Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará abre inscrições para atividade sobre produção de exposições em museus

Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Com 25 vagas, o encontro com Marina Moura (Masp), que ocorre no dia 20 de dezembro, está com inscrições abertas até esta sexta-feira (15)

A Pinacoteca do Ceará – que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante – realiza, no próximo dia 20 de dezembro, a Conversa de Ateliê “Produção de Exposições em Museus: do planejamento à realização” com Marina Moura. O encontro integra a programação especial  do primeiro aniversário da Pinacoteca, celebrado neste mês, e é gratuito. 

São disponibilizadas 25 vagas. O público interessado deve preencher um formulário de inscrição até o próximo dia 15, sexta-feira. O link está disponível AQUI. A aula será realizada das 10h às 12h, no Ateliê 1 da Pinacoteca, e conduzida por Marina Moura, coordenadora de Produção de Exposições no Museu de Arte de São Paulo (Masp). 

O encontro tem o objetivo de proporcionar aos participantes os conceitos e processos que envolvem a produção de exposições em museus. Assim, a ideia é passar desde a fase inicial, que diz respeito à concepção e ao planejamento, até a execução e encerramento. Destinada a produtores, estudantes de conservação, museologia, artes visuais, história da arte, arquitetura e áreas relacionadas, a atividade inclui a abordagem dos seguintes temas: 

  • Conceitos e boas práticas de produção: estudo de caso de exposições da realizadas; o papel do produtor de exposições; diretrizes recomendadas; 
  • Pré-produção: planejamento da exposição; pesquisa; documentação; elaboração de orçamento e cronograma.
  • Produção: Desenvolvimento do projeto expográfico; logística e transporte das obras; segurança das obras; conservação preventiva e montagem da exposição.
  • Pós-produção: desmontagem da exposição e encerramento do projeto.

 

SOBRE A PROFESSORA

Marina Moura é uma profissional com uma extensa formação e experiência na área de produção e gestão de exposições. Graduada em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em São Paulo, ela se especializou em Desenho de Espaços Expositivos pelo IED-Barcelona e em Gestão de Projetos Expositivos pela ELISAVA, Universitat Pompeu Fabra em Barcelona. Além disso, concluiu um MBA em Bens Culturais Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2017 e, em 2021, obteve uma especialização em Gestão de Projetos pela FIA, Fundação Instituto de Administração, em São Paulo.

SOBRE A PINACOTECA

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. 

SERVIÇO

O quê: Conversa de Ateliê “Produção de Exposições em Museus: do planejamento à realização”, com Marina Moura

Quando: 20  de dezembro (quarta-feira), 10h às 12h

Onde: Ateliê 1 – Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, s/n – Centro, Fortaleza) 

Acessível em Libras

Inscrições abertas até 15 de dezembro no link disponível AQUI.

 

Texto de Alessandro Fernandes, sob supervisão e edição de Raphaelle Batista. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo