Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

No Mês do Surdo, Pinacoteca realiza conversa sobre “Arte, Cultura e os Direitos Linguísticos dos Surdos”

FORTALEZA, CE, 31.08.23 - CIRCULA FUNARTE. Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Debate neste sábado (16) abre série de atividades do museu realizadas ao longo do chamado Setembro Surdo

A Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria pelo Instituto Mirante – recebe as professoras Lyvia Cruz e Katia Lucy Pinheiro para a conversa “Arte, Cultura e os Direitos Linguísticos dos Surdos”. O evento terá mediação de Weverson Martins, arte-educador surdo do museu e contará com acessibilidade em Libras. O acesso é gratuito.

A atividade ocorrerá neste sábado (16), no auditório da Pinacoteca, das 17h às 19h. O objetivo é abrir um diálogo sobre direito linguístico, acesso à informação, não discriminação e difusão das artes, culturas, línguas e conquistas históricas da comunidade surda.

A Pinacoteca do Ceará conta com uma supervisão de acessibilidade, composta por dois intérpretes de Libras ouvintes e duas estagiárias de interpretação, sendo uma surda e o educador. Além das ações que serão realizadas neste mês, a equipe realiza periodicamente visitas com mediação bilíngue Português/Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Setembro é o mês de visibilidade da comunidade surda, com três datas voltadas para a conscientização e celebração das conquistas que fazem parte da trajetória e da luta das pessoas surdas. São elas: o Dia Internacional da Língua Brasileira de Sinais, em 23 de setembro; o Dia do Surdo, no dia 26 deste mês; e o Dia Nacional do Tradutor e Intérprete de Libras, celebrado em 30 de setembro.

Sobre Lyvia Cruz

Professora, tradutora e contadora de história em Libras. Graduada em Letras – Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Estudo da Tradução com foco em Tradução Literária. Atualmente, é professora efetiva de Libras no IFCE – Camocim. Ministra palestras e oficinas em eventos científicos, técnicos e culturais principalmente focados na Cultura Surda destacando a linguística, familiar, educação, política, identidade, comunidade surda, metodologia, tradução e literatura surda.

Sobre Kátia Lucy Pinheiro

Professora do Curso de Licenciatura em Letras-Libras na Universidade Federal do Ceará com disciplinas de Libras, Políticas linguísticas, Estágios em Libras como L1 e L2, tradução e interpretação. Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina com foco em Políticas Linguísticas. Integra o Grupo de Pesquisa do CNPQ, Corpus de Libras, sob a coordenação de Ronice Müller de Quadros. É tradutora-Intérprete de Libras e de mais duas línguas de sinais estrangeiras. Representante do Movimento Surdo no Ceará e movimento de mulheres surdas e surdacegas.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Conversa “Arte, Cultura e os Direitos Linguísticos dos Surdos”
Com Lyvia Cruz e Katia Lucy Pinheiro, mediação de Weverson Martins
Quando: Sábado, 16 de setembro, às 17h
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Acesso gratuito
Com acessibilidade em Libras

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo