Procurar

HORÁRIOS: de quarta a sexta, de 10h às 18h; sábado, de 12h às 20h; domingo, de 10h às 17h.

Pinacoteca do Ceará oferece oficina de aquarela, yoga e visitas mediadas na programação semanal

Vista da exposição "Delírio tropical" Foto: Marília Camelo / Pinacoteca do Ceará

Nesta semana, o museu oferece diversas atividades de quarta a sexta-feira e fecha no fim de semana em razão do Carnaval. Exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” está nas últimas semanas em cartaz

A Pinacoteca do Ceará oferece oficina de aquarela, prática de yoga e visitas mediadas como os principais destaques da programação desta semana. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, estará fechado ao público no sábado e no domingo em razão das festividades do Carnaval, mas volta a abrir na quarta-feira de cinzas, dia 5 de março, a partir de meio-dia.

Na quarta-feira (26), a partir das 17h30, a Pinacoteca do Ceará realiza mais uma edição da prática meditativa Sahaja Yoga na atividade “Yoga ao pôr do sol”, com Gracy Furtado. Serão disponibilizadas até 30 vagas, voltadas para todas as idades. O museu oferece materiais para a prática. No entanto, se o participante preferir trazer seu tapete de casa, haverá espaço reservado para acomodá-lo com conforto.

Na quinta-feira (27), o público poderá participar da “Oficina de Aquarela: Transbordando cor e luz”. A atividade, que acontece das 15h às 18h no Ateliê 1, convida os participantes a experimentar linhas aguadas e gestos carregados de sensações, inspirados nas obras expostas nas mostras “Delírio tropical” e “Amar se aprende amando”. Durante o encontro, serão abordados conteúdos de luminosidade, saturação e tonalidade na aquarela, com base nas poéticas das obras de Lia Chaia e Antonio Bandeira. Os participantes aprenderão técnicas de dosagem de água com pigmento, manuseio da tinta no papel e fluidez dos pigmentos aguados. A oficina é aberta para pessoas a partir de 12 anos e contará com a mediação de Amanda Oliveira e Lígia Bessa. São disponibilizadas 10 vagas por ordem de chegada.

A programação continua na sexta-feira (28) com a visita mediada livre realizada pelos arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do equipamento. A visita acontece das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.

O museu ainda destaca que estas são as últimas semanas para visitar a exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, que sai de cartaz no próximo dia 9 de março. Com cerca de 200 fotografias, a mostra tem curadoria de Eduardo Brandão e reúne trabalhos de algumas das principais séries da artista suíça naturalizada brasileira, que é uma das fotógrafas mais celebradas da arte contemporânea. A retrospectiva mostra diferentes olhares e trânsitos de Andujar.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes.

SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 26 de fevereiro a 2 de março

26/02/2025 | Quarta-feira | 17h30 às 18h30
Yoga ao pôr do sol
Com Gracy Furtado
Onde: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
30 vagas por ordem de chegada

27/02/2025 | quinta-feira | 15h às 18h
Oficina de aquarela: Transbordando cor e luz
Com Amanda Bessa e Lígia Bessa
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Para pessoas a partir de 12 anos.
Acessível em Libras
10 vagas por ordem de chegada

28/02/2025 | Sexta-feira | 15h às 16h
Visitas mediadas
Com mediadores da Pinacoteca do Ceará
Onde: exposições em cartaz
Acessível em Libras
20 vagas por ordem de chegada

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

Em cartaz:

“Delírio Tropical” – até 29 de junho de 2025

“Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985” – até 13 de abril de 2025

“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 9 de março de 2025

“Amar se Aprende Amando”

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h.

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo