Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

MOSTRA DE PERFORMANCE, EXPOSIÇÕES E ATIVIDADES INFANTIS SÃO DESTAQUE NA PINACOTECA

FORTALEZA, CE, 02.07.23 - FERIAS NA PINACOTECA - atelie criança cria. atividade com massinha de modelar. Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

VERBO 2023, visitas mediadas às exposições e atividade com crianças são atrações do último fim de semana de férias na Pinacoteca do Ceará

De 27 a 30 de julho, último fim de semana das férias, a programação da Pinacoteca do Ceará está repleta de atividades. Além de sediar a 17ª edição da VERBO, mostra de performance arte, haverá visitas mediadas e acessíveis às quatro exposições em cartaz e ações voltadas para o público infantil. A Pinacoteca é um museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria pelo Instituto Mirante.

A VERBO 2023, realizada pela Galeria Vermelho, acontece de quinta (27) a domingo (30) nos diversos espaços da Pinacoteca. Ao todo, serão 10 performances que reúnem artistas cearenses, de Pernambuco, do Maranhão e de São Paulo, além de nomes internacionais como o suíço Boris Nikitin e a filipina-dinamarquesa Lilibeth Cuenca Rasmussen.

A abertura acontece nesta quinta-feira, 27, a partir das 18h, com a performance “A”, do grupo cearense “No Barraco da Constância Tem!”, começando na Praça da Estação e adentrando a Pinacoteca. Além das apresentações ao vivo, a programação inclui a oficina “Performance-escrita”, ministrada pela artista e pesquisadora Érica Zíngano, e o público poderá conferir uma mostra de vídeos com ações realizadas nas 16 edições da VERBO. Confira mais informações e a programação completa AQUI.

PERCURSOS ENTRELAÇADOS E VISITAS EM LIBRAS

Ação formativa para crianças – mediação em Libras. Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Na quinta-feira (27), às 16h, o programa “Percursos Entrelaçados – Escritas em Rota” levará o público a explorar a comunicação para além das grafias já conhecidas. A mediação propõe pensar a escrita caligráfica e também imagética partindo de outros saberes apresentados nas obras da mostra “Bonito pra chover”. Durante o percurso serão propostas reflexões sobre as diversas obras escritas e como elas se propõem de forma imagética. As inscrições são por ordem de chegada.

Já no sábado (29), das 16h às 17h, a mediação será reservada à comunidade surda e aos sinalizantes de Libras – a Língua Brasileira de Sinais. No programa de ações formativas acessíveis, a Pinacoteca do Ceará oferece visitas mediadas gratuitas exclusivamente em Libras. A mediação será realizada pelo educador surdo Weverson Martins e tem como proposta o estímulo à experiência estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura surda e memória, através de um diálogo entre os participantes totalmente em Libras. As inscrições também serão por ordem de chegada.

ATELIÊ CRIANÇA CRIA: LINHAS E GESTOS

No domingo (30), a Pinacoteca realiza o “Ateliê Criança Cria: Linhas e Gestos”, que acontecerá em duas edições. Pela manhã, das 10h às 11h, e pela tarde, 15h às 16h. A ação busca proporcionar um espaço em que a criança e seus familiares tenham um momento de fruição e de experiências sensoriais. No último fim de semana de férias iremos experimentar a percepção criativa e o corpo de maneira lúdica nas obras do Chico da Silva, suas linhas, cores e gestos expressivos. Ao final do percurso pela exposição, haverá uma atividade interativa com as famílias.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 27 a 30 de julho

> Quinta-feira, 27, a domingo, 30.07
VERBO – Mostra de performance arte – 17ª edição
Acesso gratuito
Acessível em LIBRAS
Classificação Indicativa: Livre
Programação completa disponível AQUI

> Quinta-feira, 27.07
Percursos Entrelaçados – Escritas em Rota
16h às 17h
Onde: Mostra “Bonito pra chover” e “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
Acessível em Libras
Classificação Indicativa: Livre

> Sábado, 29.07
Visita em Libras – Programa de ações formativas acessíveis
16h às 17h
Onde: Mostra “Bonito pra chover”
Acessível em Libras
Classificação Indicativa: Livre

> Domingo, 30.07
Ateliê Criança Cria: Linhas e Gestos
Duas edições: 10h às 11h | 15h às 16h
Onde: Exposição Chico da Silva e a Escola do Pirambu
Classificação Indicativa: Crianças a partir de 3 anos

> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:
“Chico da Silva e a Escola do Pirambu” – até 29 de outubro

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até dezembro de 2023

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

 

Texto de Dhara Amorim, sob supervisão de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo