Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará abre inscrições para oficina de produção textual da Verbo 2023

17ª Mostra de Performance e Arte será sediada no museu e oferece oficina com Érica Zíngano entre os dias 27 e 30 de julho

Dos dias 10 a 14 de julho estão abertas as inscrições para a oficina “Performance-escrita” da Verbo 2023. A atividade integra a 17ª edição da mostra anual organizada pela Galeria Vermelho (SP), que acontece em Fortaleza entre os dias 27 e 30 de julho, em parceria com a Pinacoteca do Ceará – museu público da Rede de Espaços e Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria de Cultura Estado do Ceará (SECULT-CE), sob a gestão do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

O resultado da seleção será divulgado no dia 24 de julho, no site da Pinacoteca. A oficina, que conta com 22 vagas e é gratuita, será ministrada pela artista e pesquisadora Érica Zíngano, das 14h às 17h, durante os três dias do evento, com foco na produção de textos críticos sobre os trabalhos da Verbo 2023. Ao todo, serão 10 performances, apresentadas por artistas brasileiros e estrangeiros em diversos espaços da Pinacoteca do Ceará. Acesse o formulário de inscrição AQUI.

OFICINA “PERFORMANCE-ESCRITA”

A partir de transformadores do cotidiano, como processador de texto, de alimentos, varinha mágica, mixer e crisol, Érica Zíngano convida os participantes da oficina a pensar os diferentes modos de se fazer presente, inclusive sobre a presença da voz individual/coletiva na escrita e na “máquina do mundo”.

Como referência, traz a retomada da obra da poetisa Sóror Juana, com o poema “El sueño”, escrito por volta de 1685. Trata-se de 975 versos em que o termo “máquina do mundo” só aparece em um único verso e, em outros três, apenas como máquina. Mas, quando se pensa a questão da “máquina do mundo” em textos literários, como em Dante, Camões, Drummond e Haroldo de Campos, por exemplo, ou mesmo em outros contextos, como foi o caso da exposição “A máquina do mundo” da Pinacoteca de São Paulo, praticamente nunca se fala sobre o poema dela.

“Então, retomar a ‘máquina do mundo’ de Sóror Juana trazendo-a para a oficina, junto de outras maquinações, é querer operar em uma mudança no circuito de como se convencionou pensar a máquina do mundo, pensando-a agora como uma máquina política, aproximando-a da especulação e da imaginação, uma máquina onírica, uma máquina de contranarrativas”, descreve Zíngano.

SOBRE ÉRICA ZÍNGANO

É artista e pesquisadora, com trabalhos na literatura e artes visuais, com enfoque na performance. Concluiu o Curso de Dramaturgia do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura e se formou em Letras (Português, Francês) pela UFC, com mestrado em Estudos Portugueses pela USP. Atualmente, faz um doutorado no PPG-Letras da UFC, estudando Literatura Brasileira Contemporânea, pensando questões da cultura.

SOBRE A VERBO

A Verbo é um projeto experimental fundado pela Galeria Vermelho, em São Paulo, com o objetivo de criar uma rede de artistas e público ligados à arte da performance. Dedicada à apresentação de performances de artistas brasileiros e estrangeiros, a Verbo teve início em 2005 e, em 2018, iniciou sua parceria com o Chão SLZ, no Maranhão, expandindo seu alcance. Com a pandemia, o evento fez um hiato de dois anos, retornando em 2022, de forma presencial. A Verbo é um evento criado, produzido e gerido pela Vermelho, sem fins lucrativos, com alguns financiamentos internacionais. A curadoria é de Marcos Gallon e Samantha Moreira.

A 17ª edição da Verbo ocorrerá em julho e agosto de 2023, com abertura no Chão SLZ (São Luís, MA) – espaço que abriga laboratórios artísticos, experimentações e processos de formação -, seguindo para a Pinacoteca do Ceará, dias 27 a 30 de julho, onde também conta com a curadoria da gerente artística Carolina Vieira, e encerrando em agosto na Galeria Vermelho (São Paulo, SP). Com as três sedes da mostra, a Verbo segue com sua missão de descentralizar, promover, produzir e exibir arte atual no Brasil.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO
O que: Inscrições para a oficina “Performance-escrita”, com Érica Zíngano
Quando: De 27 a 30 de julho, das 14h às 17h
Onde: Pinacoteca do Ceará (rua 24 de Maio, s/n, Praça da Estação, Centro)
Período de inscrições: 10 a 14 de julho, via formulário disponível AQUI
22 vagas | Gratuito

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo