediadas e dá continuidade à programação de férias

A Pinacoteca do Ceará encerra o mês de janeiro com visitas mediadas, oficina de bordado e atividades infantis na programação de férias. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, convida ainda o público para visitar as quatro exposições em cartaz. 

A programação tem início na quinta-feira (25), com o “Percursos Entrelaçados: linhas e gestos do Leonilson”, das 16h às 17h. A atividade propõe um olhar sensível para as  obras da exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”, buscando os gestos, linhas, técnicas e temporalidades poéticas do artista. A visita tem classificação indicativa livre e será mediada por Amanda Oliveira e Weverson Martins. 

Na sexta-feira (26) e no sábado (27), das 15h às 16h, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A  participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com tradução em Libras. 

Também no sábado (27), das 14h às 16h, o museu inicia a Oficina de Ateliê – Bordado, com o objetivo de estimular os processos de expressão, criação e reflexão, explorando diferentes temáticas e matrizes estéticas. O encontro busca ainda enriquecer a vivência dos participantes por meio de distintos contextos e expressões artísticas, aprimorar a percepção e estimular o imaginário. Em janeiro, as ações são dedicadas ao bordado a partir das inspirações da exposição “Leonilson e Das amizades”. A mediação é de Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Lígia Bessa, com 15 vagas para pessoas a partir de 15 anos.

Já no sábado (27), o “Percursos entrelaçados: crônicas do inconsciente” explora diferentes formas de expressão e comunicação além dos gestos e das palavras. A atividade, que ocorre das 16h às 17h, tem o objetivo de instigar uma visita cinestésica. A visita tem classificação indicativa de 16 anos e mediação de Liza Maria e Janaína Bento.

 

PINACOTECA PARA AS CRIANÇAS 

A programação do fim de semana chega ao último dia com o Ateliê Criança Cria “Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo” no domingo (28). Nesta edição, Beatriz Gurgel e Érica Xita partem das pinturas de Leonilson que trazem o simbolismo das montanhas e dos locais por onde ele passou. O objetivo é produzir pinturas de paisagens. A atividade é recomendada para crianças a partir de 3 anos e ocorre em dois horários, das 10h às 11h e das 15h às 16h.

O domingo conta ainda com o “Teatro de lambe lambe Calango Chuvoso – Formas animadas no Museu”, com o artista João Andirá. A atividade será das 14h às 17h e tem classificação indicativa livre. A performance de animação é feita com teatro de bonecos em miniatura e apresenta um jogo de pequenas cenas dentro da caixa dos antigos fotógrafos lambe-lambe. Ao longo da apresentação, o ator/performer transita nos espaços comuns do museu e convida o público a vivenciar a experiência teatral.

Uma arte-educadora acompanha uma crianças nas atividades de colorir no ateliê Criança Cria da Pinacoteca do Ceará.
Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

 

SOBRE A PINACOTECA 

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. 

 

SERVIÇO 

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 25 a 28 de janeiro

> Quinta-feira, 25.1

16h às 17h

Percursos Entrelaçados: Linhas e Gestos de Leonilson

Mediação: Amanda Oliveira e Weverson Martins

Onde: Exposição  “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

Classificação indicativa: livre

Inscrições por ordem de chegada

Acessível em Libras

> Sexta-feira, 26.1

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

Classificação indicativa: livre

Acessível em Libras

> Sábado, 27.1

16h às 17h

Percursos Entrelaçados: Crônicas do Inconsciente

Mediação: Liza Maria e Janaína Bento

Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

Classificação Indicativa: 16 anos

> Sábado, 27.1

14h às 16h

Oficina de ateliê – Bordado

Mediação: Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Lígia Bessa

Onde: exposição  “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1

15 vagas | Inscrição por ordem de chegada 

Para pessoas a partir de 15 anos

> Sábado, 20.1

15h às 16h

Visitas mediadas 

Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição  “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Domingo, 28.1

10h às 11h | 15h às 16h

Ateliê Criança Cria: Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo

Mediação: Beatriz Gurgel e Érica Xita

Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1 

Classificação indicativa: para crianças a partir de 3 anos

> Domingo, 28.1

14h às 17h

Teatro de lambe lambe Calango Chuvoso – Formas animadas no Museu, com João Andirá

Onde: Hall da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa: livre

 

> Todas as atividades são gratuitas. 

> As exposições têm classificação livre para todos os públicos. Obras que possam ser consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estarão indicadas na sinalização do espaço.

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança. 

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis 

 

Exposições em cartaz: 

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024. 

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024. 

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.  

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão e edição de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo