O museu também realiza o Yoga ao Pôr do Sol, além das tradicionais visitas mediadas nas exposições em cartaz
Aula aberta sobre arte e crise climática, visita mediada temática à exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” com o auxílio do celular, prática meditativa de yoga e oficina voltada ao público infantil são os principais destaques da programação da Pinacoteca do Ceará nesta semana. O museu integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Na sexta-feira (13), às 18h, a professora e pesquisadora Marisa Flórido ministra a aula aberta “Monstros e quimeras no fim do mundo”, promovendo um diálogo sobre arte e crise climática. O encontro explora a visão ocidental de superioridade humana sobre outras espécies e sua influência na relação com a natureza e a cultura. O debate se concentra em redefinir as relações entre humanos e não humanos, redefinindo a própria identidade do ser humano, desafiando as fronteiras tradicionais entre essas categorias e propondo novas formas de entender a identidade humana, em um mundo cada vez mais interconectado e em crise. A ideia é explorar como esses “monstros e quimeras” — figuras simbólicas de mistura e transformação — podem ajudar a repensar e recriar essas relações no contexto atual.
Nesta quarta-feira (11), o público é convidado para a atividade “Yoga ao pôr do sol”, no pátio da Pinacoteca do Ceará, a partir das 17h30, com Ceci Shiki. Para participar, basta vir com uma roupa confortável e aproveitar a atividade, voltada para todas as idades. Serão disponibilizadas até 30 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada.
Na quinta-feira (12), o “Percursos Entrelaçados: Todo sentimento é um código” vai explorar a cultura digital e como ela se entrelaça com os meios de comunicação na internet. A visita temática acontece das 16h às 17h na exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. Na recepção do museu, haverá um QR Code que dará acesso a um grupo temporário no WhatsApp. Por meio de mensagens ao vivo enviadas pela educadora Andrea Dalveroni, os participantes serão levados a uma visita imersiva na mostra. Eles ainda poderão comunicar-se entre si com mensagens, jogos e outras atividades.
O público também pode participar de visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do equipamento. Nesta semana, as visitas acontecem na sexta-feira (13) e sábado (14) das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.
No domingo (15), o museu realiza uma programação especial para as crianças com o “Ateliê criança Cria: Bate Asas”. Inspirados na exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”, as crianças vão utilizar canudos, papéis e cores para criar uma borboleta automata que permitirá voar e desdobrar conhecimento e curiosidades. A atividade acontece em duas edições, às 10h e às 15h, e é recomendada para crianças a partir de 5 anos.
Nesta semana, a Pinacoteca do Ceará também abre as inscrições para a Oficina “Carta céu”, entre os dias 9 e 12 de setembro. A atividade será conduzida por Faetusa Tirzah em duas turmas, nos dias 20 e 21 deste mês, no pátio da Pinacoteca do Ceará, e tem classificação indicativa de 18 anos. O link para inscrição está disponível na bio do museu no Instagram.
“Carta Céu” é uma iniciativa da artista e astróloga, que oferece conversas individuais de 15 minutos sobre mapas astrológicos. Na ocasião, Faetusa compartilhará parte de sua investigação prática sobre sistemas oraculares como modos de leitura, escrita e criação de narrativas. O resultado das inscrições será divulgado no dia 12 de setembro.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 11 a 15 de setembro
> Quarta-feira, 11.9
17h30 às 18h30
Yoga ao pôr do sol
Meditação Sahaja Yoga, com Ceci Shiki
Onde: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Gratuito
> Quinta-feira, 12.9
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Todo sentimento é um código
Onde: Exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”
Mediação: Andrea Dalveroni
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 13.9
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 13.9
18h
Aula Aberta – Monstros e quimeras no fim do mundo
Com Marisa Flórido
Quando: sexta-feira, 13 de setembro, às 18h
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro)
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 100 pessoas
Acessível em Libras
> Sábado, 14.9
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Domingo, 15.9
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Bate Asas
Mediação: Ligia Bessa
Onde: Exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” e Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Recomendado para crianças a partir de 5 anos
Acessível em Libras
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
Em cartaz:
“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024
“Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” – até 6 de outubro de 2024
Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 30 de setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.
Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão e edição de Beatriz Jucá.
Contato: [email protected]