As inscrições podem ser realizadas entre os dias 6 e 9 de agosto por meio de formulário online
A fotogrametria é uma técnica famosa pela criação de imagens tridimensionais, mas seu lado artístico ainda é desconhecido por boa parte das pessoas. A Pinacoteca do Ceará abre as inscrições para a oficina “Fotogrametria Artística: Abraçando o tempo fóssil”, que será conduzida pela artista Trojany. Os interessados em participar da atividade, realizada em parceria com o Itaú Cultural, devem preencher este formulário online até o dia 9 de agosto.
Serão 20 vagas disponíveis para atividade, que acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto no Ateliê 2 do museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
A oficina se propõe a ser um espaço de discussão sobre as noções do acervo e memória na contemporaneidade, com olhar especial para as ações subjetivas e ancestrais mediadas por processos algorítmicos, mídias hospedadas em nuvem e Inteligência Artificial (IA). A formação parte de provocações sobre como elaborar a ideia de um acervo vivo, ou de um arquivo vivo, que está integrado à sociedade e se organiza a partir do mundo digital.
Como provocação aos encontros e à discussão, os participantes serão conduzidos à criação de uma versão digital de objetos em fotogrametria – técnica de digitalização tridimensional -, que tenham uma relação com o cotidiano dos participantes ou com o bairro onde vivem.
Os encontros serão realizados no Ateliê 2 da Pinacoteca do Ceará nos dias 29 e 30 de agosto, das 14h às 18h. Podem participar pessoas com 16 anos ou mais interessadas na relação entre arte, tecnologia, arqueologia, museologia, especialmente na interação entre objetos físicos e as possibilidades do digital, utilizando técnicas de digitalização tridimensional.
SOBRE A PROFESSORA
Trojany parte de Icó, interior cearense, região fronteira entre Rio Grande do Norte e Paraíba, onde cresceu entre os açudes, os rios e as roças. É artista visual, arte educadora e designer. Atua produzindo reflexões na intersecção entre tecnologia, arte e ancestralidade, criando ambientes de exposição virtual, sites, objetos em modelagem tridimensional, filmes e performance. Constrói uma pesquisa que se bifurca em tentáculos, por um lado, olha para os recursos hídricos no Ceará e a dinâmica de sobrevivência e transformação que se instaura em volta desses espaços de água. Por outro, observa as dinâmicas entre corpo, máquina, memória, arquivos digitais e internet.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.
SERVIÇO
O que: Oficina de Fotogrametria Artística: Abraçando o tempo fóssil
Com Trojany
Onde: Ateliê 2 da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Para pessoas a partir de 16 anos
Inscrições até 9 de agosto por meio do link: https://forms.gle/eMvC4zWQUAcL3kDf8
Aulas nos dias 29 e 30 de agosto das 14h às 18h
20 vagas
Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão e edição de Beatriz Jucá.
Contato: [email protected]