Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Fim de semana na Pinacoteca traz visita mediada em Libras, ateliê para bebês e oficina com crianças autistas

FORTALEZA, CE, 13.08.23 - BONITINHO pra CHOVER na Floresta do Chico da Silva. Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

De quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h, as exposições seguem abertas ao público. Toda a programação é gratuita.

A Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria pelo Instituto Mirante – realiza, de 24 a 27 de agosto, uma extensa programação com atividades voltadas para todos os públicos. Além de quatro exposições em exibição, no sábado haverá visita mediada em Libras e, no domingo, quatro atividades infantis movimentam o museu.

As atividades educativas iniciam na quinta-feira (24), com uma nova edição do “Percursos Entrelaçados: Incorporar”. Por meio de uma mediação poética com audiodescrição, a visita temática explora o universo dos animais fantásticos do artista Chico da Silva e da obra “O Bicho” (1948), de Antônio Bandeira. O percurso segue com uma atividade prática no ateliê, utilizando materiais terrosos como argila, folhas e galhos, e explorando aromas, estimulando a criação de seres que fabulam nosso imaginário. O público a partir de 12 anos é convidado. São 15 vagas preenchidas por ordem de chegada.

No sábado (26), o convite é para a comunidade surda e de sinalizantes em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O programa de ações formativas acessíveis oferece ao público uma “Visita Mediada em Libras”. A atividade será realizada pelo educador surdo Weverson Martins, que propõe o estímulo à experiência estética e ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura surda e memória, através de um diálogo entre os participantes totalmente em Libras.

DOMINGO DAS CRIANÇAS

Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Como já é tradição na Pinacoteca do Ceará, o domingo (27) está repleto de atividades para o público infantil. A partir das 10h, os pequenos de 6 a 24 meses são os convidados para a segunda edição do “Ateliê para Bebês: Pequena Floresta dos Sentidos”. Acompanhadas pelas famílias, nesta edição as crianças vão experimentar as sensorialidades por meio da argila, da terra e de outros elementos da natureza num espaço pensado para que tenham autonomia. São 15 vagas para bebês, sendo cada um deles acompanhado de um adulto. As inscrições devem ser realizadas AQUI, de 22 a 24 de agosto. O resultado será divulgado na sexta-feira, 25, no site e nas redes da Pinacoteca.

Logo depois, de 11h às 12h, tem mais uma edição do “Bonitinho pra chover na Floresta do Chico”, voltado para crianças de 4 a 6 anos, que fazem uma visita pela mostra “Bonito pra chover” e pela exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”. Por meio de um pequeno mapa, elas poderão imaginar mundos a partir da fabulação de algumas obras.

À tarde, dividida em duas turmas, temos a oficina “Todo dia é dia “D”: Dança, Infância e Autismo – D-I-A!”, com a artista Rosa Primo. Voltada para crianças autistas de 8 a 12 anos, a atividade oferta 10 vagas e propõe trabalhar a escuta do corpo como prática de estimulação do processamento sensorial, potencializando a criatividade e a faculdade de invenção e composição em dança.

A partir de jogos e brincadeiras em torno do toque, a oficina pretende desenvolver a qualidade sensível e criativa, bem como a capacidade de empatia. Serão realizadas práticas individuais, em duplas e em grupo. A primeira turma será de 14h às 15h e a segunda, de 16h às 17h. As inscrições podem ser realizadas AQUI, de 22 a 24 de agosto. O resultado será divulgado no dia 25, no site e nas redes da Pinacoteca do Ceará.

Fechando a programação, de 15h às 16h, “Uma História no Museu – Seres de Chico” traz uma experiência lúdica com a exposição por meio da contação de histórias. Crianças de 4 a 6 anos podem participar e não é necessário inscrição prévia.

Exposições em cartaz

Na mostra “Bonito pra chover”, o público pode conferir a coletiva de artistas cearenses “Se Arar” e as individuais “Amar se aprende amando”, que celebra Antonio Bandeira, e “No lápis da vida não tem borracha”, em homenagem a Aldemir Martins. Até 29 de outubro, também segue em cartaz a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”.

Sobre Rosa Primo

Doutora e Mestra em Sociologia (UFC), com estágio de doutoramento no Curso de Dança da Universidade Paris VIII (França) em 2008. Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). Professora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve projetos em dança cujo propósito é possibilitar que pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) experimentem no corpo, em apresentação cênica, palco e estrutura teatral, o movimento dançante.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 24 a 27 de agosto

Horário de funcionamento:
Quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

> Quinta-feira, 24.08
Percursos Entrelaçados: Incorporar
16h às 17h
Onde: Mostra “Bonito pra chover” e “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
Acessível em Libras e com audiodescrição
Classificação Indicativa: 12 anos

> Sábado, 26.08
Programa de ações formativas acessíveis – Visita Mediada em Libras
Onde: Mostra “Bonito pra chover”
Para comunidade surda e pessoas sinalizantes de Libras
Classificação Indicativa: Livre

> Domingo, 27.08
Ateliê para bebês: Pequena Floresta dos Sentidos
10h às 11h
Onde: Ateliê
Classificação Indicativa: bebês de 6 a 24 meses
15 vagas
Inscrição via formulário de 22 a 24 de agosto.
Resultado: 25 de agosto

> Bonitinho pra Chover na Floresta do Chico
11h às 12h
Onde: Mostra “Bonito pra chover” e exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
Classificação Indicativa: crianças de 4 a 6 anos

> Oficina Todo dia é dia “D”: Dança, Infância e Autismo – D-I-A!
Duas edições: 14h às 15h | 16h às 17h
Onde: Ateliê
10 vagas para cada turma
Classificação Indicativa: crianças de 8 a 12 anos
Inscrição via formulário de 22 a 24 de agosto.
Resultado: 25 de agosto

> Uma História no Museu – Seres de Chico
15h às 16h
Onde: Exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
Classificação Indicativa: crianças de 4 a 6 anos

> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo