Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará oferece programação infantil, três oficinas e mais visitas às exposições

Uma mulher brinca com uma criança no colo de um homem durante o espetáculo KO's Coletivo na Pinacoteca do Ceará.
Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

As atividades incluem diversos públicos, com acesso inteiramente gratuito 

Na semana de 18 a 21 de janeiro, a programação da Pinacoteca do Ceará traz, além das quatro exposições em cartaz, uma programação infantil especial, novos horários para visitas mediadas e três oficinas. As atividades são voltadas para diversos públicos, entre os quais pessoas trans e crianças autistas. O acesso ao museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, é inteiramente gratuito. 

Na quinta-feira (18), o “Percursos entrelaçados: crônicas do inconsciente” explora diferentes formas de expressão e comunicação além dos gestos e das palavras. A atividade, que ocorre das 16h às 17h, será realizada na exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e tem o objetivo de instigar uma visita sensível e cinestésica. A classificação indicativa é de 16 anos e a mediação será de Liza Maria e Janaína Bento. 

Na sexta-feira (19) e no sábado (20), das 15h às 16h, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A  participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com tradução em Libras. 

Também no sábado (20), das 14h às 16h, o museu inicia a Oficina de Ateliê – Bordado, com o objetivo de estimular os processos de expressão, criação e reflexão, explorando diferentes temáticas e matrizes estéticas. O encontro busca ainda enriquecer a vivência dos participantes por meio de distintos contextos e expressões artísticas, aprimorar a percepção e estimular o imaginário. Em janeiro, as ações são dedicadas ao bordado a partir das inspirações da exposição “Leonilson e Das amizades”. A mediação é de Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Ligia Bessa, com 15 vagas para pessoas a partir de 15 anos.

Uma pessoa borda um coração durante atividade na Pinacoteca do Ceará.
Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

MÊS DA VISIBILIDADE TRANS

Gi Monteiro é uma mulher trans com cabelo cacheado, usa vestido branco e está sorrindo par a câmera.
Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação

Ainda no sábado (20), das 14h às 17h, Gi Monteiro, historiadora e arte-educadora da Pinacoteca do Ceará, conduz a oficinaRio Desvio”.  A ação acontece em janeiro, Mês da Visibilidade Trans. A oficina ocorre das 14h às 17h no Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará. A atividade será conduzida a partir dos saberes compartilhados com o público participante. Com uma abordagem educativa que visa debater as experiências de pessoas trans e travestis, o objetivo é integrar esse diálogo com as experiências e trabalhos de artistas dissidentes. O momento de partilha coletiva, ao final da oficina, culminará em uma criação inspirada nos debates e reflexões ocorridos durante o encontro.

Com classificação indicativa de 16 anos, a oficina é voltada para Pessoas Trans, Travestis e Não Binárias. É preciso realizar inscrição prévia, de 16 a 18 de janeiro, por meio do formulário para o preenchimento das 10 vagas disponíveis. 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA CRIANÇAS

O último dia da programação desta semana, no domingo (21), começa com o “Ateliê Criança Cria: Naturezas de Leó” em duas edições, das 10h às 11h e das 15h às 16h. Na atividade, Weverson Martins e Wallison Azevedo propõem vivenciar o mundo das cores com base nas imagens da natureza presente nas obras de Leonilson. A atividade será iniciada na exposição “Leonilson e Das amizades” e segue no Ateliê 1, com crianças a partir de 3 anos. Haverá interpretação em libras para crianças surdas ou CODA (filhas de pais surdos). 

Na mesma tarde, o  museu também realiza a oficina “Todo dia é dia ‘D’: Dança, Infância e Autismo – D-I-A!“, ministrada pela artista, professora e pesquisadora Rosa Primo. A atividade ocorre em duas edições: a primeira das 14h às 15h e a segunda, das 16h às 17h, no ateliê 1. A ação, pensada especialmente para crianças autistas de 8 a 12 anos, é um mergulho estimulante no universo da dança, utilizando a escuta do corpo como prática central para o processamento sensorial. Com 10 vagas disponíveis por turma, as inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do formulário disponível AQUI de 16 a 19 de janeiro.

O equipamento cultural traz, ainda, o espetáculo “K’OS de Variedades” com o grupo teatral K’Os Coletivo, das 14h às 16h. Marcado pela comicidade e linguagem popular,  a dramaturgia do espetáculo traz números de palhaçaria e magia cômica, regada de musicalidade, conduzida pelos palhaços Pipiu e Tramela. A classificação indicativa é livre. 

Crianças brincam no Ateliê Criança Cria junto com os familiares em atividades de pintura e criação artística.
Foto: Jorge Silvestre/ Pinacoteca do Ceará

SOBRE A PINACOTECA 

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. 

SERVIÇO 

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 18 a 21 de janeiro

 

> Quinta-feira, 18.1

16h às 17h

Percursos Entrelaçados “Crônicas do Inconsciente”

Mediação: Liza Maria e Janaína Bento

Onde: exposição  “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

Classificação indicativa: 16 anos

 

> Sexta-feira, 19.1

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

 

> Sábado, 20.1

14h às 17h

Oficina Rio Desvio, com Gi Monteiro

Onde: Ateliê 3 

Classificação Indicativa: 16 anos

Atividade voltada para a população trans, travesti e não binária

10 vagas – Inscrições de 16 a 18 de janeiro por meio do formulário disponível AQUI 

 

> Sábado, 20.1

14h às 16h

Oficina de ateliê – Bordado

Mediação: Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Ligia Bessa

Onde: exposição  “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1

15 vagas | Inscrição por ordem de chegada 

Para pessoas a partir de 15 anos

 

> Sábado, 20.1

15h às 16h

Visitas mediadas 

Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição  “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

 

> Domingo, 21.1

10h às 11h | 15h às 16h 

Ateliê Criança Cria: “Naturezas de Leó”

Mediação: Weverson Martins e Wallison Azevedo

Onde: exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1

Para crianças a partir de 3 anos

Inscrições por ordem de chegada

Acessível em Libras

 

> Domingo, 21.1

14h às 16h 

Espetáculo “K’OS de Variedades”, com K´Os Coletivo

Onde: Hall da Pinacoteca do Ceará 

Classificação Indicativa: livre

Acessível em Libras

 

> Domingo, 21.1

14h às 15h | 16h às 17h

Todo dia é dia D – Dança – Infância e Autismo DIA!, com Rosa Primo

Onde: Ateliê 1 

Classificação Indicativa: crianças entre 8 e 12 anos

Atividade voltada para crianças autistas de 8 a 12 anos

10 vagas por turma – Inscrições: 16 a 19 de janeiro por meio do formulário disponível AQUI 

 

> Todas as atividades são gratuitas. 

> As exposições têm classificação livre para todos os públicos. Obras que possam ser consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estarão indicadas na sinalização do espaço.

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança. 

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis 

 

Exposições em cartaz: 

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024. 

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024. 

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

 

Texto de Alessandro Fernandes, com edição e supervisão de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo