Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

No Mês da Visibilidade Trans, Pinacoteca do Ceará oferece oficina para público trans, travesti e não-binário

Gi Monteiro é uma mulher trans com cabelo cacheado, usa vestido branco e está sorrindo par a câmera.
Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação

Conduzida por Gi Monteiro, “Rio Desvio” tem o objetivo de debater trabalhos de artistas dissidentes

A Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante – realiza no próximo sábado, dia 20 de janeiro, a oficina “Rio Desvio” com a historiadora e arte-educadora da equipe educativa do museu, Gi Monteiro.

O encontro acontece das 14h às 17h no Ateliê 3 da Pinacoteca, sendo direcionado especificamente para pessoas trans, travestis e não binárias. A proposta da oficina gira em torno de duas forças que compartilham o mesmo título. O Rio representa uma força motora, uma zona de movimento, enquanto o desvio se manifesta como um princípio de fuga e uma ferramenta para existir no ato de desaparecer.

Para participar da oficina, é preciso se inscrever por meio do formulário disponível AQUI , entre os dias 16 e 18 de janeiro. Ao todo, são disponibilizadas 10 vagas. Haverá interpretação em Libras.

A prática será conduzida a partir dos saberes compartilhados, promovendo um diálogo entre diferentes obras e artistas. A oficina, alinhada com o Mês da Visibilidade Trans, tem uma abordagem educativa que visa debater as experiências de pessoas trans e travestis.

O objetivo é integrar esse diálogo com as experiências e trabalhos de artistas dissidentes, buscando correlacionar vivências e estratégias de vida. O momento de partilha coletiva ao final da oficina culminará em uma criação inspirada nos debates e reflexões ocorridos durante o encontro.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O quê: Oficina “Rio Desvio” com Gi Monteiro
Quando: Sábado, 20 de janeiro, 14h às 17h
Onde: Ateliê 3 – Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, s/n – Centro, Fortaleza)
Classificação indicativa: 16 anos
10 vagas | Inscrições: 16 a 18 de janeiro
Link para inscrições: https://forms.gle/kq2K8SYKRTnhMBP27

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão e edição de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo