Além de visita mediada especial para crianças e do Ateliê Criança Cria, público poderá participar de oficina e visitas temáticas às exposições em cartaz
Oficina de videodança com o celular, visita mediada às exposições para crianças, ateliê para os pequenos experimentarem novas formas de pintura e prática meditativa são destaques da programação semanal da Pinacoteca do Ceará, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante.
A programação tem início na quarta-feira (21), quando o público é convidado para a atividade “Yoga ao pôr do sol”, no pátio da Pinacoteca do Ceará, das 17h30 às 18h30, com Gracy Furtado. Para participar, basta vir com uma roupa confortável. Voltada para todas as idades, a atividade disponibiliza até 30 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada. Neste mês de agosto, a programação inicia com a prática de meditação Sahaja Yoga.
Na quinta-feira (22), o “Percursos Entrelaçados: Todo sentimento é um código” traz o público para explorar a cultura digital e como ela se entrelaça com os meios de comunicação na internet. A visita temática acontece das 16h às 17h na exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. Na recepção do museu, haverá um QR Code que dará acesso a um grupo temporário no WhatsApp. Por meio das mensagens ao vivo da educadora Andrea Dalveroni, os participantes serão levados a uma visita imersiva na mostra. Eles ainda poderão comunicar-se entre si com mensagens, jogos e outras atividades.
O público também pode participar de visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. É preciso chegar pelo menos 15 minutos antes e se apresentar próximo à recepção do equipamento. Nesta semana, as visitas acontecem na sexta-feira (23) das 15h às 16h. No sábado (24), haverá uma visita especial em celebração ao Dia da Infância voltada para crianças. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 15 crianças acompanhadas.
Na sexta-feira (23), a equipe de arte educação propõe uma reflexão sobre as exposições imersivas e instalativas, que tornaram-se um ambiente bastante fértil para experimentação e produção de obras de dança com foco nesses espaços. Uma das linguagens mais propostas para esses tipos de exposições é a videodança, uma linguagem híbrida, constituída do cruzamento entre dança, cinema e artes visuais. Com foco nesse debate, acontece a oficina “Corpo, câmera e exposição: uma experiência em videodança com celular”, que propõe criar um ambiente tanto de reflexão, quanto de criação sobre as intersecções da dança, as artes visuais e a videoarte. A atividade acontece das 15h às 18h na exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” e no Ateliê 3. Para participar, é preciso ter a partir de 16 anos e comparecer à recepção da Pinacoteca no dia da atividade. São ofertadas 10 vagas e não é necessário ter experiência em dança ou edição de vídeo.
No sábado (24), o “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Entre territórios: Imagens Espectrais” vai até à exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” para uma visita mediada que dialoga com as obras e o trajeto da artista pela fotografia a partir de sua chegada ao Brasil. Os participantes também criarão suas próprias imagens espectrais com o auxílio de materiais educativos. A atividade será realizada das 16h às 18h e conta com interpretação em Libras.
A programação chega ao fim no domingo (25), com o “Ateliê Criança Cria: Pincel Experimental”, que dialoga com a exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” e acontece no Ateliê 1, com o objetivo de explorar pincéis não tradicionais ampliando possibilidades de pintura, que vai ser feita em folhas de jornais. A atividade acontece em duas edições, das 10h às 11h e das 15h às 16h, e é recomendada para crianças a partir de 3 anos.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 21 a 25 de agosto
> Quarta-feira, 21.8
17h30 às 18h30
Yoga ao pôr do sol
Meditação Sahaja Yoga, com Gracy Furtado
Onde: pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Gratuito
> Quinta-feira, 22.8
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Todo sentimento é um código
Onde: Exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”
Mediação: Andrea Dalveroni
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 23.8
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 23.8
15h às 18h
Oficina – Corpo, câmera e exposição: uma experiência em videodança com celular
Com Janaína Bento, Liza Maria e Wallison Azevedo
Onde: Exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” e Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Recomendado para pessoas a partir de 16 anos
10 vagas
Acessível em Libras
> Sábado, 24.8
15h às 16h
Visitas Mediadas – Especial Dia da Infância
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
Até 15 crianças com 1 acompanhante cada
> Sábado, 24.8
16h às 18h
Percursos Entrelaçados + Ateliê: Entre territórios: Imagens Espectrais
Mediação: Wallison Azevedo
Onde: Exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Domingo, 25.8
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Pincel Experimental
Mediação: Juliana Ferreira
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Recomendado para crianças a partir de 3 anos
Acessível em Libras
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
Em cartaz:
“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024
“Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” – até 6 de outubro de 2024
Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.