Procurar

HORÁRIOS: de quarta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Em Parceria com o Itaú Cultural, Pinacoteca do Ceará abre inscrições para oficina de fotogrametria artística com Trojany

Trojany, Fotogrametria de um objeto em taxidermia, da Coleção Dias da Rocha, do Museu do Ceará, 2024. Imagem: Coleção da artista

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 6 e 9 de agosto por meio de formulário online

A fotogrametria é uma técnica famosa pela criação de imagens tridimensionais, mas seu lado artístico ainda é desconhecido por boa parte das pessoas. A Pinacoteca do Ceará abre as inscrições para a oficina “Fotogrametria Artística: Abraçando o tempo fóssil”, que será conduzida pela artista Trojany. Os interessados em participar da atividade, realizada em parceria com o Itaú Cultural, devem preencher este formulário online até o dia 9 de agosto.

Serão 20 vagas disponíveis para atividade, que acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto no Ateliê 2 do museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

A oficina se propõe a ser um espaço de discussão sobre as noções do acervo e memória na contemporaneidade, com olhar especial para as ações subjetivas e ancestrais mediadas por processos algorítmicos, mídias hospedadas em nuvem e Inteligência Artificial (IA). A formação parte de provocações sobre como elaborar a ideia de um acervo vivo, ou de um arquivo vivo, que está integrado à sociedade e se organiza a partir do mundo digital.

Como provocação aos encontros e à discussão, os participantes serão conduzidos à criação de uma versão digital de objetos em fotogrametria – técnica de digitalização tridimensional -, que tenham uma relação com o cotidiano dos participantes ou com o bairro onde vivem.

Os encontros serão realizados no Ateliê 2 da Pinacoteca do Ceará nos dias 29 e 30 de agosto, das 14h às 18h. Podem participar pessoas com 16 anos ou mais interessadas na relação entre arte, tecnologia, arqueologia, museologia, especialmente na interação entre objetos físicos e as possibilidades do digital, utilizando técnicas de digitalização tridimensional.

Paula Soares Trojany FOTO: Divulgação

SOBRE A PROFESSORA

Trojany parte de Icó, interior cearense, região fronteira entre Rio Grande do Norte e Paraíba, onde cresceu entre os açudes, os rios e as roças. É artista visual, arte educadora e designer. Atua produzindo reflexões na intersecção entre tecnologia, arte e ancestralidade, criando ambientes de exposição virtual, sites, objetos em modelagem tridimensional, filmes e performance. Constrói uma pesquisa que se bifurca em tentáculos, por um lado, olha para os recursos hídricos no Ceará e a dinâmica de sobrevivência e transformação que se instaura em volta desses espaços de água. Por outro, observa as dinâmicas entre corpo, máquina, memória, arquivos digitais e internet.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.

SERVIÇO
O que: Oficina de Fotogrametria Artística: Abraçando o tempo fóssil
Com Trojany
Onde: Ateliê 2 da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Para pessoas a partir de 16 anos
Inscrições até 9 de agosto por meio do link: https://forms.gle/eMvC4zWQUAcL3kDf8
Aulas nos dias 29 e 30 de agosto das 14h às 18h
20 vagas

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão e edição de Beatriz Jucá. 
Contato: [email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo