Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará abre inscrições para oficina gratuita de xilogravura

FOTO: Divulgação

Formação será ministrada pelo xilógrafo, poeta e cordelista João Pedro do Juazeiro. As inscrições iniciam nesta terça-feira (9)

A Pinacoteca do Ceará realiza as inscrições para a Oficina de Xilogravura. ministrada pelo xilógrafo João Pedro do Juazeiro. A formação ocorrerá de 17 a 19 de julho, no Ateliê 1 do museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante.

A oficina será focada em teorias e técnicas da xilogravura, contando a história do seu surgimento e o desenvolvimento da prática no Ceará. O objetivo é capacitar os participantes na concepção técnica da xilo, principalmente na ilustração da literatura de cordel.

A atividade acontecerá no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará, das 14h às 18h. Para participar, é preciso preencher o formulário disponível AQUI entre os dias 9 e 11 de julho. A oficina é voltada para interessados na técnica da xilogravura a partir de 16 anos. Os inscritos receberão um e-mail de confirmação no dia 12 de julho.

SOBRE O PROFESSOR

João Pedro de Carvalho Neto é xilógrafo, poeta, cordelista, escritor, editor, pesquisador e arte-educador. Como xilógrafo, recebeu várias premiações, como o Prêmio Mais Cultura na Literatura de Cordel Patativa do Assaré 2010 – MinC – Ministérios da cultura Projeto “Xilocordel Patativa do Assaré”, o Prêmio “Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará” – Mestre da Cultura do Ceará da Xilogravura e Literatura de Cordel no ano de 2019, entre outras.

João Pedro do Juazeiro realizou diversas exposições individuais, como a exposição de xilogravura na mostra Sesc Luso-Brasileira na Casa da Escrita na Universidade de Coimbra (Portugal), em 2012, e a exposição “50 Xilos de João Pedro do Juazeiro – uma trajetória de vida e arte” em 2014, no Sobrado José Lourenço. Em 2018, ele expôs sua obra no espaço do estande do Cordel e do Repente, na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Também integrou exposições coletivas, como a “Xilogravura Nordestina – Trajetória e Evolução Memorial da Cultura Cearense”, no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura em 2011, a “Exposição xilógrafos de Juazeiro”, no Museu do Ceará em 2012 e a exposição “Celebre Cordel-oralidade e poesia no Mauc – Museu da Universidade Federal do Ceará”, em 2010. Neste momento, também no Mauc, está em cartaz com a mostra “Gravar os sonhos do mundo: 60 anos do Mestre da Xilogravura João Pedro do Juazeiro”.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.

SERVIÇO

O que: Oficina de xilogravura
Com João Pedro do Juazeiro
Quando: quarta-feira, 17 de julho, quinta-feira, 18 de julho, e sexta-feira, 19 de julho, das 14h às 18h
Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro)
Público: pessoas interessadas na técnica da xilogravura, a partir de 16 anos
Inscrições: de 9 a 11 de julho pelo link de formulário: https://forms.gle/frLeT2FEkrPKJUQc6
20 vagas
Gratuito

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão e edição de Raphaelle Batista e Beatriz Jucá. 
Contato: [email protected]

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo