Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará destaca performance e aula aberta na programação semanal

De 22 a 25 de fevereiro, o museu realiza ainda visitas mediadas pelas exposições, além da tradicional programação infantil no domingo

De quinta (22) a domingo (25), a Pinacoteca do Ceará encerra a programação de fevereiro com diversas atividades, destacando a performance da Banda Glamourings e a aula aberta com a pesquisadora Galciani Neves. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, oferece ainda visitas mediadas nas exposições em cartaz, além de programação infantil.

A programação tem início na quinta-feira (22), com o “Percurso + Ateliê: Palavra-chave – Ato II: De Zé para Antonio”, das 16h às 18h. No segundo ato, os arte educadores da Pinacoteca exploram, junto com o público, obras que usam o texto como parte de sua poética, tanto na exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” quanto em “Amar se aprende amando”, de Antonio Bandeira. O objetivo é investigar como as palavras moldam o ambiente, repensando conceitos como lar e abrigo. Conecta-se ainda com as palavras de Antonio Bandeira em suas pinturas e os áudios e sentimentos de José Leonilson. A mediação é feita por Beatriz Gurgel e Liza Maria, conta com acessibilidade em Libras e tem classificação indicativa livre.

PERFORMANCE E AULA ABERTA

Ainda na quinta, a Banda Glamourings realiza a performance “Glamourings”, a partir das 18h, no auditório do museu, com classificação indicativa de 12 anos. A Glamourings é um projeto que une diversas linguagens artísticas na produção de um espetáculo musical performático. Canções autorais, guitarras melancólicas e synths compõem essa mistura inspirada na música pop, dream pop, rock e folk. O grupo é formado por Melindra Lindra, Tina Reinstrings e Beto Borges, com colaboração de Fernando Catatau e Felipe Couto na produção musical.

Galciani Neves

A pesquisadora e curadora Galciani Neves realiza, na sexta-feira (23), a partir das 18h, a aula aberta “Aquilo que nós decidimos fazer juntos aqui e agora’’. Na conversa, que ocorre no auditório da Pinacoteca do Ceará, serão compartilhados os processos de pesquisa, diálogos e interações multidisciplinares na produção da mostra “Por um sopro de fúria e esperança – Uma declaração de emergência climática”, realizada entre 2021 e 2022 no Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia, em São Paulo. A atividade conta com acessibilidade em Libras.

VISITAS E ATIVIDADES INFANTIS

Na sexta-feira (23) e no sábado (24), das 15h às 16h, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com acessibilidade em Libras.

No sábado (24), Beatriz Gurgel faz a mediação de mais uma edição das “Oficinas de Ateliê: Modelagem em Papel”. O programa visa compartilhar saberes-fazeres, estimulando expressão, criação e reflexão. Neste mês, os participantes irão ocupar o espaço do ateliê para criar figuras tridimensionais em papel, inspiradas na exposição “Se arar”. A atividade ocorre das 14h às 16h na exposição “Se arar” e no Ateliê 3, conta com acessibilidade em Libras e é destinada ao público a partir de 15 anos. São disponibilizadas 10 vagas, sem inscrição prévia, por ordem de chegada.

Oficina de modelagem em papel. Foto: Marília Camelo.

A programação infantil tem início no domingo (25) com o Ateliê Criança Cria, voltado para a criançada. Nesta semana, o público infantil é convidado para a atividade “Incêndio a bordo, coração de papel: Origamis a partir de Leonilson”, que ocorre das 10h às 11h. A ação tem como objetivo dialogar sobre arte de forma lúdica e divertida com as crianças, a partir da construção de barquinhos de papel com base nos símbolos presentes nas obras de Leonilson. A atividade é voltada para crianças a partir de 5 anos e será mediada por Janaína Bento e Ligia Bessa.

Também no domingo (25), das 15h às 16h, o museu realiza a atividade “Uma História no Museu – Antonio Bandeira”, que utiliza a contação de histórias como meio de compartilhar narrativas, combinando o imaginário das crianças com informações sobre obras e artistas presentes nas exposições. A atividade é destinada a crianças de 4 a 6 anos. A mediação será feita por Lígia Bessa e Janaína Bento e conta com acessibilidade em Libras.

Oficina “Todo dia é dia ‘D’: Dança, Infância e Autismo – D-I-A!”, com Rosa Primo. Foto: Jorge Silvestre

Na mesma tarde, o museu também realiza a oficina “Todo dia é dia ‘D’: Dança, Infância e Autismo – D-I-A!”, ministrada pela artista, professora e pesquisadora Rosa Primo. A atividade ocorre em duas edições: a primeira das 14h às 15h e a segunda, das 16h às 17h, no ateliê 1. A ação, pensada especialmente para crianças autistas de 8 a 12 anos, é um mergulho estimulante no universo da dança, utilizando a escuta do corpo como prática central para o processamento sensorial. São ofertadas 10 vagas em cada sessão e as inscrições precisam ser feitas por meio do formulário, disponível AQUI, entre os dias 20 e 23 de fevereiro.

 

Ainda no domingo, a Pinacoteca do Ceará recebe o espetáculo “K’OS de Variedades” com o grupo teatral K’Os Coletivo, das 14h às 16h. Marcado pela comicidade e linguagem popular, a dramaturgia do espetáculo traz números de palhaçaria e magia cômica, regados de musicalidade e conduzidos pelos palhaços Pipiu e Tramela. A classificação indicativa é livre.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 22 a 25 de fevereiro

> Quinta-feira, 22.2
16h às 18h
Percurso + Ateliê: Palavra-chave – Ato II: De Zé para Antônio
Mediação: Beatriz Gurgel e Liza Maria
Onde: exposições “Se Arar”, “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1.
Classificação indicativa: livre
Inscrições por ordem de chegada
Acessível em Libras

> Quinta-feira, 22.2
18h
Performance “Glamourings”, com Banda Glamourings
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: 12 anos
Interpretação em Libras

> Sexta-feira, 23.2
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sexta-feira, 23.2
18h
Aula Aberta “Aquilo que nós decidimos fazer juntos aqui e agora’’ com Galciani Neves
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: livre
Interpretação em Libras

> Sábado, 24.2
14h às 16h
Oficinas de Ateliê: Modelagem em Papel
Mediação: Beatriz Gurgel
Onde: exposição “Se arar” e Ateliê 3
Para pessoas com 15 anos ou mais
10 vagas, sem inscrição prévia, por ordem de chegada
Acessível em Libras

> Sábado, 24.2
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Domingo, 25.2
10h às 11h
Ateliê Criança Cria – Incêndio a bordo, coração de papel: Origamis a partir de Leonilson
Mediação: Janaína Bento e Ligia Bessa
Onde: exposição “Leonilson e Das Amizades” + Ateliê 1
Para crianças a partir de 5 anos
Inscrições por ordem de chegada

> Domingo, 25.2
14h às 16h
Espetáculo “K’OS de Variedades”, com K´Os Coletivo
Onde: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Domingo, 25.2
15h às 16h
Uma História no Museu – Antonio Bandeira
Mediação: Lígia Bessa e Janaína Bento
Onde: exposição “Amar se aprende amando”
Para crianças de 4 a 6 anos
Acessível em Libras

> Domingo, 25.2
14h às 15h | 16h às 17h
Todo dia é dia D – Dança – Infância e Autismo DIA!, com Rosa Primo
Onde: Ateliê 1
Para crianças autistas entre 8 e 12 anos
10 vagas | Inscrições: https://forms.gle/MDsv5zscXWuLAMYg7

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024.

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão e edição de Raphaelle Batista e Silvia Bessa. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo