A formação ocorre de 12 a 14 de dezembro e as inscrições iniciam nesta quarta-feira (6). A atividade integra a programação do aniversário de 1 ano do museu .
A Pinacoteca do Ceará – que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante – abre inscrições para a oficina de restauro “Técnica de reforço de bordas”, com Bianca Gonçalves. A atividade, que integra a série de ações do mês de aniversário da instituição, ocorre dos dias 12 a 14 de dezembro, das 14h às 16h.
A formação é especialmente direcionada a profissionais e estudantes da área de conservação e restauro de pinturas, proporcionando uma oportunidade para aquisição de conhecimentos sobre materiais e a exploração de técnicas de restauro de suporte. São disponibilizadas cinco vagas para a oficina e as inscrições podem ser feitas de 6 a 10 de dezembro por meio do link disponível AQUI.
Durante a oficina, os participantes poderão trabalhar com materiais essenciais, tais como Beva film, cola animal, sutura de tela e aplicação de bordas de tensão. As aulas serão ministradas por Bianca Gonçalves, conservadora-restauradora especializada em pinturas modernas e contemporâneas. Além disso, a professora é licenciada em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar, com mestrado na École Nationale Supérieure des Arts Visuels de La Cambre (Bélgica).
A oficina é destinada a profissionais do restauro, além de ser a primeira de uma série de atividades sobre conservação na Pinacoteca. Ao final da formação, o museu promove ainda a aula aberta “Técnicas de reforço de bordas e o restauro estrutural da obra do Chico da Silva” – no dia 15 de dezembro – no auditório, a partir das 18h. O encontro terá como objetivo perpassar os tópicos debatidos na oficina, além de introduzir o tratamento de suporte de tela, uma das práticas de restauro para evitar a reentelagem, com métodos e técnicas essenciais.
SOBRE A PROFESSORA
Bianca Gonçalves é conservadora-restauradora especializada em pinturas modernas e contemporâneas. Licenciada em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar, possui mestrado na École Nationale Supérieure des Arts Visuels de La Cambre (Bélgica). Bianca tem colaborado com estúdios privados e museus de renome, incluindo o MASP (Brasil), Museu Voorlinden, Museu Groninger, Museu Prinsenhof Delft, ICS Conservation (Austrália), Studio Redivivus e KMSKA (Bélgica). Sua tese de mestrado teve como foco explorar abordagens menos tóxicas para a limpeza de pinturas acrílicas, refletindo seu forte interesse em sustentabilidade e química verde.
SOBRE A PINACOTECA
Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.
SERVIÇO
O quê: Oficina de restauro: Técnicas de reforço de bordas
Quando: 12 a 14 de dezembro (sexta-feira), 14h às 17h
Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, s/n – Centro, Fortaleza)
Inscrições: 6 a 10 de dezembro
Link para inscrições: https://forms.gle/itzfJjYjmFfDE9Sh6