Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Lançamento de livro organizado por Gilmar de Carvalho e atividades infantis são destaque na Pinacoteca do Ceará

Um homem de pele branca usa um short jeans, camisa brancas, tênis preto e óculos de grau. Ele tem cabelos pretos e observa uma obra na exposição "Leonilson e Das amizades". Ele está de costas para a câmera, que o fotografa. A obra está na cor laranja e tem raízes marrons no centro. Ao seu lado, uma mulher de pele branca também observa uma obra ao lado. Ela tem um vestido laranja, cabelo curto, colar e sandálias pretas. Ela tem uma bolsa preta no colo.
Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

O museu segue ainda com a “Oficina Caderno de Artista” e as visitas mediadas temáticas no programa “Percursos entrelaçados” 

A Pinacoteca do Ceará realiza uma série de atividades na programação semanal, de 7 a 10 de março. Entre elas, o lançamento do livro “Cordéis de Patativa do Assaré”, organizado pelo pesquisador Gilmar de Carvalho e a Oficina OcupAção Azul, com atividades lúdicas voltadas para crianças autistas. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, oferece ainda visitas mediadas nas exposições em cartaz, além da programação infantil e a “Oficina Cadernos de Artista”.

A programação tem início na quinta-feira (7), com o programa de visitas mediadas “Percursos entrelaçados”, das 16h às 17h. Com o tema “Arte e tecnologia”, a atividade propõe a reflexão sobre como o uso da tecnologia influencia diretamente a arte e os processos artísticos, assim como a capacidade de adaptação cibernética ao longo das mudanças culturais. A atividade, com interpretação em Libras, tem classificação indicativa livre e será mediada por Janaína Bento e Walison Azevedo.

A professora Paôla Torres conduz a aula-espetáculo “Cordéis em concerto”.

Também na quinta-feira (7), o equipamento recebe a aula-espetáculo “Cordéis em concerto: uma noite com Patativa”, assim como o lançamento do livro “Cordéis de Patativa do Assaré”, organizado pelo professor e pesquisador Gilmar de Carvalho (in memoriam). O evento é realizado pelas Edições UFC, da Universidade Federal do Ceará, e homenageia o pesquisador que inspirou o nome da mostra inaugural da Pinacoteca, a “Bonito pra Chover”. Influenciada pelo mestre Ariano Suassuna, a aula será uma celebração da arte e da cultura nordestinas, com declamações de trechos do livro e apresentações musicais a partir da obra. O encontro ocorre às 18h, no auditório da Pinacoteca do Ceará, e será comandado por Paola Tôrres e os músicos Allan Kardec (violões e viola); Raquel Lopes (percussão); Pedro Lucas (Rabeca) e Indrid Sales (vocal). A classificação indicativa é livre e haverá interpretação em Libras.

Na sexta-feira (8) e no sábado (9), das 15h às 16h, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A  participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com acessibilidade em Libras. 

No sábado (9), o museu realiza a segunda edição das Oficinas de Ateliê: Caderno de Artista, das 14h às 16h, apresentando aos participantes a produção de cadernos de artista. Serão disponibilizados materiais para as criações realizadas na atividade, que é voltada para pessoas a partir de 15 anos e será mediada por Gi Monteiro e Ligia Bessa. Haverá interpretação em Libras.

Qual a relação entre o corpo e as obras de arte? Essa é uma das perguntas do “Percursos Entrelaçados Corporeidades e Movimentos”, que ocorre no sábado (9), das 16h às 17h. A atividade propõe um percurso entre obras que apresentam não apenas corpos, mas imagens que também suscitam essas questões sobre o corpo, suas apresentações, representações e modos de dizibilidade. A classificação indicativa é livre e a mediação será feita por Janaína Bento. Haverá interpretação em Libras

Novidades na programação infantil 

Foto: Marília Camelo.

Já no domingo (10), dia dedicado às crianças na Pinacoteca do Ceará, a programação infantil retoma em duas edições a ação “Bonitinho Pra Chover”; das 10h às 11h e das 15h às 16h. Voltada para os pequenos a partir de 4 anos, a atividade propõe um caminho orientado por um mapa ilustrado, e orientado por nossa equipe educativa, a partir das obras expostas na Mostra Bonito pra Chover. A mediação será de Wallison Azevedo e Beatriz Gurgel. Haverá interpretação em Libras.

Também no domingo (10), a Pinacoteca realiza a oficina OcupAção Azul, das 14h às 16h, no Ateliê 1 do museu. A iniciativa tem o objetivo de promover a comunicação e a aprendizagem de pessoas autistas na exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”. Por meio de atividades lúdicas e diversas, o objetivo é explorar o tema da exposição a partir da confecção de materiais. O programa é voltado para crianças autistas de 6 a 12 anos e será mediado pela historiadora e professora Rosy Laurentino.  Ao todo, são disponibilizadas 10 vagas e as inscrições devem ser feitas AQUI entre os dias 6 e 8 de março.

SOBRE A PINACOTECA 

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. 

 

SERVIÇO 

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 7 de fevereiro a 10 de março

> Quinta-feira, 7.3

14h às 17h

Percursos Entrelaçados: Arte e Tecnologia

Mediação: Wallison Azevedo e Janaína Bento

Onde: Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa: livre

Acessível em Libras

 

> Quinta-feira, 7.3

18h

Aula-espetáculo “Cordéis em concerto: uma noite com Patativa”, com Paola Tôrres + Lançamento do livro “Cordéis de Patativa do Assaré”, organizado por Gilmar de Carvalho (in memorian

Onde: auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa: livre

Acessível em Libras

 

> Sexta-feira, 8.3

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

 

> Sábado, 9.3

14h às 16h

Oficina de ateliê – Caderno de artista

Mediação: Gi Monteiro e Ligia Bessa

Onde: Pinacoteca  do Ceará e Ateliê 3

15 vagas | Inscrição por ordem de chegada 

Para pessoas a partir de 15 anos

Acessível em Libras

 

> Sábado, 9.3

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

 

> Sábado, 9.3

16h às 17h

Percursos Entrelaçados Corporeidades e Movimentos

Mediação: Janaína Bento

Onde: Pinacoteca do Ceará  (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)

Classificação indicativa: livre

Acessível em Libras

 

> Domingo, 10.3

10h às 11h | 15h às 16h

Bonitinho Pra Chover

Mediação: Wallison Azevedo e Beatriz Gurgel

Onde: Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: para crianças a partir de 4 anos

Acessível em Libras

 

> Domingo, 10.3

10h às 11h | 15h às 16h

Oficina OcupAção Azul com Rosy Laurentino

Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: livre

Indicado para crianças autistas de 6 a 12 anos 

Inscrições: 6 a 8 de março por meio do link https://forms.gle/G1ZLzAffa5NjjA166

10 vagas 

 

> Todas as atividades são gratuitas. 

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes. 

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança. 

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis 

 

Exposições em cartaz: 

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024. 

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024. 

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.  

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo