Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Performance “Nutrir a Seiva da Corpa”, com Pedra Silva, descoloniza a arte e a corporeidade

A atividade acontece nesta sexta-feira (16), às 18h, no pátio da Pinacoteca, com acesso gratuito.

Nesta sexta-feira (16), a Pinacoteca do Ceará recebe a multiartista Pedra Silva para a performance “Nutrir a seiva da corpa”. A obra, que integra a exposição “Se arar”, é um convite a um ritual de passagem para um tempo que desmonta a norma cisheteronormativa. A atividade ocorre às 18h, no pátio da Pinacoteca, com acesso gratuito e classificação indicativa de 16 anos.

A partir de camadas sonoras e instaladas, o “nutrir” é uma forma de presentificar os rituais de narrativas travestigeneres negres e natives, fomentando a manutenção das memórias trans roubadas pela colonização. A obra é fundamentada em três pilares contra-coloniais: o transe psico-físico, a produção dos imaginários emancipatórios e as aparições das Encantarias Transancestrais.

A performance intui desmontar os acordos da cisgeneridade e fazer brotar questionamentos sobre uma corpa travesti e nativa desaldeada, apagada da historiografia cearense, mas que desobedece entre aparições e vultos. Pedra coloca em pauta a arte negra como processo de religação espiritual, focando na criação de uma cena espiralar que retém o passado como presente (ou presentifica o passado) para moldar o futuro.

SOBRE PEDRA SILVA

Pedra Preciosa Silva é artista multilinguagem, graduanda em Teatro no IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Transita entre as artes da corpa e as sensitividades performáticas. É travesti, macumbeira, arte-educadora e pesquisadora das encruzilhadas. Idealizadora da Coletiva Negrada, plataforma ancestral de performatividades negres e natives. É coordenadora da Res. Art. Memórias Negre-Natives em parceria com o Ateliê Casa Mata.

SOBRE A PINACOTECA

A Pinacoteca do Ceará é um museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece – SECULT CE). Inaugurada em dezembro de 2022, tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Performance “Nutrir a seiva da corpa”, com Pedra Silva
Quando: Sexta, 16, às 18h
Onde: Pátio da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Classificação indicativa : 16 anos
Gratuito | Inscrições por ordem de chegada

 

Texto: Dhara Amorim, sob supervisão de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo