Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Módulos – Ateliê de Saberes: Construções Coletivas em Arte Educação

1° Módulo: Museu Desejo 

A Pinacoteca do Ceará é lugar de desejo. As demandas da classe artística cearense pela construção da Pinacoteca demonstram, no tempo, o desejo pela experiência desse espaço. Nesse sentido, o Ateliê de Saberes, em seu Módulo I, propõe a feitura de Museus Desejos, nos quais as/os/us educadores presentes serão os responsáveis por formular estes protótipos. A proposição busca entremear-se com os módulos seguintes.

Datas: 11 e 25 de maio

Eixo temático: Que museu desejamos? – Conversas sobre as definições de museu 

Educadores: Gi Monteiro e Wallison Azevedo

2° Módulo – Tateando espaços sensíveis no Museu 

O que estou fazendo quando digo que estou em mediação? Sou artista por desenvolver processos poéticos com conceitos de Arte? Qual o nome da minha profissão quando ensino/vivo arte dentro de uma exposição? Afinal o que é “estar” arte educadora em um museu? Esses questionamentos serão disparadores para pensarmos em experiências de arte-educação museal, suas metodologias aplicadas com diferentes públicos, criações e fruição de pesquisas. 

No módulo 2, será abordado um breve histórico sobre Educação museal, quem são os mediadores na arte educação e na Mediação Cultural, além de questões acerca da relação entre museu e escola com suas práticas poéticas em confluência.

Datas: 15 e 29 de junho

Eixo temático: Arte-Educação e Museu 

Educadores: Amanda Oliveira

3° Módulo – Poéticas das Infâncias

A partir da perspectiva das infâncias, serão exploradas as poéticas juntamente com os encantamentos, além de discutir as metodologias educacionais que valorizam o brincar como ferramenta de aprendizado, facilitação e percepção nas relações sociais. Nas entrelinhas do lúdico, será abordado o poder da fruição com o artístico e sensível da infância, trazendo a reflexão do brincar na vida adulta, encontrando a criatividade por meio da arte e do brincante.

Datas: 13 e 27 de julho

Eixo temático: Poética das Infâncias 

Educadores: Ligia Bessa e Juliana Ferreira

4° Módulo – Corpos em Relação

Com base na diversidade de corpos que compõem a sociedade e considerando o museu como um lugar de arte que também possui uma dimensão educativa, será pensada a relação desses sujeitos em relação às questões de inclusão e acesso à arte e à educação. O módulo Corpos em Relação pretende tratar de acesso e acessibilidade, suas diferenciações e relação com museu, arte e educação a partir da compreensão do conceito de inclusão e interseccionalidade.

Datas: 17 e 31 de agosto

Eixo  temático: Acesso, Acessibilidade e Diversidade 

Educadores: Andrea Dalveroni e Janaína Bento

5° Módulo – Para não perder o desejo de vista: Processos criativos em arte educação

Diante dos desafios das condições de trabalho de um arte-educador, é comum que seja esquecido aquilo que os move. Esse módulo tem por objetivo instigar os processos criativos como uma forma de manter os educadores conectados com aquilo que desejam. 

Serão investigados caminhos possíveis para trazer para as práticas em arte-educação processos de criação, ensino e pesquisa de forma conjunta, a fim de provocar uma inversão de perspectivas e desafiando o controle do imaginário criativo.

Datas: 13 e 28 de setembro 

Eixo temático: Processos Avaliativos e Criativos 

Educadores: Beatriz Gurgel e Érica Xita

SERVIÇO 

O que: Ateliê de Saberes: Construções Coletivas em Arte-Educação 

Quando: maio a setembro de 2024

Onde: Pinacoteca do Ceará (rua 24 de maio, s/n, Centro) 

35 vagas 

Inscrições abertas de 19 a 30 de abril pelo link disponível AQUI 

Seleção de 1 a 3 de maio

Resultado: 6 de maio

Gratuito

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo