A atividade acontece em 21 de junho e é voltada para profissionais e estudantes da área, focando em conceitos, normas e procedimentos de gestão de coleções
A Pinacoteca do Ceará, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante, abre inscrições para a Oficina de Documentação de acervos museológicos: conceitos e estratégias. A atividade gratuita, voltada para a qualificação profissional na área cultural, será ministrada pela museóloga Juliana Monteiro e acontece no dia 21 de junho, com 80 vagas, de 9h às 18h. As inscrições ficam abertas no período de 3 a 7 de junho por meio do formulário disponível AQUI. O resultado será divulgado no dia 13 de junho.
Reconhecendo a importância da documentação para a gestão, pesquisa e acesso aos acervos museológicos, a oficina traz os principais conceitos, normas e procedimentos relacionados à área. Serão abordados temas essenciais como terminologia padronizada, vocabulários controlados, aplicação de normas internacionais reconhecidas e o desenvolvimento de políticas eficazes para gestão de coleções.
A oficina é destinada a profissionais de museus, arquivistas, bibliotecários, gestores culturais e estudantes da área. Profissionais atuantes em equipamentos culturais do estado do Ceará terão prioridade no processo de seleção.
SOBRE JULIANA MONTEIRO

Juliana Monteiro é museóloga formada pela UFBA, especialista em gestão pública pela FESPSP e mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP. Trabalhou em instituições como Museu da Energia de São Paulo, Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da então Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Museu da Imigração. Foi professora do curso técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude entre 2010 e 2024, bem como do curso de especialização em “Museologia, Educação e Cultura” da PUC SP entre 2021 e 2023.
Atualmente, é diretora no Brasil da empresa Sistemas do Futuro, especializada em desenvolvimento de bancos de dados para coleções culturais. Também presta consultorias independentes em projetos de documentação por meio da sua empresa, Documenta. Foi membra da diretoria do capítulo brasileiro do Creative Commons entre 2019 e 2021. É colaboradora da campanha Art+Feminism desde 2018.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes.
SERVIÇO
O que é: Oficina de Documentação de acervos museológicos: conceitos e estratégias
Com Juliana Monteiro
Quando: Sábado, 21 de junho de 2025
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Para profissionais de museus, arquivistas, bibliotecários, gestores culturais e estudantes da área. Profissionais atuantes em equipamentos culturais do estado do Ceará terão prioridade.
80 vagas. Inscrições de 3 a 7 de junho no formulário disponível AQUI
Texto de Mauricio Ruan Izidorio, sob supervisão de Raphaelle Batista.