Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará abre inscrições para minicurso online sobre história da arte afro-brasileira

A foto mostra uma pessoa com o rosto parcialmente visível com um feixe de sol. Ao lado, há uma escultura de um rosto até a altura da boca.
Foto: Narrativas que se encontram (série), 2015-, Elidayana Alexandrino

A formação acontece de 29 de abril a 4 de maio, com inscrições de 23 a 25 deste mês. O acesso é gratuito. 

A Pinacoteca do Ceará realiza seu primeiro minicurso na modalidade online: “Introdução à História da Arte: Arte Afro-brasileira”. A formação, ministrada pelo artista e pesquisador Rodrigo Lopes, será realizada entre os dias 29 de abril a 4 de maio, das 9h às 12h, com interpretação em Libras. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, abrirá as inscrições de 23 e 25 deste mês. 

Para participar, gratuitamente, é preciso se inscrever por meio de um formulário online disponível AQUI. O minicurso é destinado para pessoas a partir de 16 anos e, no total, são disponibilizadas 30 vagas. A divulgação das pessoas selecionadas será no dia 26, no e-mail indicado na inscrição pelo participante.  

A formação tem o objetivo de debater a noção de “arte afro-brasileira” a partir de textos críticos, exposições e da produção artística no contexto brasileiro. Além disso, pretende passar pela historicidade de diversas expressões estéticas – numa perspectiva crítica às narrativas historiográficas eurocêntricas – a fim de dialogar sobre as práticas artísticas com múltiplas materialidades e épocas.

Para Rodrigo Lopes, que ministra o minicurso, a multiplicidade de poéticas abarcadas nas aulas permitirá um percurso transversal entre formas de expressão, países e perspectivas. Além disso, trará questionamentos sobre o que é arte afro-brasileira, quais são os critérios que a definem e como essa noção se transformou ao longo do tempo. 

SOBRE O PROFESSOR

Rodrigo é um homem negro, tem cabelo crespo, barba e usa uma regata branca. Ele está posicionado com o rosto virado para o lado esquerdo da foto. Uma pequena sobra se forma atrás do corpo.
Foto: Divulgação

Rodrigo Lopes é artista, arte/educador e designer. Álbuns de família, fotografias e outros fragmentos de tempo estão no coração do seu trabalho. Doutorando em Arte e Educação pela UNESP, mestre em Arte e Educação (UNESP / Bolsa CAPES-DS) e graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFC). Desde 2018, realiza projetos com arte e educação em instituições como MAC Dragão, CCSP, Sesc, IAC – Instituto de Arte Contemporânea, SAVVY Contemporary, HAU Berlin, EAV Parque Lage, Fundação Bienal e Pinacoteca do Ceará. Em sua pesquisa, elabora a noção de álbum como “arquivo branco” a fim de evidenciar as marcas da colonização em arquivos familiares brasileiros. Tem experiência com design para exposições, catálogos, materiais educativos, além do acompanhamento de pesquisas e processos de criação em arte e educação.

SOBRE A PINACOTECA 

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. 

SERVIÇO 

O que: Minicurso Introdução à História da Arte: Arte Afro-brasileira com Rodrigo Lopes

29, 30 de abril, 02,03,04 de maio

Onde: Online, das 9h às 12h

Classificação indicativa: 16 anos

Inscrições de 23 a 25 de abril pelo formulário disponível AQUI 

30 vagas

Acessível em Libras

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão de Raphaelle Batista.
Contato: [email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo