Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará celebra primeiro ano de atividades com programação intensa em dezembro

Na data que marca o aniversário do museu, 3 de dezembro de 2023, domingo, serão realizadas diversas ações gratuitas durante todo o dia

A Pinacoteca do Ceará comemora um ano de abertura com uma programação especial ao longo do mês. O museu público, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza já neste primeiro fim de semana diversas atividades para celebrar a data. No domingo, 3, dia do aniversário, a Pinacoteca oferece ações para todos os públicos, das 10h às 18h, com acesso gratuito.

As atividades do mês comemorativo iniciam no dia 1º e seguem até 30 de dezembro. Estão previstas performances, visitas mediadas, sarau, aulas abertas, oficinas sobre restauro de obras e produção em museus, debates sobre curadoria e expografia, patrimônio e arquitetura, além de atividades infantis que incluem palhaçaria e dança.

Destaque da programação, a abertura da nova exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das Amizades” será no dia 9 de dezembro. Com curadoria de Ricardo Resende e Aline Albuquerque, a mostra tem parceria do Projeto Leonilson e trará pinturas, desenhos, instalações e bordados, incluindo obras inéditas do artista no Ceará. Um dos nomes mais relevantes da arte contemporânea brasileira, Leonilson é homenageado no ano em que se completam três décadas de sua morte.

> Confira AQUI a programação completa!

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM DEZEMBRO

As atividades do primeiro fim de semana iniciam na sexta-feira (1º), com “O opaco e o infinito”, palestra-performance de Felipe Ribeiro. A partir das 18h, no auditório da Pinacoteca, o público vai poder participar do trabalho que vem sendo realizado desde julho, no Tropigalpão, Rio de Janeiro. A ação une o fazer artístico às reivindicações sociais e territoriais. O acesso é gratuito e haverá acessibilidade em Libras. Para mais informações, LEIA AQUI.

No sábado, a partir das 16h, a equipe educativa da Pinacoteca realiza uma edição celebrativa dos Percursos Entrelaçados, o programa de visitas mediadas temáticas. “Saberes em festa”, com mediação de Renata Damasceno e Beatriz Gurgel, convida o público a percorrer a exposição “Se Arar” a partir de obras que trazem nas cores vivas um diálogo com as trajetórias de diferentes gerações de artistas cearenses.

Sarau Mundana, curso na Pinacoteca do Ceará, vem acontecendo aos sábados de novembro. Foto: Jorge Silvestre.

Simultaneamente, no pátio da Pinacoteca do Ceará, também às 16h, acontece o “Sarau Mundana”, conduzido pelo poeta, professor e pesquisador Rômulo Silva. A atividade encerra o curso que vem acontecendo no museu, nos sábados de novembro, e reunirá os participantes da formação e o público em geral. Além disso, o momento vai contar com a participação do Sarau das Pretas – A Pretarau e O Sarau Bota o Teu!.

Em ambas as atividades de sábado não é necessário fazer inscrição prévia para participar.

DIA DE FESTA

Ateliê Criança Cria. Foto: Jorge Silvestre.

No domingo (3), data oficial do aniversário de inauguração da Pinacoteca do Ceará, a programação inicia com uma edição especial do “Ateliê Criança Cria”. De 10h às 11h, a ação “Bonitinho pra Chover” leva as crianças pelas três exposições da Mostra Bonito Pra Chover. Em seguida, de 11h às 12h, os pequenos são convidados a aprender a pintura de monotipia e a produzir balangandãs no ateliê, produzindo ao final uma mini exposição com varal e um desfile bem animado no pátio.

“Oficina Todo dia e dia D”:” Danca, Infancia e Autismo” – “D-I-A!” com “Rosa Primo”. Fortaleza, 27/08/2023 Foto: Fernanda Siebra

À tarde, as crianças autistas são o público da oficina “Todo dia é dia “D”: Dança, Infância e Autismo – D-I-A!”, com a artista Rosa Primo. Voltada para crianças de 8 a 12 anos, a atividade conta com 10 vagas. A proposta é trabalhar a escuta do corpo como prática de estimulação dos sentidos, potencializando a criatividade e a invenção a partir da dança.

Serão realizadas práticas individuais, em duplas e em grupo, em duas turmas: a primeira será de 14h às 15h e a segunda, de 16h às 17h. Com jogos e brincadeiras em torno do toque, a oficina pretende desenvolver a qualidade sensível e criativa, bem como a capacidade de empatia. Para participar, é preciso se inscrever até sexta-feira (1º) pelo formulário https://forms.gle/gpVqLpTXbZqHdAfU7.

 

Também às 14h, no hall da recepção da Pinacoteca, o grupo K’Os Coletivo apresentará o espetáculo circense “K’Os de Variedades”. A dramaturgia do espetáculo é intercalada por números de palhaçaria e magia cômica, regada de musicalidade e comicidade, conduzida pelos palhaços Pipiu e Tramela.

Os visitantes são convidados a conhecer as exposições em cartaz por meio do olhar de Sy Gomes e Jean dos Anjos, que realizam a ação inédita “Visita com artista”. Das 14h às 15h, Sy conduz o percurso “Das substâncias essenciais à vida”, um mergulho coletivo pela “Se Arar”, observando a presença de elementos estéticos e/ou materiais essenciais para a manutenção da vida na Terra e presentes nas obras. Já de 15h às 16h, Jean dos Anjos leva o público pelo percurso “Exu na encruzilhada da arte”, passando pelos trabalhos que se relacionam com a divindade das religiões de matriz africana.

