Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Férias na Pinacoteca do Ceará tem exposição interativa e espetáculo infantil em Libras

Na imagem, três crianças, uma com cabelo cacheado longo, unhas pintadas de preto e pele branca, além de uma camisa na cor preta. Ela faz um círculo com o dedão e o polegar em torno do olho. Já a outra criança é um menino, mais baixo, com cabelo liso e curto, fazendo o mesmo movimento com as mãos. Os dois estão sérios. Ao fundo, uma fotografia, em preto e branco, captura duas crianças fazendo o mesmo movimento. A última usa uma camisa amarela e faz o mesmo símbolo com as mãos. Ele tem pele branca e cabelo liso preto levemente ondulado.
Foto: Marília Camelo/Pinacoteca do Ceará

O museu reúne as recém-inauguradas “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” e “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”, além das exposições em homenagem a Aldemir Martins e Antonio Bandeira

A programação da segunda semana das férias na Pinacoteca do Ceará traz diversas atividades para toda a família. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, oferece a exposição interativa “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” e recebe o espetáculo “História Divertida: ABC em Libras”. A entrada é gratuita.

Na quinta-feira (11), o público é convidado para o “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Desenhos de Luz”, com o objetivo de estimular o olhar do visitante para as imagens produzidas por artistas que trazem a luz como elemento base no seu processo criativo. A visita mediada acontece na exposição “Síntese” e no Ateliê 3, das 16h às 18h. A atividade conta com interpretação em Libras e será mediada por Wallison Azevedo.

Na sexta-feira (12) e no sábado (13), o público é convidado para as visitas mediadas livres, que acontecem das 15h às 16h, com a equipe educativa. O percurso apresenta aos visitantes as principais obras das exposições em cartaz. A classificação indicativa é livre e há interpretação em Libras. Para participar, basta comparecer à recepção 15 minutos antes do horário ofertado e fazer a inscrição. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.

PINACOTECA DAS CRIANÇAS

Foto: Matheus Mourão

No domingo (14), os pequenos chegam ao museu para produzir foguetes voadores a partir de encaixe com copos de papel, numa atividade que une tecnologia e criatividade. O Ateliê Criança Cria: Modo Turbo acontece de 10h às 11h e das 15h às 16h no Ateliê 1, com mediação de Érica Xita. A atividade é recomendada para crianças a partir de 6 anos.

No mesmo dia, o museu realiza o Espetáculo História Divertida: ABC em Libras, das 14h às 15h, no hall da Pinacoteca do Ceará. A apresentação será conduzida pela palhaça Mara e sua intérprete, utilizando as letras do alfabeto em Libras por meio de diferentes sinais que ensinam, de forma lúdica, um pouco sobre a língua. Durante a apresentação, o público é instigado a perceber as configurações de mãos e os sinais associados, além de instigar a imaginação por meio da mímica.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 11 a 14 de julho

> Quinta-feira, 11.7
16h às 18h
Percursos Entrelaçados + Ateliê: Desenhos de Luz
Mediação: Wallison Azevedo
Onde: Exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” e Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sexta-feira, 12.7
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 13.7
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Domingo, 14.7
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Modo Turbo
Mediação: Érica Xita
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: para crianças a partir de 6 anos
Acessível em Libras

> Domingo, 14.7
14h às 15h
Espetáculo História Divertida: ABC em Libras
Com Lyvia Cruz e Gracy Kelly
Onde: hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Em cartaz:

“Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” – até 6 de outubro de 2024

“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024

Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão e edição de Raphaelle Batista e Beatriz Jucá. 
Contato: [email protected]

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo