Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará abre inscrições para segunda edição do Ateliê de Pesquisa e Crítica

FORTALEZA, CE, 13.08.23 - Conversa e visita mediada com Garcia, artista da Escola do Pirambu, na Pinacoteca Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Com 30 vagas, o programa é voltado para artistas, curadores, pesquisadores, estudantes e interessados em crítica de arte. Inscrições seguem até 4 de setembro e são gratuitas

Estão abertas, a partir desta terça-feira (29), as inscrições para o II Ateliê de Pesquisa e Crítica da Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria pelo Instituto Mirante. O programa oferece 30 vagas e as inscrições gratuitas seguem abertas até a próxima segunda-feira, 4 de setembro, pelo link disponível AQUI.

A fim de oferecer embasamento teórico e ideias-ferramentas para a escrita sobre a arte na atualidade, o II Ateliê de Pesquisa e Crítica tem como tema “O social como pele da obra: estudos críticos em artes visuais”. A proposta é exercitar a crítica da obra de arte como laboratório experimental de identificação, concepção e criação de mundos. A partir do diálogo com os trabalhos em exposição na Pinacoteca do Ceará, esta edição discute como o olhar crítico sobre uma obra artística pressupõe observar seu campo de intervenção e interlocução social. A coordenação e concepção da proposta pedagógica é do professor e pesquisador em artes Pablo Assumpção.

O Ateliê contará com aulas teórico-práticas e debates sobre os temas elencados para a edição, tendo como pano de fundo a arte cearense presente nas mostras coletivas e individuais em cartaz atualmente na Pinacoteca do Ceará. Haverá, ainda, duas aulas abertas com as artistas-pesquisadoras Castiel Vitorino Brasileiro e Eleonora Fabião, em outubro e novembro deste ano.

PROCESSO DE SELEÇÃO

Podem participar artistas, curadores, pesquisadores, estudantes, professores e demais pessoas interessadas em crítica de arte, a partir dos 18 anos. Serão reservadas 50% das 30 vagas disponíveis para as políticas afirmativas orientadas pelo Plano Estadual de Cultura da Secult, incluindo pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência, quilombolas e pessoas transvestigêneres (transexuais, transgêneros ou travestis).

Entre os critérios da seleção serão considerados o tempo de experiência em pesquisa e crítica de arte, experiência formativa na área, coerência e coesão textuais, assim como articulação das ideias expostas na carta de intenção do formulário de inscrição.

O programa formativo será realizado de setembro a novembro deste ano, dividido em três ciclos temáticos com dois módulos cada, contando com o acompanhamento de Tieta Macau, Rodrigo Lopes, Yuri Firmeza, zwanga nyack, Enrico Rocha e Andréia Pires. Ao total, o curso terá 58 horas/aula.

>>> Confira a programação:

II Ateliê de Pesquisa e Crítica da Pinacoteca do Ceará

1º Ciclo – Memória, Temporalidade e Encantamento: estudo dos modos de engajamento da arte com a história, o arquivo, a ancestralidade. A arte como feitiço e encantaria, arte e contra-colonialidade, a obra como cruzo e contra-maldição. Aparição, ebó art e macumbarias cênicas.

Módulo 01: 13, 14 e 15 de setembro, com Rodrigo Lopes
Módulo 02: 27, 28 e 29 de setembro, com Tieta Macau

Horário: 14h às 17h

2º Ciclo – Mais-que-humano: transbordamentos ontológicos na arte: estudo dos gestos não-humanos nas artes visuais. Vitalismo, animalidade, mineralidade, sociabilidades interespécies, temporalidades vegetais. Agências e cosmopolíticas além-do-humano.

Módulo 01: 18, 19 e 20 de outubro, com Yuri Firmeza
Módulo 02: 25, 26 e 27 de outubro, com zwanga nyack

Horário: 14h às 17h

3º Ciclo – Mais-que-arte: corpo, fabulação e sociabilidade: estudo da performatividade dos corpos como instauração de novos mundos. O afrontamento, o desbunde, o prazer. Arte, público e movimentos sociais: expansões políticas da obra no mundo.

Módulo 01: 7 de novembro, de 14h às 17h, e 11 de novembro, de 9h às 12h e 14h às 17h, com Andréia Pires
Módulo 02: 15, 16 e 17 de novembro, de 14h às 17h, com Enrico Rocha

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: II Ateliê de Pesquisa e Crítica 
Quando: De setembro a novembro de 2023
Onde: Ateliê da Pinacoteca do Ceará (rua 24 de maio, s/n, Centro)
30 vagas
Inscrições abertas de 29 de agosto a 4 de setembro, pelo link disponível AQUI.
Seleção de 5 a 10 de setembro
Resultado: 11 de setembro
Gratuito

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].

 

Este texto foi atualizado em 02/09/2023. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo