Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

No feriado, Pinacoteca oferece visitas temáticas às exposições e segue com oficinas e atividades infantis no fim de semana

Foto: Marília Camelo

O museu funciona de quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h. Toda a programação é gratuita

A Pinacoteca do Ceará, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante, inicia o mês de junho com uma programação variada. Desde a quinta-feira (30), quando o museu estará aberto durante o feriado de Corpus Christi, até domingo (2), haverá visitas livres e temáticas pelas exposições, oficinas de arte e ações voltadas para as crianças.

A programação começa com a visita temática “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Autorretratos”, na quinta-feira (30), das 16h às 18h. A atividade é inspirada nas pinturas de autorretrato do artista cearense Antonio Bandeira, em cartaz na exposição “Amar se aprende amando”. Além da visita mediada à exposição, os participantes também poderão explorar as possibilidades de criação no ateliê.

No sábado (1º), o “Ateliê de Arte Urbana: lambe-lambe” vai estimular os processos de expressão, criação e reflexão das pessoas participantes a partir de 14 anos. Com duração de dois dias, sendo um para pintar e produzir os lambes e o outro para fazer a colagem dos materiais, a atividade acontece no primeiro dia do mês e novamente no dia 8. Será de 14h às 16h, no Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará, com 10 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada.

Foto: Marília Camelo

As visitas mediadas livres acontecem no sábado (1º), das 15h às 16h, com mediação da equipe educativa. O percurso apresenta aos visitantes as principais obras da “Mostra Bonito pra Chover”, composta pelas exposições em homenagem a Antonio Bandeira e Aldemir Martins. A classificação indicativa é livre e há interpretação em Libras. Para participar, basta comparecer à recepção 15 minutos antes do horário ofertado e fazer a inscrição. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.

No mesmo dia, de 16h às 17h, o museu realiza a visita temática “Percursos Entrelaçados: Corporeidades e Movimento em Antonio Bandeira”, com a proposta de realizar uma visita mediada nas obras da exposição “Amar se aprende amando”, sobre algumas das imagens que suscitam questões sobre o corpo, suas apresentações e representações.

PINACOTECA PARA AS CRIANÇAS

A criançada é convidada para o “Ateliê Criança Cria: Netuno Rei dos Mares: Antonio Bandeira e suas paisagens” no domingo (2) em duas edições, das 10h às 11h e das 15h às 16h, no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará. Os pequenos são convidados a navegar a bordo do navio Kemp T. Battle, embarcação onde o artista Antonio Bandeira fez sua primeira viagem à Europa. Nessa travessia, as crianças vão descobrir, junto do Netuno Rei dos mares, as naturezas presentes na exposição “Amar se aprende amando”, além de criar ilustrações e colagens inspiradas nas paisagens poéticas de Bandeira.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 30 de maio a 2 de junho

> Quinta-feira, 30.5
16h às 18h
Percursos Entrelaçados + Ateliê: Autorretratos
Mediação: Beatriz Gurgel
Onde: Exposição “Amar se aprende amando” + Ateliê 3
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 1º.6
14h às 16h
Ateliê de Arte Urbana: lambe-lambe
Mediação: Beatriz Gurgel e Érica Xita
Onde: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Para pessoas a partir de 14 anos
Inscrição por ordem de chegada | 10 vagas
Acessível em Libras

> Sábado, 1º.6
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Corporeidades e Movimento em Antonio Bandeira
Mediação: Janaína Bento
Onde: Exposição “Amar se aprende amando”
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 1º.6
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Domingo, 2.6
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Netuno Rei dos Mares: Antonio Bandeira e suas paisagens
Mediação: Amanda Oliveira
Onde: Exposição Amar se aprende amando e Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: para crianças a partir de 3 anos
Acessível em Libras

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Em cartaz:

Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h. Entrada até 30 minutos antes do encerramento.

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista.
Contato: [email protected]

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo