A atividade “Para além do anarriê: corporeidade brasileira nas festividades juninas” acontece em 25 de junho
A Pinacoteca do Ceará, museu da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) gerido em parceria com o Instituto Mirante, abre inscrições para a oficina “Para além do anarriê: corporeidade brasileira nas festividades juninas”. A atividade acontece no dia 25 de junho, quarta-feira, das 15h às 17h. São 15 vagas. As inscrições são gratuitas e ficam abertas entre os dias 19 a 23 de junho no formulário disponível AQUI. O resultado da seleção será divulgado no dia 24 de junho.
Ministrada pela atriz, dançarina e docente Circe Macena, a oficina convida os participantes a explorarem as manifestações culturais brasileiras, do norte e nordeste, que vão além da tradicional quadrilha nas Festas Juninas. A atividade busca proporcionar aos participantes uma compreensão sobre essas danças, reconhecendo a diversidade de festas e corporeidades, ampliando o repertório e aprofundando o conhecimento sobre identidades e expressões culturais.
SOBRE CIRCE MACENA
Circe Macena é atriz, dançarina e docente de Fortaleza, Ceará. Atua como professora do curso de licenciatura em Teatro e dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Fortaleza. Diretora da Companhia Barlavento e Diretora cênica e coreográfica do Grupo MiraIra – Laboratório de Práticas Culturais Tradicionais. É Mestre em Artes pelo IFCE (2019), Licenciada em Teatro pelo IFCE (2016), Técnica em Dança pela Escola Porto Iracema das Artes (2019), com Especialização em: Linguagem e Poética da Dança pela FURB (2023), Produção Cultural pela Unyleya (2022) e Artes pela FAVENI (2016). Pesquisadora do Grupo de Estudos em Cultura Folclórica Aplicada IFCE/CNPQ. Sua pesquisa envolve Processos Criativos em Dança e Teatro, além de Matrizes Tradicionais Culturais e Patrimônio Imaterial. A artista fez, ainda, residência na Union Theatres Europe “School of Dramatic Art”, com o diretor A. Vasiliev, Moscou-Rússia, em 2006, e coordenou a Montagem de Iluminação no “Festival Internacional de Performance du Québec”, Québec-Canadá, 2000 – 2001.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes.
SERVIÇO
O que é: Oficina “Para além do anarriê: corporeidade brasileira nas festividades juninas”
com Circe Macena
Quando: Quarta-feira, 25 de junho de 2025
Horário: 15h às 17h
Local: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Classificação Indicativa: Livre
15 vagas. Inscrições de 19 a 23 de junho AQUI
Resultado: 24 de junho
Texto de Mauricio Ruan Izidorio, sob supervisão de Raphaelle Batista