Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará faz difusão do acervo em novo projeto

Vista da Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará. Foto: Marília Camelo.

A partir desta semana, o público pode conferir 20 obras de Chico da Silva, Garcia e Chica da Silva que pertencem à coleção do museu

A Pinacoteca do Ceará tem a missão de fazer a salvaguarda e a difusão do acervo de artes visuais do Governo do Ceará. Integrante da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e gerido em parceria com o Instituto Mirante, o museu tem uma coleção com trabalhos de importantes artistas cearenses e brasileiros. A partir desta quinta-feira (11), o público passa a ter acesso a algumas dessas obras na Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará.

A exibição reúne 20 trabalhos de Chico da Silva, Garcia e Chica da Silva. Com a proposta de apresentar ao público um pouco dos bastidores do museu e explorar questões de restauração e conservação, há ainda a exibição de vídeo inédito que conta o processo de restauro de uma das telas do pintor Chico da Silva, de 1983. A recuperação ocorreu durante uma oficina realizada pelo museu, em dezembro de 2023, com a equipe do Núcleo de Conservação e Restauro da Pinacoteca do Ceará e participação do público externo.

Outra obra que ganha destaque na Mostra é uma pintura do artista Garcia, realizada no programa formativo Ateliê do Pirambu, que ocorreu durante a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, em cartaz de julho a outubro do ano passado, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo. Chica da Silva, que leva o nome do pai, também integra a exibição com a obra “Borboleta”, de 1980.

Vista da Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará. Foto: Marília Camelo.

Ocupando o pavilhão 2, a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará também receberá diferentes atividades da equipe educativa do museu. Atualmente, há ainda outras três exposições em cartaz: as individuais de Antonio Bandeira, “Amar se aprende amando”, e Aldemir Martins, “No lápis da vida não tem borracha”, e a coletiva “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”.

O museu recebe visitantes de quinta-feira a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h. A entrada nas exposições é permitida até 30 minutos antes do horário de encerramento das atividades. Além das visitas espontâneas, é possível participar de visitas mediadas temáticas, oficinas, palestras e ações voltadas para o público infantil. O acesso é inteiramente gratuito.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

SERVIÇO

O que: Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)
Horário de funcionamento: de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h. Acesso até 30 minutos antes do fechamento do museu.
Classificação indicativa: Livre
Acesso gratuito

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo