Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará abre inscrições para curso gratuito na 17ª Primavera dos Museus

A formação será conduzida pelo historiador e professor Leandro Bulhões. Serão 25 vagas preenchidas por ordem de inscrição

A partir desta quinta-feira (14) e até o próximo domingo (17), estão abertas as inscrições para o curso “Indígenas, quilombolas e pessoas Lgbtqiapn+: direito à história, direito à vida”, com o historiador e professor Leandro Bulhões. A formação gratuita é oferecida pela Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria pelo Instituto Mirante – dentro da programação da 17ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que envolve museus e instituições culturais em todo o Brasil.

O curso será realizado de terça (19) a sexta-feira (22), das 14h às 17h, na Pinacoteca. São oferecidas 25 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. O link para o formulário está disponível AQUI e na bio do Instagram do museu, podendo encerrar antes do final do período, em caso de preenchimento das vagas.

Em diálogo com o tema da 17ª Primavera dos Museus deste ano, “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, o curso vai discutir a contribuição de grupos que, historicamente, tinham sido excluídos do acesso à cidadania, em especial na intensa mobilização social para a construção da Constituição de 1988. Desde então, estes “novos sujeitos coletivos de direito”, como os povos indígenas, quilombolas e as pessoas Lgbtqiapn+, têm ampliado suas lutas e expectativas de qualificação da experiência democrática, elaborando projetos políticos de transformação social ancorados no direito à vida, à memória, à autogestão e a falar de si e dos outros.

O curso vai abordar a dimensão emancipatória da trajetória destes coletivos, transitando em múltiplas linguagens, temporalidades e territórios.

SOBRE LEANDRO BULHÕES

É historiador, licenciado e mestre pela Universidade do Estado da Bahia; com especialização, doutorado e pós-doutorado pela Universidade de Brasília. É professor da graduação e das pós-graduações em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Ceará. Foi coordenador do Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa História – NUDOC/UFC de 2018 a 2022. Pesquisa temas que versam sobre teorias contra hegemônicas e contra coloniais, com interesse nas questões por luta por território, memória e educação de povos indígenas e quilombolas; ações afirmativas, Leis 10.639/03, 11.645/08 e cinemas africanos. É colíder do Grupo de Estudos em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Étnico-raciais e de Gênero (GEPPHERG FE – UnB/UFC) e do Caldeirão: Confluências Anticoloniais (UFC). Integra a equipe internacional de pesquisadores do Tecendo Redes Antirracistas e da Rede de Historiadoras/es Negras/os. É membro do Programa Cientista Chefe da Cultura – FUNCAP/SECULT/Ceará e é o atual coordenador do GT de História e Cultura Visual da ANPUH-Bahia.

SAIBA MAIS

A Primavera dos Museus ocorre anualmente durante o início da estação da primavera. Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea. O tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas” oferece oportunidades para refletirmos sobre a construção da democracia de seus agentes.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Inscrições abertas para curso “Indígenas, quilombolas e pessoas Lgbtqiapn+: direito à história, direito à vida”, com Leandro Bulhões
Inscrições de quinta (14) a domingo (17) pelo formulário disponível AQUI.
Período do curso: Terça-feira (19) a sexta (22), das 14h às 17h
Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Acesso gratuito
Classificação indicativa: 18 anos

Assessoria de Comunicação:
Raphaelle Batista (85) 99700-1050

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo