Procurar

HORÁRIOS: de quarta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Oficina para revelar fotos com pigmentos naturais e atividades infantis são destaques na programação

Vista da exposição Delírio Tropical Foto: Marília Camelo/Pinacoteca do Ceará

Nesta semana, o museu também retoma o “Yoga ao pôr do sol” e realiza visitas mediadas nas cinco exposições em cartaz

A Pinacoteca do Ceará realiza, na segunda semana de janeiro, uma oficina de revelação fotográfica com o uso de pigmentos naturais, e oferece programação infantil com destaque para os programas Yoga com crianças e Ateliê Criança Cria, que estimula a criatividade dos pequenos e o contato com a arte. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, também retoma o “Yoga ao pôr do sol” nas quartas-feiras, além de realizar visitas mediadas nas cinco exposições em cartaz.

Abrindo a programação, a “Oficina Antotipia – Revelação fotográfica com pigmentos naturais” propõe ao público explorar a técnica alternativa de captura e revelação de imagens com o uso de pigmentos naturais em substituição aos processos convencionais. A formação acontece na quarta-feira (8), das 14h às 17h, no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará e dialoga com as mostras “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” e “Delírio Tropical”. Os participantes poderão explorar a criação de fotografias de maneira criativa, utilizando elementos naturais – como flores, folhas e raízes – para revelar e transformar as imagens de forma poética. São disponibilizadas 15 vagas por ordem de chegada para pessoas a partir de 12 anos.

Também na quarta-feira (8), a partir das 17h30, a Pinacoteca do Ceará realiza mais uma edição da prática meditativa Sahaja Yoga na atividade “Yoga ao pôr do sol”, com Gracy Furtado. Serão disponibilizadas até 30 vagas, voltadas para todas as idades. O museu oferece materiais para a prática. No entanto, se o participante preferir trazer seus próprios itens de casa, haverá espaços reservados para acomodá-los com conforto.

As visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz acontecem na sexta-feira (10) e no sábado (11), das 15h às 16h. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do equipamento. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.

No domingo (12), o museu é ocupado pelas crianças para o “Ateliê Criança Cria: Memórias que ficam”, que acontece em dois horários, das 10h às 11h e das 15h às 16h. Os pequenos terão a oportunidade de conhecer a exposição “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985”. A proposta é explorar o desenho como uma maneira de preservar momentos afetuosos, assim como fazem a fotografia e o vídeo. Enquanto essas mídias capturam e transformam instantes em memórias, o papel propõe uma maneira diferente de registro. As crianças são convidadas a refletir sobre outras maneiras de transformar suas memórias em registros, utilizando o desenho como expressão. São disponibilizadas 15 vagas para crianças a partir de 4 anos, com acompanhantes.

Domingo (12) é dia de Yoga com crianças, com a instrutora Gleici Barbosa. A atividade acontece de 11h às 12h no Ateliê 3 do museu. Além de trazer desconexão com as telas, a prática contribui para estimular a coordenação motora, a consciência corporal e o autoconhecimento, assim como melhorar o equilíbrio emocional e reduzir o estresse ou ansiedade, que comumente afetam o público infantil. A atividade é voltada para crianças a partir de 4 anos e conta com 20 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada.

Yoga com Crianças Foto: Marília Camelo/Pinacoteca do Ceará

Gleici é professora de Ashtanga e Hatha Yoga, vegana, com formação em Yoga Sutras com a professora Sasha Masiello. De setembro a dezembro de 2023, ela praticou com o Paramaguru Sharath Jois, neto do criador do método Ashtanga Yoga, em Mysore, na Índia. Nessa viagem, também fez aulas de Chanting no Sharath Yoga Center.

Nos dias 15 (quarta-feira), 16 (quinta-feira) e 17 (sexta-feira), o museu realiza a oficina “Olho mágico pega a visão”, das 14h às 17h, no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará. Com mediação do artista urbano Leandro Alves, que coordena o projeto “Filtro de Papel”. A iniciativa tem como objetivo proporcionar uma experiência prática na criação de mini esculturas que reflitam a estética da construção civil e a singularidade das moradias em favelas. Essa arquitetura, além de única, também representa um estilo de vida particular. Recomendado para pessoas a partir de 15 anos, é preciso preencher o formulário disponível no instagram da Pinacoteca do Ceará entre os dias 6 e 10 de janeiro para concorrer a uma das 15 vagas.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 8 a 12 de janeiro

> Quarta-feira, 8.1
14h às 17h
Oficina “Antotipia – Revelação fotográfica com pigmentos naturais”
Mediação: Amanda Oliveira e Iuri Tavares
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Recomendado para pessoas a partir de 12 anos
Acessível em Libras
15 vagas por ordem de chegada

> Quarta-feira, 8.1
17h30 às 18h30
Yoga ao pôr do sol
Método Sahaja Yoga, com Gracy Furtado
Onde: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Gratuito

> Sexta-feira, 10.1
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 11.1
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Domingo, 12.1
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Memórias que ficam
Mediação: Lígia Bessa
Onde: Exposição “Que país é este?” Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Para crianças a partir de 4 anos
Acessível em Libras
15 vagas para crianças acompanhadas

> Domingo, 12.1
11h às 12h
Yoga com crianças
Com Gleici Barbosa
Onde: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Para crianças a partir de 4 anos
20 vagas por ordem de chegada
Acessível em Libras

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

Em cartaz:

“Delírio Tropical” – até 29 de junho de 2025

“Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985” – até 13 de abril de 2025

“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 9 de março de 2025

“Amar se Aprende Amando”

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Beatriz Jucá

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo