O museu segue ainda com a “Oficina Caderno de Artista” e as visitas mediadas temáticas no programa “Percursos entrelaçados”
A Pinacoteca do Ceará realiza uma série de atividades na programação semanal, de 7 a 10 de março. Entre elas, o lançamento do livro “Cordéis de Patativa do Assaré”, organizado pelo pesquisador Gilmar de Carvalho e a Oficina OcupAção Azul, com atividades lúdicas voltadas para crianças autistas. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, oferece ainda visitas mediadas nas exposições em cartaz, além da programação infantil e a “Oficina Cadernos de Artista”.
A programação tem início na quinta-feira (7), com o programa de visitas mediadas “Percursos entrelaçados”, das 16h às 17h. Com o tema “Arte e tecnologia”, a atividade propõe a reflexão sobre como o uso da tecnologia influencia diretamente a arte e os processos artísticos, assim como a capacidade de adaptação cibernética ao longo das mudanças culturais. A atividade, com interpretação em Libras, tem classificação indicativa livre e será mediada por Janaína Bento e Walison Azevedo.
Também na quinta-feira (7), o equipamento recebe a aula-espetáculo “Cordéis em concerto: uma noite com Patativa”, assim como o lançamento do livro “Cordéis de Patativa do Assaré”, organizado pelo professor e pesquisador Gilmar de Carvalho (in memoriam). O evento é realizado pelas Edições UFC, da Universidade Federal do Ceará, e homenageia o pesquisador que inspirou o nome da mostra inaugural da Pinacoteca, a “Bonito pra Chover”. Influenciada pelo mestre Ariano Suassuna, a aula será uma celebração da arte e da cultura nordestinas, com declamações de trechos do livro e apresentações musicais a partir da obra. O encontro ocorre às 18h, no auditório da Pinacoteca do Ceará, e será comandado por Paola Tôrres e os músicos Allan Kardec (violões e viola); Raquel Lopes (percussão); Pedro Lucas (Rabeca) e Indrid Sales (vocal). A classificação indicativa é livre e haverá interpretação em Libras.
Na sexta-feira (8) e no sábado (9), das 15h às 16h, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com acessibilidade em Libras.
No sábado (9), o museu realiza a segunda edição das Oficinas de Ateliê: Caderno de Artista, das 14h às 16h, apresentando aos participantes a produção de cadernos de artista. Serão disponibilizados materiais para as criações realizadas na atividade, que é voltada para pessoas a partir de 15 anos e será mediada por Gi Monteiro e Ligia Bessa. Haverá interpretação em Libras.
Qual a relação entre o corpo e as obras de arte? Essa é uma das perguntas do “Percursos Entrelaçados Corporeidades e Movimentos”, que ocorre no sábado (9), das 16h às 17h. A atividade propõe um percurso entre obras que apresentam não apenas corpos, mas imagens que também suscitam essas questões sobre o corpo, suas apresentações, representações e modos de dizibilidade. A classificação indicativa é livre e a mediação será feita por Janaína Bento. Haverá interpretação em Libras
Novidades na programação infantil
Já no domingo (10), dia dedicado às crianças na Pinacoteca do Ceará, a programação infantil retoma em duas edições a ação “Bonitinho Pra Chover”; das 10h às 11h e das 15h às 16h. Voltada para os pequenos a partir de 4 anos, a atividade propõe um caminho orientado por um mapa ilustrado, e orientado por nossa equipe educativa, a partir das obras expostas na Mostra Bonito pra Chover. A mediação será de Wallison Azevedo e Beatriz Gurgel. Haverá interpretação em Libras.
Também no domingo (10), a Pinacoteca realiza a oficina OcupAção Azul, das 14h às 16h, no Ateliê 1 do museu. A iniciativa tem o objetivo de promover a comunicação e a aprendizagem de pessoas autistas na exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”. Por meio de atividades lúdicas e diversas, o objetivo é explorar o tema da exposição a partir da confecção de materiais. O programa é voltado para crianças autistas de 6 a 12 anos e será mediado pela historiadora e professora Rosy Laurentino. Ao todo, são disponibilizadas 10 vagas e as inscrições devem ser feitas AQUI entre os dias 6 e 8 de março.
SOBRE A PINACOTECA
Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 7 de fevereiro a 10 de março
> Quinta-feira, 7.3
14h às 17h
Percursos Entrelaçados: Arte e Tecnologia
Mediação: Wallison Azevedo e Janaína Bento
Onde: Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: livre
Acessível em Libras
> Quinta-feira, 7.3
18h
Aula-espetáculo “Cordéis em concerto: uma noite com Patativa”, com Paola Tôrres + Lançamento do livro “Cordéis de Patativa do Assaré”, organizado por Gilmar de Carvalho (in memorian)
Onde: auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: livre
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 8.3
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sábado, 9.3
14h às 16h
Oficina de ateliê – Caderno de artista
Mediação: Gi Monteiro e Ligia Bessa
Onde: Pinacoteca do Ceará e Ateliê 3
15 vagas | Inscrição por ordem de chegada
Para pessoas a partir de 15 anos
Acessível em Libras
> Sábado, 9.3
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sábado, 9.3
16h às 17h
Percursos Entrelaçados Corporeidades e Movimentos”
Mediação: Janaína Bento
Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)
Classificação indicativa: livre
Acessível em Libras
> Domingo, 10.3
10h às 11h | 15h às 16h
Bonitinho Pra Chover
Mediação: Wallison Azevedo e Beatriz Gurgel
Onde: Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: para crianças a partir de 4 anos
Acessível em Libras
> Domingo, 10.3
10h às 11h | 15h às 16h
Oficina OcupAção Azul com Rosy Laurentino
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: livre
Indicado para crianças autistas de 6 a 12 anos
Inscrições: 6 a 8 de março por meio do link https://forms.gle/G1ZLzAffa5NjjA166
10 vagas
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis
Exposições em cartaz:
Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024.
Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.
Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.
Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista.