Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Para celebrar Mês da Lei de Libras, Pinacoteca do Ceará destaca ações com foco na acessibilidade

Weverson se comunica em Libras com um grupo de pessoas no hall de entrada da Pinacoteca do Ceará.
Foto: Visita em Libras na Pinacoteca do Ceará/ Marilia Camelo

Sancionada em 24 de abril de 2002, a lei reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão 

A comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é cada vez mais frequente e indispensável. Em abril, a Pinacoteca do Ceará celebra o Mês da Lei de Libras, sancionada em 24 de abril de 2002. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, garante a acessibilidade em 100% das programações. Neste mês, um conjunto de atividades relacionadas ao tema são destaque. 

Entre outros pontos, a Lei de Libras determinou que fossem implementadas políticas de apoio e difusão da língua de sinais em instituições do poder público. Com essa iniciativa, a acessibilidade para pessoas surdas, até então deficitária e com pouca presença nos espaços públicos, passou a se tornar mais evidente e relevante. Como exemplos, estão a criação de cursos específicos para a formação de profissionais que atuam como tradutores e intérpretes da língua de sinais, filmes e programas de TV com audiodescrição, assim como sites e iniciativas na web que caminham na democratização e combate ao preconceito

AÇÕES NA PINACOTECA DO CEARÁ

A Pinacoteca do Ceará conta com uma supervisão responsável por pensar, propor e aplicar as políticas de acessibilidade no museu. Sob o comando da tradutora e intérprete em Libras Alana Oliveira, a equipe tem o papel de proporcionar uma experiência acessível a todas as pessoas, incluindo aquelas que são surdas. Além de intérpretes em Libras durante as atividades, o museu oferece também audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas e peças táteis. 

Apenas em 2023, foram realizadas 315 atividades acessíveis em Libras na Pinacoteca do Ceará, entre Aulas Abertas, Conversas de Ateliê, Visitas Mediadas, programas formativos e atividades infantis. Além disso, a Pinacoteca do Ceará vem oferecendo, mensalmente, visitas mediadas inteiramente em Libras nas diferentes exposições em cartaz. 

Neste mês de abril, além das tradicionais visitas mediadas pela equipe de arte educação, o equipamento também destaca as Oficinas de Ateliê em bordado e crochê, voltadas exclusivamente para pessoas surdas ou sinalizantes em Libras. O objetivo é, além de dialogar sobre a técnica, cultivar uma atmosfera de conversas e trocas

Já no dia 25 de abril (quinta-feira), às 17h, o museu recebe o professor e artista Manoel Martins para a Conversa de AteliêO direito linguístico e o acesso à cultura e arte nos espaços de disputa”. A atividade é gratuita e voltada para pessoas surdas e sinalizantes em Libras. O objetivo do encontro é contribuir para a inclusão social de temas pertinentes da própria vida de Manoel Martins e da comunidade surda, tanto na educação quanto no cenário artístico. Apresenta ainda a interseccionalidade de ser surdo e negro, com o intuito de dialogar sobre o acesso linguístico.

Além disso, a acessibilidade estará presente nas principais atividades deste mês, como a aula aberta “Os territórios da artemídia e os desafios da sua conservação”, com André Parente, e o minicurso “Introdução à História da Arte Afro-brasileira”, que será realizado de forma online. 

SOBRE A PINACOTECA 

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. 

SERVIÇO 

O que: Pinacoteca do Ceará celebra Mês da Lei de Libras 

Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro) 

Acesso gratuito 

Horário de funcionamento: de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.  

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista.
Contato: [email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo