Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará abre inscrições para Ateliê de Pesquisa e Crítica 

A Pinacoteca do Ceará abre inscrições gratuitas de 10 a 14 de fevereiro para o seu primeiro Ateliê de Pesquisa e Crítica. Coordenado por Ana Cecília Soares, jornalista, pesquisadora, curadora; e Júnior Pimenta, artista visual e mestre em artes, ambos editores da Revista Reticências. A formação propõe oferecer embasamento teórico e ferramentas para quem deseja escrever sobre arte ou se aprofundar na história e nos fundamentos da crítica, além de incentivar futuras pesquisas na área. 

O ateliê constará de seis módulos de três aulas presenciais cada um, que acontecerão entre 23 de fevereiro e 1 de abril, divididos em dois ciclos: “Crítica de Barricada: relações entre pensamento e política” e “Revisões e experimentos críticos”. A metodologia contará com aulas teórico-práticas e debates sobre as temáticas propostas. 

São 40 vagas destinadas a estudantes, artistas e pesquisadores de artes visuais e áreas afins que tenham interesse em crítica de arte.  As inscrições serão feitas online a partir do link https://tinyurl.com/ateliePinacoteca. Do total de vagas, quatro são reservadas para pessoas de grupos de vulnerabilidade autodeclaradas, sendo elas indígenas, negras e/ou LGBTQIA+. As vagas são limitadas e, para a inscrição, será solicitada uma carta de motivação dos candidatos. As inscrições serão avaliadas pelos coordenadores do ateliê junto à equipe da Pinacoteca e o resultado sairá dia 17 de fevereiro de 2023.

Saiba mais sobre o ateliê

CICLO 1 – Crítica de Barricada – Relações entre pensamento e política

Módulo 1 – Crítica da Crítica: repensar e reinventar a crítica e a pesquisa em arte hoje. Por Izabela Pucu, dias 23, 24 e 25 de fevereiro, das 14 às 18 horas. Entre os temas tratados estão: Debates sobre a crítica na atualidade; Hegemonia das redes; Crítica como prática instituinte; e Redes e experiências críticas.

Módulo 2 – Fabulações da Terra: Artes Visuais e Antropoceno. Por Mateus Uchôa, dias 02, 03 e 04 Março, das 14 às 18 horas. Temas a serem abordados: Reflexão sobre arte, natureza e antropoceno; Práticas culturais e arte; Conjugação entre arte e terra; e, Potencial crítico das obras de arte.

Módulo 3 – O que é nosso não será tomado pela chuva: escrita intuitiva, imaginação radical negra e fantasmagorias políticas. Por Juliano Gadelha, dias 09, 10 e 11 Março, das 14h às 18 horas. Ele vai abordar: Visões futuristas não reféns do binômio racial; Aprendizagens que atravessam fronteiras; Escrita intuitiva e Imaginação política radical.

 

CICLO 2 – Revisões e Experimentos Críticos

Módulo 4 – Escrita Crítica > < Escrita Artista. Por Thereza Rocha, dias 16, 17 e 18 Março, das 14 às 18h. Vai tratar de compreensão e prática da escrita crítica em arte  e análise à estese da obra como palavra.

Módulo 5 – A invenção da história e a memória em construção: arte no debate sobre invisibilidades. Por Claudinei Roberto da Silva, dias 23, 24 e 25 Março, das 14 às 18 horas. Entre os temas abordados, falará sobre a construção de percursos por agentes historicamente excluídos; registro e memória e produção simbólica representativa.

Módulo 6 – Política e arte (d)escrita na contemporaneidade. Por Cecília Calaça, dias 30 e 31 março e 01 abril, das 14 às 18 horas. Vai tratar de escrita crítica sobre a arte na atualidade; desfazer amarras, assentar em vivências; especificidades do território e ampliar percepções de si e do outro.

 

O que: Inscrições para o ateliê de pesquisa e crítica

Quando: 10 a 14 de fevereiro

Como: Através do link https://tinyurl.com/ateliePinacoteca 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Educativo

Você se lembra da primeira vez que foi à praia?

A água consegue nos provocar diversas sensações, memórias afetivas, acolhimento, refrescância, sufoco e afeto. Temos uma ligação predeterminada com esse elemento, dentro da barriga estamos

Pular para o conteúdo