Procurar

HORÁRIOS: de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 9h às 17h.

Notícias

Pinacoteca do Ceará realiza nova edição da oficina de conservação preventiva em exposições

A foto mostra o professor Erick Santos, um homem negro, com cabelo curto cacheado e camisa marrom, gesticulando para a plateia no auditório. Ele levanta a mão direita para o alto, segura o microfone na altura da boca com a mão esquerda e apresenta um slide ao fundo em um telão sobre expografia em museus.
Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

As inscrições para participar da formação devem ser feitas entre os dias 18 e 20 de junho. As aulas acontecerão nos dias 24 e 25 deste mês, presencialmente.

A Pinacoteca do Ceará divulga as inscrições para a segunda edição da oficina gratuita “Conservação preventiva em exposições”. Para participar da formação, que será ministrada pelo conservador e coordenador do Núcleo de Conservação e Restauro da Pinacoteca, Erick Santos, as pessoas interessadas devem preencher o formulário de inscrição entre os dias 18 e 20 de junho. A atividade será realizada de forma presencial, no museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Ao longo dos dias 24 e 25 deste mês, segunda e terça-feira, das 14h às 17h, serão apresentadas práticas como produção e conferência de laudo de estado de conservação, tipos de embalagem para transporte de obras, controle de temperatura e umidade, mobiliário expográfico, iluminação, entre outros.

A oficina “Conservação preventiva em exposições” tem o objetivo de introduzir o tema da conservação preventiva em exposições, preservando a integridade física das obras. O foco está nas ações de prevenção e gestão de riscos, em montagens e desmontagens de  mostras temporárias.  

A oficina integra as atividades do Núcleo de Conservação e Restauro da Gerência de Acervo da Pinacoteca do Ceará. Responsável por preservar, conservar e restaurar as obras pertencentes ao acervo do museu, o núcleo tem também a missão a formação e capacitações técnicas para o público especializado ou interessado nos temas.

SOBRE O PROFESSOR 

Erick é um homem negro com barba rala, cabelo crespo. Ele usa um óculos de grau, jaleco, luvas e se concentra ao manusear um quadro.
Foto: Marília Camelo/ Pinacoteca do Ceará

Erick Santos é mestre em Conservação e restauro de arte pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha. Profissional com atuação em diferentes áreas da Museologia, como conservação e restauro, catalogação, produção de exposição e planejamento de museus. Atua na área desde 2004, primeiro como colaborador no núcleo de acervo no projeto de catalogação de obras do MASP, depois como conservador no núcleo de conservação e restauro do MASP, até 2022.  Trabalhou em projetos de conservação no Teatro Municipal de São Paulo, no Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi e foi estagiário durante as práticas no Museo Nacional Reina Sofía. Atualmente é coordenador do núcleo de conservação e restauro da Pinacoteca do Ceará.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ 

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover  o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes. 

SERVIÇO 

O que: Oficina Conservação preventiva em exposições”, com Erick Santos

Quando: Segunda-feira, 24 de junho, e terça-feira, 25 de junho, das 14h às 17h

Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro)

Público: Conservadores-restauradores, profissionais de museus e artistas

Inscrições: 18 a 20 de junho pelo link de formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnNkmS46lUOes0xOhwc7WJo9u5xdLaNCN2TjsKNlTscrg40w/viewform.  

Acessível em Libras

OUTRAS NOTÍCIAS

Pular para o conteúdo