Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Férias na Pinacoteca: novas visitas mediadas e oficinas infantis abrem programação de julho

fortaleza, 24/03/22; Foto:LiadePaula; Estação das Artes; Pinacoteca

As exposições da mostra “Bonito pra chover” seguem abertas à visitação. Sábado (1º) e domingo (2) contam com novas atividades educativas

Nas férias de julho, a Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) – estreia novas atividades na programação educativa dos finais de semana. Além das três exposições da mostra “Bonito pra chover”, que continuam em cartaz, visitas mediadas e ações voltadas para crianças acontecem no sábado (1º) e domingo (2).

O programa Percursos Entrelaçados, que convida o público a conhecer as obras em exposição a partir de temas específicos, inicia uma nova edição da visita mediada. “Escritas em Rota” questiona como podemos pensar a comunicação além das grafias, observando as escritas do texto e da imagem, trabalhando essa relação como espaço de afirmação e luta. A visita mediada acontece no sábado (1º), das 16h às 17h, e as inscrições são por ordem de chegada.

Já no domingo (2), o público infantil é o convidado do Ateliê Criança Cria: Modelando cores. O programa busca proporcionar às crianças a partir dos 3 anos de idade e seus familiares um momento de fruição e de experiências sensoriais mediadas pelas obras artísticas em exposição. Por meio da oficina, a proposta é que os pequenos possam tatear as cores, modelando esculturas coloridas com massinhas de modelar. A atividade acontecerá em duas edições: uma pela manhã, de 10h às 11h, e outra à tarde, de 15h às 16h. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Exposições em cartaz

Continua aberta à visitação a mostra “Bonito pra chover”, com as exposições “Se Arar”, “No Lápis da Vida não tem Borracha” e “Amar Se Aprende Amando”. Excepcionalmente, nesta quinta-feira (29), a Pinacoteca do Ceará estará aberta ao público de 12h às 17h. Já na sexta (30) e no sábado (1º), o horário de funcionamento é regular, das 12h às 20h. Aos domingos, o museu segue aberto de 10h às 18h. O acesso é gratuito.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 01 e 02 de julho 

> Sábado, 01.07
Percursos Entrelaçados: Escritas em rota
16h às 17h
Onde: Pavilhões expositivos – Mostra Bonito pra chover
Classificação Indicativa: Livre

> Domingo, 02.07
Oficina – Ateliê Criança Cria: Modelando cores
10h às 11h | 15h às 16h
Onde: Pavilhões expositivos – Mostra Bonito Pra Chover
Para crianças a partir dos 3 anos de idade

> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo