Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

No primeiro fim de semana de abril, Pinacoteca traz espetáculo inspirado em Leonilson e oficina de bordado

Efímia Meimaridou, Sem título, 1987, Coleção da artista. Foto: Marília Camelo.

O museu também destaca o Ateliê Criança Cria, voltado para o público infantil, além das visitas mediadas nas três exposições em cartaz

A Pinacoteca do Ceará realiza, na primeira semana de abril, atividades que exploram da performance ao bordado, com diferentes linguagens artísticas que buscam acolher os diferentes públicos que frequentam o espaço. As atividades incluem as “Oficinas de Ateliê – Bordado: usando as mãos”, além da performance-dança “O Tempo da Paixão ou o Desejo é um Lago Azul”, sobre a obra de Leonilson. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, destaca ainda as visitas mediadas por meio do programa “Percursos Entrelaçados”.

As visitas mediadas abrem a programação na sexta-feira (5), das 15h às 16h, com mediação da equipe educativa. O percurso apresenta aos visitantes as principais obras da “Mostra Bonito pra Chover” e da exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”. Além da classificação indicativa livre, a visita é gratuita e conta com interpretação em Libras. Haverá mais uma edição, no mesmo horário, no sábado (6). Para participar, basta comparecer à recepção 15 minutos antes do horário ofertado e fazer sua inscrição. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.

Foto: Jorge Silvestre.

No sábado (6), o museu realiza as “Oficinas de Ateliê – Bordado: usando as mãos”, que ocorre das 14h às 16h, com a tradutora e intérprete de Libras Samantha Alves. A atividade foi pensada como um espaço de partilha e experimentação no bordado a partir das obras presentes na exposição “Leonilson e Das amizades”. A oficina une mediação e prática com um propósito acessível, sendo destinada para pessoas surdas ou sinalizantes em Libras, possibilitando aos participantes um diálogo sobre essa arte manual, além de intercruzar as conversas com acontecimentos na vida pessoal, na arte, sobre artistas ou suas criações. São disponibilizadas 10 vagas para a atividade, que será realizada no Ateliê 3.

Também no sábado (6), das 16h às 17h, o museu realiza o “Percursos Entrelaçados: em viagem abro fendas”. A atividade propõe um olhar sensível para as obras da exposição “Leonilson e Das Amizades”. A visita tem classificação indicativa livre, acessibilidade em Libras e conta com mediação de Gi Monteiro e Wallison Azevedo.

O TEMPO DA PAIXÃO OU O DESEJO É UM LAGO AZUL

Foto: Paulo Amoreira.

A performance-dança “O Tempo da Paixão ou o Desejo é um Lago Azul”, da Companhia da Arte Andanças, é um dos destaques do fim de semana. A apresentação acontece no sábado (6), a partir das 17h, e domingo (7), às 16h, com inspirações no trabalho do artista cearense José Leonilson, que está em exibição no museu desde dezembro de 2023. A atividade trata sobre desejo, sentimentos e impressões que perpassam o artista e sua obra.

O trabalho tem concepção, direção e composição coreográfica de Andréa Bardawil e é realizado pelos intérpretes-criadores Carlos Antônio dos Santos, Márcio Medeiros, Possidônio Montenegro e Sâmia Bittencourt, com apoio da Casa Absurda e do Projeto Leonilson. Para os autores, o trabalho de Leonilson inspira pela intensidade e relação com o corpo. O bordado e a costura, tão comuns nas obras do artista, dão sentido à vida, que se afirma a cada dia. A classificação indicativa da atividade é de 12 anos. Serão disponibilizadas 40 vagas por ordem de chegada. Confira mais informações AQUI

 

 

O domingo (7) é reservado para os pequenos na programação infantil. O Ateliê Criança Cria dá início aos trabalhos com a edição “Modelando Rios”, que ocorre das 10h às 11h e das 15h às 16h. Junto com a equipe de Arte Educação, as crianças são convidadas a usar massinha de modelar para criar montanhas, vulcões, pontes e rios inspirados nas obras do artista cearense Leonilson. A atividade é recomendada a partir dos 3 anos de idade. Haverá interpretação em Libras.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 4 de fevereiro a 7 de abril

> Sexta-feira, 5.4
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 6.4
14h às 16h
Oficinas de Ateliê – Bordado: usando as mãos
Mediação: Samantha Alves
Onde: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Para pessoas surdas e sinalizantes em Libras a partir de 15 anos
10 vagas | Inscrições por ordem de chegada
Acessível em Libras

> Sábado, 6.4
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 6.4
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Em viagem abro fendas
Mediação: Gi Monteiro e Wallison Azevedo
Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 6.4
17h
Performance-dança: “O Tempo da Paixão ou o Desejo é um Lago Azul”
Com Companhia da Arte Andanças
Onde: Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: 12 anos
Inscrição por ordem de chegada | 40 vagas

> Domingo, 7.4
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Modelando Rios
Mediação: Juliana Ferreira e Wallison Azevedo
Onde: Pinacoteca do Ceará
Para crianças a partir de 3 anos
Acessível em Libras

> Domingo, 7.4
16h
Performance-dança: “O Tempo da Paixão ou o Desejo é um Lago Azul”
Com Companhia da Arte Andanças
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: 12 anos
Inscrição por ordem de chegada | 40 vagas

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz

Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h. Entrada até 30 minutos antes do fechamento do museu.

Excepcionalmente, nesta quinta (4) e sexta-feira (5), apenas a exposição “Leonilson e Das Amizades” estará aberta à visitação. O acesso às demais exposições será retomado no sábado (7) e no domingo (8).

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista.
Contato: [email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo