A mostra “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem” inaugura neste sábado (7). A semana conta, ainda, com Conversa de Ateliê sobre iluminação expográfica e visitas temáticas
A Pinacoteca do Ceará inaugura exposição em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo neste sábado (7). A mostra reúne 94 trabalhos vinculados à arte moderna e contemporânea com obras de diferentes linguagens e procedimentos técnicos. Nomes como Anita Malfatti, Iberê Camargo, Rosana Paulino, Bárbara Wagner, Alfredo Volpi estão presentes na exposição.
Visitas temáticas e mediadas, conversa sobre iluminação em exposições, yoga e atividade para crianças também fazem parte da programação da semana no museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante. Toda a programação é gratuita.
ABERTURA DE EXPOSIÇÃO
“MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem” abre neste sábado, 7 de junho, a partir das 17h. Após a solenidade de abertura, a curadoria também realiza uma visita mediada para o público presente. A exposição é dividida em dois núcleos temáticos: “Figura e Paisagem” e “Palavra e Imagem”. Estes eixos convidam o público a explorar as diferentes formas como os artistas abordaram o corpo, o espaço e a linguagem em suas criações.
Fruto de uma parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, que doou 87 obras do Clube de Colecionadores do MAM para a Pinacoteca do Ceará, a mostra traz 47 obras dessas obras doadas e outras 47 obras que seguem no acervo do MAM São Paulo.
Ainda no sábado, de manhã, de 11h às 12h, os curadores da mostra, Cauê Alves e Gabriela Gotoda, realizam uma visita mediada na exposição com educadores, professores e mediadores. São 20 vagas e, para participar, os interessados devem se inscrever no formulário disponível AQUI até o dia 4.
ATIVIDADES NA SEMANA
Na quarta-feira (4), das 17h às 18h, tem o “Yoga ao pôr do sol”. Gracy Furtado conduz a prática meditativa Sahaja Yoga no pátio da Pinacoteca. São 30 vagas e a Pinacoteca disponibiliza os materiais para a prática. Inscrições na recepção uma hora antes.
A quinta-feira (5) traz duas atividades. A visita temática “Memória e território”, com início às 16h, explora as relações entre esses temas na exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. Acessível em Libras, a visita conta com 20 vagas. Inscrições na recepção uma hora antes.
Também a partir das 16h, acontece a Conversa de Ateliê “Iluminação expográfica: Interpretando a arte com a linguagem da luz”. Lúcia Chedieck faz um bate-papo sobre a importância da iluminação nos espaços expositivos, percebendo a luz como um personagem que dialoga com a obra de arte, a expografia e a ambientação do espaço expositivo. São 40 vagas, com inscrição na recepção uma hora antes.
Na sexta-feira (6), às 15h, o público pode participar da visita mediada pelas exposições em cartaz. Conduzida pelos arte-educadores da Pinacoteca, a atividade é acessível em Libras e oferece 20 vagas. Inscrição na recepção 1h antes.
O domingo (8) é dedicado às crianças. Em duas sessões, às 10h e às 15h, o Ateliê Criança Cria “Nossa vizinhança, nossa paisagem: uma aventura em pintura” convida os pequenos a partir de 4 anos, acompanhados por pelo menos um responsável, a explorarem a pintura com guache para criar paisagens que representam suas memórias. A ação dialoga com as pinturas de Mundinha do Mucuripe, artista que retrata a memória do seu território, exposta na mostra “Existências paralelas: acervo em (des)construção”. São 15 vagas por sessão, inscrição por ordem de chegada.
Além das atividades da programação, o público pode visitar livremente as exposições em cartaz no museu: A partir de sábado, a nova exposição “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, “Delírio Tropical”, “Antônio Bandeira: Amar se Aprende Amando” e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará com obras de Chico da Silva.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes.
SERVIÇO
O que é: Programação da Pinacoteca do Ceará
4/6/2025 | Quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol
Com Ceci Shiki (Sahaja Yoga)
Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
30 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
5/6/2025 | Quinta-feira | 16h às 17h
Visita Temática “Memória e Território”
Com Gi Monteiro
Local: Exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras
20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
5/6/2025 | Quinta-feira | 16h às 17h30
Conversa de Ateliê “Iluminação expográfica: Interpretando a arte com a linguagem da luz”
Com Lúcia Chedieck
Local: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
40 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
6/6/2025 | Sexta-feira | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras
20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
07/06/2025 | sábado | 11h às 12h
Visita Mediada para Professores
Com os curadores Cauê Alves e Gabriela Gotoda
Local: Exposição “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”
Para educadores, mediadores e professores interessados
Acessível em Libras
20 vagas. Inscrição de 2 a 4 de junho AQUI
Resultado no dia 5 de junho por e-mail.
7/6/2025 | Sábado | 17h
Abertura da exposição “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”
Curadoria: Cauê Alves e Gabriela Gotoda
Abertura do pavilhão expositivo seguida de visita mediada à exposição com curadoria
Local: Pavilhão expositivo 3 da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Classificação indicativa: 14 anos
Acessível em Libras
8/6/2025 | Domingo | manhã 10h às 11h | tarde 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Nossa vizinhança, nossa paisagem: uma aventura em pintura”
Com Gi Monteiro
Local: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Para crianças a partir de 4 anos
15 vagas. Inscrição por ordem de chegada
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
Em cartaz:
“MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem” – até 21 de setembro
“Existências paralelas: acervo em (des)construção” – até 17 de novembro
“Delírio Tropical” – até 29 de junho de 2025
“Antônio Bandeira: Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h.
Texto de Mauricio Ruan Izidorio, sob supervisão de Raphaelle Batista.