O programa oferta 40 vagas e é voltado para artistas, curadores, pesquisadores e estudantes interessados em crítica de arte. As inscrições seguem até 14 de agosto e são gratuitas
A Pinacoteca do Ceará abre as inscrições para o III Ateliê de Pesquisa e Crítica a partir desta sexta-feira (26). O programa oferece 40 vagas e as inscrições gratuitas seguem abertas até o dia 14 de agosto, pelo link disponível AQUI. O museu integra a Rede de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria pelo Instituto Mirante.
Reconhecendo os inúmeros avanços no campo artístico no Ceará, o III Ateliê de Pesquisa e Crítica se volta para a experimentação, entendendo esse espaço como fundamental ao exercício do pensamento crítico. Com o tema “Histórias, revisões e experimentos críticos”, a proposta também parte das ausências em determinados âmbitos das artes no Ceará, como a insuficiência de espaços expositivos e um trabalho educativo que precisa expandir suas fronteiras, com um fortalecimento especial à leitura crítica, no sentido formativo do termo. A coordenação, este ano, é do artista visual, sociólogo e pesquisador Júlio Lira, e do artista visual, mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Júnior Pimenta.
O Ateliê trará debates e aulas com diferentes artistas, professores e pesquisadores do campo das artes a fim de promover um espaço de reflexão, criação e experimentação em um ateliê de escrita, a fim de fomentar o pensamento crítico sobre o cenário das artes visuais do Ceará. Haverá, ainda, duas aulas abertas. A primeira, em setembro, será ministrada por Marisa Flórido, professora do Departamento de História e Teoria da Arte e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Arte da UERJ. A segunda aula será em outubro, conduzida por Sandra Benites, pesquisadora, curadora e doutoranda em Antropologia pelo Museu Nacional.
PROCESSO DE SELEÇÃO
Podem participar do III Ateliê de Pesquisa e Crítica artistas, curadores, pesquisadores, estudantes, professores e demais interessados em crítica de arte que tenham a partir de 18 anos. Serão reservadas 50% das 40 vagas disponíveis para as políticas afirmativas orientadas pelo Plano Estadual de Cultura da Secult, incluindo pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência, quilombolas e pessoas transvestigêneres (transexuais, transgêneros ou travestis).
O programa formativo será realizado de agosto a novembro deste ano, dividido em seis módulos, com encontros periódicos, a maioria presenciais e durante o turno da tarde. A seleção ocorrerá de 15 a 20 de agosto, com o resultado sendo divulgado no dia 21 de agosto. As boas-vindas aos selecionados serão realizadas no dia 23 de agosto.
>>> Confira a programação:
III Ateliê de Pesquisa e Crítica da Pinacoteca do Ceará
Módulo 1: Afrofrequências pelas artes visuais: experimentações em cosmopolíticas e negritude quântica
Com Juliano Gadelha
A oficina trará textos, imagens e meditações sonoras que propõe a manifestação de poéticas implicadas com novos mundos para ativar a imaginação radical sobre arte, sociedade, cultura e política no agora.
28 e 29 de agosto | 4 e 5 de setembro
Horário: 14h às 17h
Módulo 2: Mal-entendidos mais ou menos felizes
Com Marisa Flórido Cesar
O módulo compreenderá o acompanhamento coletivo de trabalhos dos artistas; debates teórico-críticos; reflexão e produção de (outros) modos de escrita sobre/da/na arte.
11 a 13 de setembro
Horário: 14h às 17h
Módulo 3: Processos para uma crítica continuada
Com Marcelo Gil Ikeda
A proposta é acompanhar o modo de trabalho de um crítico cinematográfico e analisar as sistemáticas e experiências que podem ser transpostas para o campo das artes visuais.
20, 27 de setembro | 4 e 11 de outubro
Horário: 14h às 17h
Módulo 4 : Memória é um futuro de transformação
Com Sandra Benites
O objetivo é se debruçar sobre os processos de pesquisa e atuação de uma pesquisadora e curadora de arte indígena que escapam de um modelo hegemônico de investigação.
16 a 18 de outubro
Horário: 14h às 17h
Módulo 5: Nos passos da Nova Crítica
Com Tamara Silva Chagas
Imersão na “Nova Crítica”, práxis do pensador Frederico Morais, que questionou as abordagens formalistas da crítica de arte e colaborou para uma perspectiva voltada para a contestação e transformação social.
23 e 30 de outubro | 6 e 13 de novembro
Horário: 14h às 17h (Remoto)
Módulo 6: A mão sabe
Com ana aline furtado
A oficina de escrita tem como alicerce o pensamento da socióloga aymara Silvia Rivera Cusicanqui, que faz um convite para repensar o papel de dominação da imagem nos processos de colonização simbólica produzidos pelos regimes de visualidade.
21, 22, 28 e 29 de novembro
Horário: 14h às 17h
>>> Conheça as professoras e os professores AQUI
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.
SERVIÇO
O que: Inscrições abertas para III Ateliê de Pesquisa e Crítica
Quando: De agosto a novembro de 2024
Onde: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará (rua 24 de maio, s/n, Centro)
40 vagas
Inscrições: 26 de julho a 14 de agosto de 2024, pelo link disponível AQUI.
Seleção: 15 a 20 de agosto
Resultado: 21 de agosto
Boas vindas: 23 de agosto
Gratuito
Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão e edição de Raphaelle Batista.
Contato: [email protected]