Já as pessoas interessadas em patrimônio histórico edificado não podem perder a “Aula de campo: arquitetura e patrimônio na Pinacoteca do Ceará”, com o arquiteto Dráulio Araújo. A visita guiada inicia às 15h30 e é voltada para estudantes e profissionais de arquitetura, além do público geral que queira saber mais sobre o prédio que abriga a Pinacoteca do Ceará, formado pelos galpões da antiga RFFSA.

FORTALEZA, CE, 17.05.23 – Fachada e entrada da Pinacoteca do Ceará no por do sol. Fotos: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

A programação especial do domingo de aniversário culmina com a abertura da exposição fotográfica “O que o tempo dá”, às 16h30, no pátio da Pinacoteca do Ceará. Com imagens produzidas pelos fotógrafos Marília Camelo, Jorge Silvestre e Lia de Paula, as fotografias revelam diferentes momentos do museu neste primeiro ano, num encontro entre arte e vida, obras, trabalhadores e visitantes.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Com mais de 9 mil m2, a Pinacoteca do Ceará impressionou o público que lotou o evento de inauguração do prédio, em 3 de dezembro de 2022, e pôde conferir a mostra inaugural “Bonito pra Chover”. Nos doze meses que se seguiram, mais de 115 mil pessoas visitaram a Pinacoteca, que recebeu oito exposições nesse período, reunindo 261 artistas cearenses, brasileiros e de outros países.

A mostra de abertura segue em cartaz até o primeiro trimestre de 2024, com a coletiva “Se Arar”, de 170 artistas cearenses de diversas gerações, e as individuais “No Lápis da Vida não tem Borracha”, de Aldemir Martins, e “Amar Se Aprende Amando”, de Antonio Bandeira.

A Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, com 1.350 obras inventariadas até o momento. O museu é, ainda, espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura.

SERVIÇO

O que: Aniversário da Pinacoteca do Ceará – 1 ano

Dia 1º de dezembro | Sexta-feira
O OPACO E O INFINITO: palestra-performance
Com Felipe Ribeiro
18h > Auditório da Pinacoteca do Ceará > Classificação indicativa: Livre > Gratuito > Acessível em Libras

Dia 2 de dezembro | Sábado
Percursos Entrelaçados: Saberes em Festa
Mediação: Renata Damasceno e Beatriz Gurgel
16h às 17h > Exposição “Se Arar” > Classificação Indicativa: Livre > Gratuito > Inscrições por ordem de chegada

Sarau Mundana
Com Rômulo Silva
16h > Pátio da Pinacoteca do Ceará > Classificação indicativa: Livre > Gratuito

Dia 3 de dezembro | Domingo – Aniversário da Pinacoteca do Ceará

Ateliê Criança Cria Especial Aniversário da Pinacoteca
Mediação: Equipe educativa da Pinacoteca do Ceará
10h às 12h > Mostra Bonito Pra Chover e Ateliê 1 > Classificação Indicativa: para crianças a partir de 4 anos > Gratuito > Inscrições por ordem de chegada

Todo dia é dia “D”: Dança, Infância e Autismo – D-I-A!
Com Rosa Primo
14h às 15h (turma 1) | 16h às 17h (turma 2) > Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará > 10 vagas > Atividade voltada para crianças autistas > Classificação Indicativa: 8 a 12 anos > Inscrições de 29 de novembro a 1º de dezembro pelo formulário: https://forms.gle/gpVqLpTXbZqHdAfU7

Espetáculo circense “K’OS de Variedades”
Com grupo K´Os Coletivo
14h > Hall da Pinacoteca do Ceará > Classificação Indicativa: Livre > Gratuito

Visita com artista: Das substâncias essenciais à vida
Com Sy Gomes
14h às 15h > Mostra Bonito pra Chover > Classificação indicativa: Livre > Inscrição por ordem de chegada > Gratuito > Acessível em Libras

Visita com artista: Exu na encruzilhada da arte
Com Jean dos Anjos
15h às 16h > Mostra Bonito pra Chover > Classificação indicativa: Livre > Inscrição por ordem de chegada > Gratuito > Acessível em Libras

Aula de campo: arquitetura e patrimônio na Pinacoteca do Ceará
Mediação: Dráulio Araújo
15h30 > Pinacoteca do Ceará > Classificação Indicativa: Livre > Inscrições por ordem de chegada > Gratuito > Acessível em Libras

Abertura da exposição fotográfica “O que o tempo dá” – 1 ano de Pinacoteca do Ceará
Com Marília Camelo, Jorge Silvestre, Lia de Paula e Lucas Dilacerda
16h30 > Pátio da Pinacoteca do Ceará > Classificação Indicativa: Livre > Gratuito > Acessível em Libras

> Confira AQUI a programação completa!

Onde: Pinacoteca do Ceará – Rua 24 de maio, s/n, Centro
Funcionamento: Quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h
Acesso gratuito a todas as atividades

> As exposições têm classificação indicativa livre. Obras que possam ser consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estarão indicadas na sinalização do espaço.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até dezembro de 2023

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo